Manual Sagres

Acompanhamento de Solicitações

Na interface o usuário pode acompanhar a situação das Solicitações de Serviços realizadas pelos Alunos da Instituição. Acessível pelo Menu > Registro Escolar > Acompanhamento de Solicitações, do Sagres Colégio.

A inclusão das Situações das Solicitações, dos Serviços Disponíveis e das Solicitações de Serviços (Sagres Portal) feitas pelos Alunos, são pré-requisitos para o uso da interface Acompanhamento de Solicitações.
Nota
 
Aluno também pode acompanhar as solicitações de serviços pela interface através do menu solicitações > acompanhamento ​de solicitações​​, pelo Portal do Aluno.​
 

Ao clicar no menu, a aplicação abre a tela inicial:

Acompanhamento de Solicitações - Tela Inicial
Para acessar as solicitações de serviços o usuário deve selecionar o filtro por Aluno ou por Unidade de Ensino.
 
Por Aluno – Informe a Matrícula – do Aluno > Por Unidade de Ensino – Informe a Unidade de Ensino, cujo campo é do tipo auto completar – possui o ícone    no final do campo. Clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino (Escola) que deseja selecionar. O sistema exibe a lista das Escolas (Unidades de Ensino) cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione a escola desejada.
  • Exibir Turmas Multisseriadas  
   Ao selecionar está opção, uma lista de turmas com o cadastro de turmas multisseriadas será exibida.
  • Exibir Turmas de Atendimento Especializados 
   Ao selecionar está opção, o usuário poderá selecionar apenas as turmas que são cadastradas com Atendimento Especializado na Unidade, o campos curso e a série serão bloqueados.
  • Período da Consulta – Informe dados do período da solicitação que deseja consultar
    • Data de Início – Data de Início a ser considerado para a consulta
    • Data de Fim – Data de Fim da Consulta  a ser considerado para a consulta
  • Solicitação – Informe dados da solicitação
    • Serviço – Selecione na lista o serviço que deseja.
    • Situação –  Selecione na lista a situação de serviço que deseja.
Após definidos os filtros, acionar o botão Recuperar. O sistema exibirá uma grade com as solicitações cadastradas e que atendem aos filtros informados.
Acompanhamento de Solicitações
Dados exibidos na grade para Acompanhamento de Solicitações:
  • N° da Solicitação:
  • Matrícula – Matrícula do Aluno
  • Solicitante – Nome do Aluno
  • Data da Solicitação – Data de inclusão da solicitação
  • Serviço – descrição do serviço
  • Situação – Situação da solicitação (Em Análise, Indeferida, Liberada…) conforme tabela no menu: Tabela > Serviços > Situação da Solicitação.
  • Não Cobrar – Opção se cobra o serviço é cobrado ou não
  • Data do Pagamento – Data do Pagamento da Solicitação (o campo Data de Pagamento deixa de ser exibido (invisível) quando: a solicitação não tem valor a ser pago, não haja integração do Sagres Colégio com o Financeiro sendo essa referência realizada por parâmetro, ou o serviço não for cobrado)

Para registrar as atualizações efetuadas na solicitação, acionar o Botão Salvar.

Para apagar a Solicitação do cadastro do aluno, acione o Botão Excluir

Selecione a Solicitação que desejar acompanhar, clicando no número da solicitação. O sistema exibe a tela de Solicitação com Detalhes. 

A tela de Solicitação com Detalhes é composta de pastas: Solicitação, Pendência, Sub Serviços, Documentos e Justificativa

Pasta Solicitação

​Detalhe Acompanhamento de Solicitações - Pasta Serviços
Na Pasta Solicitação visualizamos os dados da solicitação selecionada:
  • No. Solicitação –  número sequencial de identificação gerado quando foram cadastradas​
  • Quantidade –  quantidade de cópias da solicitação
  • “Pagamento Liberado” –  informação exibida para instituições Pública que não cobram serviços.
  • Documentação Exigida –   documentos definidos no menu: Tabela > Serviços > Serviços Disponíveis
  • Serviços –   Exibida a descrição do serviço
  • Situação –  O usuário atualiza a situação da solicitação selecionando a lista exibida da tabela no menu: Tabela > Serviços > Situação da Solicitação.
  • Observação – observações associadas à solicitação
Se o serviço exige documentação, e possui um prazo para a entrega da mesma (dados definidos na tabela de Serviços Disponíveis), o sistema apresenta essas informações ao listar os dados da solicitação (na imagem acima a documentação necessária é o Histórico Escolar e Ementa da Disciplina”, e o solicitante tem “1 dia” para entregar os documentos
  •  Informações Adicionais – quando um serviço, considerado como especial, for solicitado através do Sagres Diário, que neste caso permite a inclusão de mais informações, que não são cadastradas quando a solicitação do serviço é realizada pelo Sagres Colégio 
 Após alterar a situação da solicitação, acionar o botão Confirmar

Pasta Pendências

​Detalhe de Acompanhamento de Solicitações - Pasta Pendência

Na Pasta Pendência, o usuário pode incluir alguma informação para cada solicitação de serviço selecionada na tela principal.

Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Pendência. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Pendências  já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Confirmar).

Para incluir uma nova Pendência o usuário deverá acionar no botão Novo, o sistema apresentará a lista das pendências já cadastradas e uma nova linha no final da lista, onde o usuário deverá informar os dados da nova Pendência (campo Descrição, Exibir Solicitante, Data de Início e Fim).

Após informar os dados da nova pendência, o usuário deverá clicar sobre o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as informações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem       “O registro foi atualizado com sucesso“.

Para excluir uma ou mais Pendências, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas de Pendências a serem excluídos, e em seguida acionar o botão Remover, para que o sistema remova da interface as exclusões selecionadas, para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Não ocorrendo erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Nota
A coluna Exibir Solicitante indica quais pendências deverão ser exibidas para o Solicitante, quando este acessar as informações na WEB, pois muitas vezes existem pendências internas da Instituição que não interessam ao Solicitante.
ATENÇÃO

A existência ou não de Sub-Serviços Documentos em uma solicitação é definida na configuração do tipo da solicitação no Menu : Tabela > Serviços > Serviços Disponíveis.

Nesta tela de Acompanhamento de Solicitações, as pastas Sub Serviços e Documentos só ficam habilitadas quando o tipo da solicitação é configurado para ter estes dados.

 

Pasta Sub-Serviços

Detalhe de Acompanhamento de Solicitações - Pasta Sub Serviços

Nesta pasta o usuário poderá atualizar as situações dos atendimentos dos sub serviços associados a uma determinada solicitação de serviço. Para atualizar a situação de um sub serviço, o usuário deve selecionar, no final da linha com os dados do sub serviço a ser atualizado, a nova situação disponibilizada no coluna Situação, e em seguida acionar o Botão Confirmar.

Nota

Um serviço principal só obterá situação correspondente a aprovado se todos os seus sub serviços também estiverem com situações correspondentes a aprovados. 

 

Pasta Documentos

Na Pasta Documentos o usuário poderá acessar os anexos cadastrados na solicitação, se existirem.

Detalhe de Acompanhamento de Solicitações - Pasta Documentos

Para acessar o conteúdo de um anexo, o usuário deverá clicar no ícone existente no final da linha com os dados do anexo desejado. O documento será visualizado. O Usuário poderá copiar o documento para sua máquina, clicando no botão direito e selecionando o local para o armazenamento do arquivo.

Ícone para acessar o conteúdo de um anexo
Nota
 
Esta última interface depende do navegador (“browser”) padrão da máquina que o usuário estivar trabalhando. No exemplo acima temos o “Google Chrome” como padrão. 
 

Pasta Justificativa

Na Pasta Justificativa, o usuário visualiza a Justificativa​ da solicitação.

Detalhe de Acompanhamento de Solicitações - Pasta Justificativa​

Mensagens de Aviso

Observação
Um serviço só obterá situação correspondente a aprovado se todos seus sub serviços também estiverem com situações correspondentes a aprovados. Caso contrário, o sistema emitirá a seguinte mensagem:​
Aviso: Existem sub serviços ainda não aprovados

Na pasta Solicitação, para alterar a situação de uma solicitação já concluída, o usuário só poderá alterar para outra situação que também corresponda ao estado de concluída; caso contrário, ocorre a mensagem:

Mensagem situação com o estado de concluída
Caso alguma informação seja preenchida de maneira incorreta, como a exemplo das datas informadas abaixo, o sistema exibirá as mensagens de aviso para as devidas correções:
Aviso de Inconsistência entre Data Início da pendência e Data da Solicitação
Aviso de Inconsistência entre Data Início e Data Fim
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