Manual Sagres

Tabela - Espaço Físico

Tabela contendo informações sobre as instalações físicas da Instituição, onde são desenvolvidas as atividades acadêmicas. Acessível pelo menu Tabela > Planejamento > Espaço Físico, do Sagres Acadêmico 3 Web, no perfil do Secretário.

O cadastramento das informações das tabelas Tipo de Sala e Pavilhão de Aulas é pré-requisito para o cadastramento do espaço físico.

A inserção de informações na tabela Espaço Físico é pré-requisito para o processamento da rotina Oferta de Classe​.

Nota
 
Não é necessário refazer essa tabela a cada novo Período Letivo, mas apenas, atualizá-la em função das mudanças ocorridas nas instalações físicas da Instituição.
 

Se a Instituição usa o controle de frequência biométrico no cadastramento das salas de aula da Instituição, o usuário deverá indicar qual a identificação do relógio de cada sala para que a frequência dos Alunos seja apurada corretamente. Para utilizar o controle de frequência biométrico é preciso configurar alguns parâmetros e  condições no sistema (Ver com o Gestor do Sistema). O registro da frequência dos Alunos pode variar de uma Instituição para outra, por exemplo: a frequência em aulas geminadas (horários consecutivos para uma mesma disciplina) pode ser captada em cada aula, no início da primeira aula, ou a presença em uma das aulas indica presença em todas as aulas, ou se o parâmetro que indica que a frequência do docente é obrigatória, se ele não comparece, as frequências dos Alunos não serão importadas, etc.

Para acessar essa interface o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a interface Espaço Físico. Inicialmente o usuário deverá selecionar qual Pavilhão de Aulas ele irá trabalhar, indicando também, se desejar, a localização (ou o início do nome da localização) das salas que serão recuperadas. Em seguida o usuário deverá acionar o botão Buscar que fica ao lado do campo Pavilhão de Aulas, para que o sistema apresente a lista das salas já cadastradas que satisfazem aos filtros especificados. Para cada sala, o sistema irá exibir as seguintes informações:  o número da sala (campo No. Sala), sua localização (campo Localização), o tipo da sala (campo Tipo), a capacidade da sala (campo Capacidade), e a identificação do relógio de controle de frequência dos Alunos, caso a Instituição utilize o controle de frequência biométrico (campo Relógio).  

Interface Espaço Físico
Interface Espaço Físico - Selecionando um Pavilhão de Aulas
Interface Espaço Físico - Salas de Aulas do Pavilhão selecionado
Interface Espaço Físico - Salas de aula localizadas no 2o. Pavimento do Pavilhão selecionado

Na interface apresentada temos 3 botões que permitem executar algumas ações:

Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova sala para o Pavilhão de Aulas selecionado. O botão Remover permitirá que o usuário elimine da interface uma ou mais salas já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Inclusão de uma Sala

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará a interface Detalhe Espaço Físico, onde o usuário deverá informar os dados da nova sala. e em seguida acionar o botão Confirmar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso, e ao voltar para a interface Espaço Físico,  alguns dados da nova sala aparecerão na  interface, caso o usuário não tenha informado uma Localização para a seleção, ou a localização da nova sala é a mesma que o usuário informou para a seleção. Na interface Detalhe Espaço Físico, o usuário irá informar : Tipo, Número da Sala, Capacidade, Relógio, Desativada (marcar ou não), Localização e alguma Observação, se necessária.

Preparando a inclusão de uma nova sala

O valor informado para a capacidade da sala, deve ser maior que zero. Caso o usuário não informe um valor válido, o sistema apresentará a seguinte mensagem:

Mensagem de erro

Alteração de uma Sala

Para alterar os dados de uma sala, o usuário deverá clicar sobre o número da sala a ser alterada na interface Espaço Físico, para que o sistema apresente os dados da sala a ser modificada na interface Detalhe Espaço Físico, onde o usuário deverá fazer as alterações desejadas, e em seguida acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Alterando os dados de uma sala

Exclusão de uma Sala/Restauração das informações

Para excluir uma ou mais salas o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os dados das salas a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as salas exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho No. Sala/Localização/Tipo/Capacidade/Relógio para que o sistema marque as salas, e em seguida deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Preparando a exclusão de uma sala
Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Observações

Caso alguma ação do usuário viole alguma regra da interface, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado (na figura abaixo, na inclusão, o usuário não informou todos os campos obrigatórios).

Exemplo de mensagem de erro
plugins premium WordPress
Rolar para cima