Manual Sagres

​​​​​​Tabela - Tipo Documento Militar

Tabela contendo cadastro de tipos de documentos militar, usado nos cadastros de pessoas na Instituição. Acessível pelo menu Tabela > Outros > Tipo de Documento Militar do SAGRES Colégio.

Tipo de Documento Militar - Menu

A inclusão de informações nesta tabela é pré-requisito para:

  • Módulo SAGRES Colégio
  • Módulo SAGRES Gestão Pessoal
    • Cadastramento de Professores e Funcionários na tela de Servidores, pasta Complemento.

O usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima e o sistema exibe a tela de cadastro de Tipo de Documento Militar.

Tipo de Documento Militar

O sistema apresenta o campo Descrição com os Tipos de Documentos Militar já cadastrados, e temos 3 botões que permitem executar algumas ações:

Botões da tela
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de um novo Tipo de Documento Militar. 
O botão Remover permitirá que o usuário remova uma ou mais ​tipos já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, que permite a recuperação das informações marcadas para remoção antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Inclusão de Tipo de Documento Militar

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará uma nova linha no final da lista presente na tela de Tipo de Documento Militar. Nela o usuário deverá informar a descrição do novo tipo e em seguida acionar o botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso“, e o novo tipo aparecerá na tela.

Alteração de Tipo de Documento Militar

Para alterar uma ou mais tipos de documento militar, o usuário deverá alterar as informações das linhas com os tipos  desejados e acionar o botão Salvar  para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrer erro, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Exclusão de Tipo de Documento Militar /Restauração das informações

Para excluir um ou mais tipos de documento militar, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas dos tipos a serem excluídos ou, se quiser excluir todos os tipos que estão exibidas na tela no momento, marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição para que o sistema marque os polos/regiões que estão visíveis, acionar o botão Remover para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas e acionar o botão Salvar para que as informações sejam realmente excluídas do sistema. Se não ocorrer erro, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso​”.

Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da tela após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento

Caso alguma ação do usuário viole alguma regra, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado.

Ocorre esta mensagem se o usuário tenta incluir registro na tabela sem informar a descrição do  tipo de documento militar.

Mensagem - a descrição é de preenchimento obrigatório

Ocorre esta mensagem se o usuário tenta excluir registro na tabela quando o tipo de documento militar está sendo usado por algum aluno, professor ou funcionário.

Mensagem - exclusão inválida
plugins premium WordPress
Rolar para cima