Relatório de Alunos do Programa Bolsa Família
Tela para solicitação da listagem dos Alunos que fazem parte do Programa Bolsa Família, acessível pelo menu Relatório > Aluno > Alunos do Programa Bolsa Família.

Pré-requisitos para emissão do relatório:
- Processamento da Matrícula no período Letivo tenha sido realizado
- Os alunos estejam ativos na instituição – sem registro de Transferência, Evasão, Falecimento…
- O aluno deve fazer parte do Programa Bolsa Família no período letivo
Na tela de cadastro de Alunos, pasta Dados do Aluno, quadro Outros, o verificador “Bolsa Família” deve estar selecionado.
Após clicar no menu indicado, o sistema apresentará a tela para seleção dos filtros e emissão do relatório.

A tela de solicitação do relatório é dividida em duas partes:
- Superior – opções de Impressão
- Inferior – Seleção de Contexto.
Na parte superior, selecionamos:
- Período Letivo – O período letivo exibido é o período letivo configurado como padrão em Seleciona Período Letivo.
- Agrupar de escolas por Distrito – A listagem exibirá as escolas agrupadas por Distrito
- Distrito – Se o Usuário selecionar a opção Todos no campo Distrito, a opção Região / Polo não será habilitada, e Todos os Distritos serão disponibilizados para listagem. Se o Usuário Selecionar um Distrito, a opção Região / Polo será habilitada.
- Região / Polo – Se a caixa de texto Todos estiver marcada – todas as Regiões/Polos do Distrito selecionado, serão disponibilizadas para listagem. Do contrário, o Usuário deve selecionar uma Região / Polo do da lista.
Se a caixa de texto Todas estiver desmarcada e o usuário não selecionar uma Região/Polo, ocorre a mensagem de erro:

- Somente alunos sem NIS – Exibe somente alunos que não tenham NIS registrado no cadastro na tela de Alunos, pasta Dados do Aluno
- Exibir alunos de turmas de correção de fluxo – Exibe alunos de Turmas de Correção de Fluxo (Se liga e Acelera, por exemplo)
- Turno – selecionar o turno das turmas que o alunos está matriculado no período letivo informado
- Na área esquerda, temos as seleções de dados possíveis para a geração do relatório.
- Na área direita são apresentados os dados selecionados.
Para selecionarmos as Unidades de Ensinos (Escolas), Cursos, Anos/Série e Turmas desejadas, clicamos no nome do item e utilizamos os botões Adicionar Filtro / Remover Filtro. Se optarmos em selecionar todos os registros de um dos itens (Escolas, Cursos, Anos/Série e Turmas), selecione todos os itens e acione em seguida o botão Adicionar Filtro, aí todas as seleções e contextos possíveis serão considerados para a geração do relatório, mas se marcarmos algumas escolas, por exemplo, e a seguir acionarmos o botão Adicionar Filtro, somente as escolas selecionadas, movidas para área direita serão considerados na geração do relatório.
Para remover as Escolas, Cursos, Anos/Série e Turmas da lista selecionada, basta marcá-los e a seguir acionar o botão Remover Filtro.
Logo após, especificar os agrupamentos, filtros, seleções e contextos, solicitar a geração do relatório através do botão Exibir Relatório, para visualizá-lo.

O relatório é gerado agrupado por Unidade de Ensino, exibe o total de alunos da Unidade de ensino e a lista de alunos com os dados: Nome e Matrícula do aluno, NIS, data de Nascimento, Curso, Ano/Série, Turno, Turma e Tipo da turma.
Impressão do Relatório / Salvar Cópia
Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento
