Transferência de Alunos entre Classes
Esta rotina permite fazer a transferência de um grupo de Alunos de uma Classe para outra Classe, em um mesmo Período Letivo ou não, ou entre Classes de uma mesma Atividade Curricular ou de Atividades diferentes, considerando determinadas Situações de Matrícula, para os dados de origem e de destino. Acessível pelo menu Serviços > Transferência de Alunos entre Classes.
Funciona como se fosse uma exclusão de matrícula seguida de inclusão de matrícula, onde os requisitos testados na matrícula respeitarão as parametrizações do sistema.
Logo que a rotina inicia, o sistema emite a seguinte aviso:
As verificações de co-requisito e Limites mínimos de crédito e carga horária devem ser realizadas após o processamento desta rotina de transferência, executando-se a impressão dos relatórios Matrícula Fora dos Limites de Creditação, Matricula com N° Disciplina ou Carga Horária não Atingida e Acompanhamento de Matrícula, opções: Alunos com Violação de Co-Requisito e Alunos com Pré-requisito Pendente
Em seguida é apresentada a interface de Transferência de Alunos entre Classes que possui 2 pastas: Alunos, Classe Destino.
Na parte superior da interface, precisamos informar os filtros: Período Letivo, o Código da Atividade Curricular (podemos usar a função F2 de pesquisa no campo), selecionar a Classe desejada, e a Situação de Matrícula que será considerada nos dados de origem. Em seguida acionar o botão Recuperar.
Se informamos uma Atividade Curricular que não possui oferta para o Período Letivo selecionado, o sistema emite a seguinte mensagem de erro:
Se não selecionamos algum turno, o sistema emite a seguinte mensagem de erro:
Se não selecionamos algum dos filtros, o sistema emite a seguinte mensagem de erro:
Se não houver aluno que atendam ao filtros especificados, o sistema exibirá a mensagem “Nenhum registro foi retornado”.
Caso contrário, os Alunos que atendem aos filtros especificados serão apresentados na grade, na parte inferior da interface na pasta Alunos. O usuário deve selecionar os alunos que deseja transferir de classe.
Na pasta Classe Destino, o usuário deve especifica a classe para onde quer transferir os alunos selecionados.
Alguns dados de origem serão copiados para os dados de destino (supondo que talvez a alteração seja para o mesmo Período Letivo, mesma Atividade Curricular, outra Classe, e com a mesma Situação de Matrícula), e poderão ser alterados de acordo com a situação desejada, antes de acionarmos o botão Transferir Classes.
Se a classe destino não for informada, o sistema emite a seguinte mensagem de erro:
Se não selecionamos alunos, o sistema emite a seguinte mensagem de erro:
Informações corretamente informada, o sistema inicia o processamento da transferência:
Se dentre os Alunos a serem transferidos já existir aproveitamento e/ou falta na Classe de Origem, o sistema apresentará a seguinte interface com orientação para possibilitar a exclusão das informações:
Se ocorreu algum problema na Transferência dos Alunos, o sistema emite a seguinte mensagem:
Se o Usuário responde Sim ao questionamento acima, o relatório com os erros encontrados será exibido:
Se a transferência ocorreu com sucesso, o sistema emitirá a seguinte mensagem:
- Não é realizada se nas Classes origem existem Classes que já estão Fechadas (precisariam ser reabertas).
- Só ocorre se existem vagas disponíveis na Classe destino.
- Só ocorre se existe oferta para o Curso dos Alunos na Classe destino.