Gerar Arquivo de Dados do Educacenso
- Unidade de Ensino
- Tipo do Arquivo – Matrícula Inicial ou Situação do Aluno
Os arquivos exportados com os registros para o Educacenso e são gerados por escola em duas etapas conforme o tipo do arquivo selecionado: Matrícula Inicial e Situação do Aluno.
Matrícula Inicial
Primeira etapa de coleta do Censo Escolar, que levanta informações gerais sobre o sistema educacional brasileiro.
Nessa fase são coletados dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula (alunos matriculados e alunos /professores com ocorrência de evasão (falecimento, transferência, abandono…) no ano letivo), de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, de acordo com a data de referência do Censo Escolar (geralmente última quarta-feira do mês de maio).
São pré-requisitos para a geração do arquivo Matrícula Inicial:
- Finalização da Matrícula do período letivo correspondente ao Educacenso
- Atualização do código do INEP nos registros dos Alunos e Professores
Situação do Aluno
Segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar. Portanto, para fornecer informações sobre rendimento no sistema Educacenso, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado do aluno. Há, também, outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o movimento do aluno, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido.
É pré-requisito para a geração do arquivo Situação do Aluno:
- Registro do Aproveitamento dos Alunos no Período Letivo correspondente.
Após a definição da Unidade de Ensino e Tipo de Arquivo, o Usuário deve acionar o botão Gerar Arquivo. O sistema exibe um aviso para aguardar aa geração do arquivo.