Termos da Educação Básica
Ano/Série do Aluno - Posicionamento
- Aproveitamento de Estudos
- Adaptação de Conteúdo
A adaptação de conteúdos se faz necessária quando há diferença entre a base curricular da escola de origem do aluno e a base curricular adotada pela unidade escolar para qual o aluno está sendo transferido no decorrer do ano letivo.
Faz-se necessário de um período de adaptação onde são elencados conteúdos referentes ao período anterior à admissão, trabalhados com o aluno paralelamente, com atividades diversas com critérios de avaliação que devem ser elaborados pelo conselho de classe e estabelecidos no PPP da unidade escolar em consonância com o regimento escolar. As notas e médias obtidas no período de adaptação de conteúdos devem ser registradas no diário de classe e no sistema informatizado.
É necessário comprovar o cumprimento das disciplinas exigidas na base curricular vigente na rede atual.
Adaptação de Conteúdo deve ser registrada no histórico escolar (campo de observações) e na ficha de matrícula.
- Classificação do Aluno
Classificar é posicionar o aluno na série/ano de escolaridade, período, etapa ou ciclo, escolaridade, compatível com sua idade, experiência, compatível com sua idade, experiência, nível de desempenho ou de conhecimento.
Pode ser feita por:
a) Promoção –quando o aluno é aprovado na série/ano;b) Transferência –quando o aluno é recebido de outra escola;c) Avaliação da escola –quando o aluno, independentemente de escolaridade, apresentar conhecimento e competência que permitam, via avaliação, inscreve-lo na série adequada. Recomenda-se a constituição de comissão (diretor, coordenador pedagógico, secretário, professor) e registro em ata, dos resultados alcançados e parecer para comprovar a classificação.Independentemente de escolaridade, neste caso, quer dizer:– Sem escolaridade – sem ter frequentado escola.– Quando o aluno, sem ter frequentado escola, apresentar conhecimento.
> É vedada a reclassificação para etapa, ano/série inferior à anteriormente cursada.
> A classificação do aluno, por avaliação da escola, poderá ser realizada em qualquer época do ano.
> A idade do aluno deverá ser compatível com a série/ano para a qual for declarado apto a cursar.
> A escola deve registrar declaração de classificação e arquivar na pasta do aluno.
> É aconselhável a abertura de livro próprio para registro de classificação e reclassificação de alunos.
- Classificação de Aluno Estrangeiro
- Progressão Parcial (Dependência)
A legislação prevê a possibilidade de progressão parcial (dependência) nas escolas que adotam a progressão regular por série ou fase, ou seja, o aluno avançará para a série seguinte, cursando paralelamente disciplinas em que foi aprovado na série anterior.
Na progressão parcial, o aluno de 7ª e 8ª série que não obtiver aproveitamento necessário à promoção em até 02 (duas) disciplinas poderá avançar para a série seguinte e fará dependência dessas disciplinas na escola em que estiver matriculado.
- Reclassificação do Aluno
Significa dar nova classificação ao aluno. Reposicioná-lo na etapa, série/ano de escolaridade diferente do que seu histórico escolar registre e que seu desenvolvimento avaliado indicar. Destina-se ao aluno com matrícula e frequência na escola, que avaliará o seu grau de conhecimento e experiência, levando em conta as normas curriculares gerais, afim de encaminhá-lo à etapa de estudos compatível com sua experiência e desempenho. Aplica-se também a reclassificação nos casos de transferências. É recomendável que a decisão de reclassificação seja decorrente de manifestação dos pais ou comissão formada de docentes e Especialistas, sob a coordenação do Diretor, com anuência do Inspetor.
- A reclassificação pode ser feita por aceleração ou avanço.
- Avanço – É a forma de propiciar condições para a conclusão de séries/anos ou etapas da educação básica, em menos tempo ao aluno portador de altas habilidades comprovadas por uma Equipe Multiprofissional coordenada pela SMEC e anuência do Inspetor Escolar. A reclassificação por avanço ocorre sempre que se constatar apropriação pessoal de conhecimento por parte do aluno. O aluno deverá comprovar nível mínimo de 70% de conhecimento em todas as disciplinas que compõem a base curricular
- Aceleração – É a forma de propiciar ao aluno com atraso escolar, a oportunidade de ser posicionado na série/ano correspondente a sua idade, desde que apresente êxito nas avaliações. Reclassificação por aceleração ocorre:
- Quando a escola através da proposta pedagógica assegurar ao aluno acompanhamento no processo pedagógico.
- Por indicação pedagógica, considerando uma distorção de idade/série/ano de no mínimo dois anos.
> Para reclassificação de aluno deverá ser formada uma comissão de avaliação constituída pela direção, coordenação pedagógica, secretário e professores. Devendo-se registrar em livro próprio. Uma declaração de reclassificação deverá ser arquivada na pasta do aluno. É aconselhável a abertura de livro próprio para registro de classificação e reclassificação de alunos. O status da matrícula anterior deverá ser modificado para a situação “Reclassificado”.
> A descrição do processo deverá fazer parte do Regimento Escolar e do Projeto Pedagógico.
Aproveitamento de Curso Infantil
- Campos de Experiência são compostos de Atividades (Dimensão Pessoal, Dimensão Físico Motora, Dimensão Cognitiva, Dimensão Sócio Emocional, Linguagem Musical e Linguagem Plástica).
Aproveitamento Alfabetização
- Áreas são as disciplinas.
- Áreas são compostas de Eixos.
- Eixos são compostos de Direitos de Aprendizagem
- Direitos de Aprendizagem
Aproveitamento 1º ANO
- Avaliações (Diagnóstico) são divididas em Eixos estruturante
- Eixos estruturante (correspondem aos campos de experiência dos indicadores dos cursos do ensino Infantil).
- Eixos estruturante são definidos para cada atividade obrigatória da grade curricular do 1º ano.
AEE - Atendimento Escolar Especializado
Avaliação Curricular
Rotina que executa as seguintes validações para o aluno:
- Identifica as Disciplinas da grade curricular cumpridas pelo aluno;
- Identifica se o Aluno foi aprovado, reprovado
- Atualiza a série do Aluno.
BPC - Benefício de Prestação Continuada
Disciplinas
- Disciplinas da Base Comum
- Disciplinas Diversificadas
- Matéria
Programa Mais Educação
O Programa Novo Mais Educação, criado pela Portaria MEC nº 1.144/2016, é uma estratégia do Ministério da Educação, que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes.
O Programa Novo Mais Educação busca melhorar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas da rede pública, por meio do acompanhamento pedagógico nas duas disciplinas e de atividades complementares de artes, cultura, esporte e lazer no contra turno. O Novo Mais Educação foi implementado em 2017, por meio de articulação institucional e cooperação entre as redes de ensino e com apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação – MEC.
- Principais finalidades do Programa
- Alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;
- Redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;
- Melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais;
- Ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
- Regras de Turma de Mais Educação – PME No SAGRES Colégio
- Por se tratar de aulas em turno integral, ao marcar essa opção a caixa de seleção Integral será automaticamente marcada e as horas serão automaticamente preenchidas de 08:00h às 17:00h.
- Além das disciplinas regulares, oferecem oficinas para os alunos que são ministradas por monitores.
- As mesmas oficinas são oferecidas para todas as turmas do PME na escola.
- Se a Escola, participa do Programa Mais Educação, é obrigatório que a Escola ofereça quatro oficinas no ano letivo:
- Uma obrigatória – Oficina de Acompanhamento Pedagógico – Orientação a Estudos e Leitura;
- Três Oficinas não obrigatórias – a escola tem livre escolha do tipo da oficina (balé, capoeira, vôlei …);
- É possível ter alunos de outras turmas ou séries participando de uma mesma oficina
- É possível cadastrar as oficinas mesmo que os monitores não tenham sido informados
- A PORTARIA NORMATIVA INTERMINISTERIAL Nº- 17, DE 24 DE ABRIL DE 2007, dispõe sobre o programa Mais Educação
Programa Se Liga e Acelera
- Características:
- As turmas não têm ano/série
- As turmas funcionarão exclusivamente nos turnos diurnos (turnos matutinos ou vespertinos)
- Limite máximo de 25 alunos por turma;
- As disciplinas do Acelera são: Língua Portuguesa, Matemática e Ciências
- As disciplinas do Se Liga são: Língua Portuguesa, Matemática
- A alocação do Professor é igual à alocação de Turma Regular
- Não há restrição de escola ou Salas
- São turmas Multisseriadas – Na mesma turma, podem ser alocados alunos das 2ª, 3ª, 4ª, ou 5ª série da turma regular, tanto nas turmas “Se liga” , quanto nas turmas “Acelera”.
- Alocação de Alunos
- Os alunos saem da turma regular – são remanejados da turma regular para turma “Se Liga” ou “Acelera”;
- Serão aplicados Testes Diagnósticos (TD) no início do ano letivo para reorganização dos alunos;
- Os alunos não alfabetizados integrarão as turmas do Programa Se Liga;
- Os alunos alfabetizados integrarão as turmas do Acelera Brasil.
- A informação do ano no curso é preservada no cadastro do aluno
- A informação da turma regular também é preservada no cadastro do aluno
- Posteriormente, quando retornam para turma regular, os alunos podem avançar até dois anos/séries.
- Avaliação do Aluno
- Alunos de Turmas Se Liga e Acelera são avaliados por conceito
- Deverá ser registrada frequência dos alunos destas turmas
- O lançamento de aproveitamento das turmas se liga e acelera será o lançamento do conceito Final (Aprovado por Conceito, Reprovado por conceito, Reprovado por Frequência)
- Disciplinas de turmas se liga e acelera não têm Recuperação
- Disciplinas de turmas se liga e acelera não têm Conselho de Classe
Tipo de Turmas
- Acelera – Turma de correção de fluxo para alunos em série fora da faixa etária.
- AEE – Turma de Atendimento Educacional Especializado para portadores de necessidades especiais
- Mais Educação – Turma Integral de reforço em Língua Portuguesa e Matemática e Oficinas (línguas, atividades física e manuais…)
- Multisseriada – são uma forma de organização de ensino na qual o professor trabalha, na mesma sala de aula, com várias séries do Ensino Fundamental simultaneamente, tendo de atender a alunos com idades e níveis de conhecimento diferentes. Existem principalmente nas escolas do meio rural, buscando atrair crianças e adolescentes analfabetas ou defasadas em seus estudos.
- Regular – Turmas de educação comum, com séries, faixas etárias e atividades pedagógicas estabelecidas.
- Se Liga – Turma de correção de fluxo para alunos não alfabetizados
Turmas de Correção de Fluxo
Turmas de alunos em séries fora da faixa etária em Correção de fluxo escolar. Medida política e estratégica utilizada para adequar a série à idade dos alunos no ensino fundamental. Ela é uma estratégia pedagógica de solução emergencial e intensiva para os alunos defasados
- Ano / Série X Idade de alunos
Na alocação do aluno á série, deve ser verificada a idade do aluno. A data limite é 31 de março.
- Alunos com 15 anos ou mais
A partir de 15 anos só é permitido matricular em cursos noturno
Caso o aluno não tenha 15 anos completo, é preciso uma autorização do conselho tutelar para matricular estes alunos no noturno