Assinatura digital para diplomas
Requisitos
A assinatura digital é a última etapa referente a emissão do Diploma Digital, por isso é recomendado que todas as etapas anteriores possam ser cumpridas, são elas:
Acessando o sistema
Para realizar a assinatura o usuário deve acessar o Portal com o seu respectivo usuário e senha, em seguida
acessar o menu Diploma > Assinatura Diplomas, conforme destacado na imagem.
Na tela de Assinatura de diploma, o usuário deve escolher qual a Colação de Grau específica para assinar os diplomas, dos alunos em questão, a operação é realizada para cada turma em separado.
Ao clicar no campo “Turma de Diplomas”, o usuário deve escolher respectivamente a turma ao diploma que será assinado, e clicar no botão buscar. O sistema então retornará com todos os alunos e seus respectivos dados(nome completo, matrícula, curso e data de registro) que estão associados a respectiva colação de grau.
Ao usuário assinante é possível visualizar os dados e o diploma que será assinado, para isso, deverá clicar no botão Visualizar (localizado ao canto direito da tela).
Em seguida, uma nova tela será exibida com os dados públicos e privados em relação ao Diploma selecionado: Dados pessoais do aluno, dados da Instituição emissora e registradora, Dados do registro,Dados da carga horária e disciplinas cursadas informações exibidas conforme as diretrizes do MEC(Ministério da Educação) para o Diploma Digital.
Uma representação visual do Diploma está disponível, para visualização, é preciso que o usuário clique em representação visual, e o sistema apresentará uma nova interface (veja figura abaixo).
Notas
A inserção de caracteres inválidos no nome da Atividade Curricular (Disciplina) impedem que a Representação Visual do Diploma Digital seja visualizado.
Após a visualização e conferência dos dados pelo usuário, é possível realizar a assinatura, o usuário deverá selecionar quais alunos participarão do processo, marcado o campo ao lado do nome do aluno, caso sejam todos, será preciso clicar no botão de seleção para todos, localizado no topo da lista(conforme imagem abaixo) e em seguida no botão ‘Assinar Selecionados‘.
Após assinatura o sistema emitirá a mensagem do resultado da operação. Lembrando que, apenas após a última assinatura do representante da IES Registradora o diploma estará automaticamente disponível para o aluno e a comunidade externa para consulta.
SAIBA MAIS
Para conhecer mais a respeito sobre assinatura de documentos digitais clique aqui.
CARIMBO DO TEMPO
Os relógios eletrônicos dos computadores, que geralmente fornecem a data e hora para o documento digital, podem ser facilmente alterados, portanto, é essencial que seja utilizado um método de validação dessas informações, por isso foi desenvolvido o Carimbo de Tempo.
O QUE É E PARA QUE SERVE O CARIMBO DO TEMPO?
O Carimbo do Tempo é uma ferramenta(selo) complementar utilizada para garantir a validade da assinatura, provando que o mesmo já existia na data e hora declarada. Esta ferramenta garante que a data e hora indicadas estão corretas e que o certificado utilizado estava válido no momento da assinatura.
POR QUE UTILIZAR?
O uso do carimbo do tempo em assinatura digitais permitem a validação de assinaturas a longo prazo, além de reconhecer a data e hora no momento da assinatura do documento e ele reconhece a validade do certificado digital que produziu a assinatura. Ponto importante, pois, certificados digitais possuem diferentes prazos de validade e caso o certificado esteja expirado no momento da assinatura este é considerado inválido e por consequência a assinatura também.
PARCEIROS
A tecnologia e a emissão do Carimbo do Tempo recorre a uma terceira parte confiável, as Autoridades de Carimbo do Tempo (ACTs). As ACTs são autoridades afiliada a uma rede de carimbo do tempo e são auditados por uma entidade reconhecida como uma fonte confiável de tempo como o Observatório Nacional ou o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação que tem a disposição relógios atômicos de alta precisão para o sincronismo e rastreabilidade dos relógios dos servidores da ACT.
COMO ADQUIRIR?
Para garantia de todas as funcionalidades referente ao Carimbo do Tempo, o Diploma Digital do SAGRES possui suporte ao recurso e disponibiliza os canais de comunicação com o seguinte parceiro:
Contato Comercial: Francisco (francisco.sega@bry.com.br) Tel.: (54) 9246-2354 (WhatsApp)