2ª Fase - Parametrização do ENADE
Acesso pelo menu Procedimentos > Cursos avaliados no ENADE > Parametrização do ENADE.
A parametrização de algumas informações é imprescindível para determinar como o módulo ENADE irá se comportar de acordo com as particularidades da Instituição. Nesta fase, devem ser preenchidas com atenção todas as informações solicitadas. O usuário deve ler, em cada pasta da interface, as instruções de preenchimento. Só devemos avançar para a próxima fase quando tivermos certeza de que todas as informações foram preenchidas corretamente.
A interface possui 7 pastas: Parâmetros, Períodos Participantes, Periodicidade, Nível de Curso, Cursos Participantes, Forma de Ingresso e Unidade de Apoio.
Nestas pastas serão configuradas as seguintes informações:
- Nacionalidade padrão;
- Modalidade de currículo dos cursos superiores de tecnologia;
- Data de realização das provas;
- Data limite da expectativa de conclusão dos cursos de bacharelado/licenciatura;
- Percentual mínimo cumprido da carga horária para cursos de bacharelado/licenciatura;
- Data limite da expectativa de conclusão dos cursos superiores de tecnologia;
- Períodos letivos a serem considerados no ENADE;
- Quantidade de períodos a serem concluídos até a data limite para previsão de formatura por periodicidade do currículo;
- Nível de curso que participam do ENADE;
- Cursos que participam do ENADE;
- Formas de ingresso;
- Cidade associada a Unidade de Apoio.
Caso a Instituição possua um nome diferente para a Unidade de Apoio cadastrado no SAGRES Acadêmico, esse nome se refletirá no título da pasta correspondente.

São selecionados todos os períodos letivos que fazem parte do ENADE que será processado.

Nesta pasta, informamos o número de períodos existentes (tanto nos cursos de bacharelado/licenciatura, quanto nos cursos superiores de tecnologia) até a data limite do ENADE, de acordo com cada periodicidade.

Algumas Instituições cadastram currículos de um mesmo curso como cursos diferentes, por isso podemos ter cursos com o mesmo código na tabela.


Nesta pasta, geralmente selecionamos uma única forma de ingresso, mas em algumas Instituições, pode ser mais de uma.

Nesta pasta é necessário associar a Unidade de Apoio a uma cidade, selecionada no campo “Cidade”. Os outros campos não são editáveis e são recuperados a partir das informações cadastradas no SAGRES Acadêmico.