Manual Sagres

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​Mala Direta - Comunicados

Função para criação de Mala direta com comunicados para a comunidade acadêmica da Instituição – Escolas,  Alunos, Pais de Alunos, Professores e Coordenadores.  Acessível pelo menu Mala Direta Comunicados.
 
Mala Direta > Comunicados - MENU

Ao clicar no menu indicado acima, o sistema abre a tela para criação da Mala Direta.

Mala Direta > Comunicados - Tela Inicial
Para usar a Mala Direta, é pré-requisito a criação de consultas no Gerador de Consultas.
Mala Direta > Comunicados - Lista de Consultas
Clicando no campo Consulta, o sistema exibe a lista de consultas já criadas, e opção para o usuário criar nova consulta.
 
Ao selecionar a opção “Nova Consulta” o sistema acessa a função Gerador de Consulta (Menu Consultas > Gerador de Consultas).
 
Ao salvar a consulta na tela do Gerador de Consulta, o sistema retorna para a tela de  Mala Direta > Comunicados, com a nova consulta criada, selecionada.
 
A tela inicial de Mala Direta > Comunicados apresenta os Menus: Arquivo, Página Principal, Inserir, Layout da Página, Mala Direta e Vista (Visualização).

Menu Arquivo

Opções de gerenciamento de arquivos   de comunicados:
  • Novo –  criar novo comunicado 
  • Abrir – comunicado existente 
  • Salvar – comunicado
  • Salvar como criar cópia de comunicado  
  • Imprimir – comunicado
Menu Arquivo

Menu Página Principal

Opções de criação e modificação de textos de comunicados – comandos semelhantes aos do WORD.
Menu Página Principal
  • Desfazer Refazer modificações
  • Cortar, Colar e Copiar textos
  • Fonte – formatação do tipo de letra, tamanho, cor,  adição de efeitos, tais como sublinhado, negrito…​
  • Parágrafo – formatação de parágrafo, espaçamento e avanço, posição vertical, adicionar marcas e números, bem como definir o alinhamento.​
  • Estilos – Formatação de Estilos
  • Edição – (Encontrar textos, Substituir textos e Selecionar​ textos)

Menu Inserir

Opções de formatação especial do textos no comunicados, com comandos semelhantes aos do  WORD. 

Menu Inserir​
  • Inclusão de Quebra de Página
  • Inclusão de Tabelas
  • Inclusão de Imagens – Ilustrações
  • Inclusão de Hiperlink Marcador
  • Inclusão de Cabeçalho e Rodapé – Inclusão de campos, tais como números de páginas além de cabeçalho e rodapé
  • Inclusão de Caixa de Texto – muito usada para escrever um texto em cima de uma imagem
  • Inclusão de Símbolos

Menu Layout da Página

Opções para formatar a página do comunicado – comandos semelhantes aos do WORD.

Menu Layout da Página
  • Margens
  • Orientação da Página
  • Tamanho
  • Colunas
  • Quebra
  • Cor da Página

Menu Mala Direta

Opções para Inclusão dos campos da consulta selecionada no texto do comunicado.

Menu Mala Direta
Pasta Insert Field ​
  • Criar campo – Incluir campos como data / hora atual, número da página, no comunicado.
Posicione o cursor no local do texto onde quer incluir o campo, clique em Criar campo; o sistema abre a lista de campos. Acione o campo na lista com dois cliques. O campo será movido para o local selecionado.
Criar Campo
  • Inserir campo –  Incluir campos da consulta no comunicado​. 
Posicione o cursor no local do texto onde quer incluir o dado da consulta, clique em Inserir campo; o sistema abre a lista de campos. 
 
O sistema abre a tela “Inserir campo de mesclagem” com a lista de campos da consulta. Selecione o campo e acione o botão Inserir. O campo será movido para o local selecionado.
Inserir Campo
Pasta Vista (Visualização)
  • Exibe Dados Mesclados – Substitui os campos no Comunicado com os registros da consulta selecionada;
  • Mostrar todos os campo códigos – acionando esta opção serão exibidos os campos incluídos no texto nas opções Criar campo e Inserir campo; 
  • Mostrar todos os campo Resultado –  Mostrar os campos;
  • Atualizar todos os campos – Atualizar todos os campos no documento, obtendo os dados mais recentes da consulta. O Usuário pode visualizar todos os registros usando as opções da pasta Current Record; 

Pasta Current Record

Opções para navegação para exibir (Primeiro, Anterior, Próximo e último) registros da consulta selecionada.
Current Record - Registro atual

Pasta Acabamento - Finalização

Opção para gerar mala direta do comunicado.
​Acabamento (finalização)
Clicando na opção, o sistema abre uma tela para configuração dos registros a serem exportados. 
  • Todos
  • Atual 
  • Intervalo
A opção “Intervalo”  habilita o quadro De: … Contagem, cujo intervalo deve ser definido de 1 a 10000.
 
Pasta Vista (Visualização)
  • Exibe Dados Mesclados – Substitui os campos no Comunicado com os registros da consulta selecionada;
  • Mostrar todos os campo códigos – acionando esta opção serão exibidos os camps incluídos no texto nas opções Criar campo e Inserir campo;
  • Mostrar todos os campo Resultado –  Mostrar os campos;
  • Atualizar todos os campos – Atualizar todos os campos no documento, obtendo os dados mais recentes da consulta. O Usuário pode visualizar todos os registros usando as opções da pasta Current Record;
 
Intervalo de Exportação
  • Modo de Mesclagem – O sistema lista opções para usuário definir como os registros devem ser exibidos na página do comunicado:
    • Novo Parágrafo – O texto do comunicado é exibido para cada registro na mesma página, separado por parágrafo
    • Nova Seção – O texto do comunicado é exibido um registro por  página.
    • Associar Tabela – Acionar o botão OK para confirmar o intervalo da exportação.
Cancele a configuração acionando o botão Cancelar.

Confirmação da Exportação

Confirme a exportação do comunicado e acionando o botão OK.
O sistema abre a tela “Salvar Como” para definição do arquivo exportado.
Salvar Como – Salvar o Arquivo para o Servidor
 
​Informe:
  • Nome do Arquivo que será exportado na pasta Documents
  • Tipo do Arquivo
    • Microsoft Word Document (*.doc)
    • Microsoft ​ Word 2007 Document (*.docx)
    • Electronic Publication (*.epub)
    • HyperText Markup Language Format (*.html)
    • Web Archive, single file (*.mht)
    • OpentDocument Text Document (*.odt)
    • Text Files (x.Ixt)
    • Rich Text Format (*.rtf)
    • Word XML Document (*.xml)
Acione o botão Salvar. O arquivo com o comunicado será gravado no servidor, pasta documents. 
Salvar Como - Arquivo para o Servidor
Salvar Como – Baixar Cópia
 
​Informe o  Tipo do Arquivo
  • Microsoft Word Document (*.doc)
  • Microsoft ​ Word 2007 Document (*.docx)
  • Electronic Publication (*.epub)
  • HyperText Markup Language Format (*.html)
  • Web Archive, single file (*.mht)
  • OpentDocument Text Document (*.odt)
  • Text Files (x.Ixt)
  • Rich Text Format (*.rtf)
  • Word XML Document (*.xml)​
Salvar Como - Baixar Cópia

O arquivo MergedDocument” com o comunicado será copiado na pasta Download do computador do Usuário.

Menu Vista (Visualização)

Opções para  exibir ou não a Régua Horizontal e Visualizar o comunicado em Tela Cheia.

Menu Vista (Visualização)
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