Manual Sagres

Sagres Acervo - Aquisição - Fornecedores

Acessível pelo menu Aquisição > Fornecedor.

Tabela contendo informações gerais dos Fornecedores das obras para as bibliotecas da Instituição.

O cadastramento das tabelas de Estados, Tipos de Endereço e Tipos de Telefone é pré-requisito para o cadastramento dos Fornecedores. Por sua vez, a inserção de informações no cadastro de Fornecedores é pré-requisito para o cadastramento das Assinaturas, Cotações e Pedidos.

Para acessar a interface Fornecedor, o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima, quando então o sistema apresentará a tela abaixo.  

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Interface Fornecedor - Tela inicial
Caso o usuário deseje incluir um novo Fornecedor, ele deverá clicar sobre o botão Novo, presente na interface, para que o sistema apresente a interface Fornecedor, onde  deverão ser informados os dados do novo usuário para essa função.
 
Inicialmente, o usuário deverá informar os dados gerais do Fornecedor e, após salvar essas informações, poderá registrar o restante dos dados: endereços e telefones. Ao concluir, o usuário deverá clicar sobre o botão Salvar para que a aplicação registre no sistema os dados informados. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. 
 
Caso o usuário deseje alterar ou excluir os dados de um Fornecedor, ele inicialmente deverá informar o nome do Fornecedor desejado. O campo Fornecedor é do tipo autocomplementar, portanto, quando o usuário digita as três primeiras letras do nome do Fornecedor, o sistema apresenta uma lista com os nomes de todos os Fornecedores já cadastrados cujos nomes iniciam com as letras informadas, para que o usuário selecione o Fornecedor desejado. Após selecionar o Fornecedor, o usuário deverá clicar sobre o botão Recuperar para que o sistema apresente os dados do mesmo na interface Fornecedor. 
 
Se é uma exclusão, o usuário deverá acionar o botão Excluir. O sistema confirmará a exclusão, emitindo a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“, caso não ocorra nenhum erro.
 
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Confirmação da exclusão

Se é uma alteração, o usuário deverá fazer as modificações desejadas e, ao concluir, deverá clicar sobre o botão Salvar para que o sistema registre as alterações realizadas. Caso não ocorram erros, a aplicação apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”

Veja abaixo a descrição da interface Fornecedor.

Descrição da interface

A interface Fornecedor é constituída de 3 pastas: Dados Gerais, Endereços, e Telefones.

Pasta Dados Gerais

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Interface Fornecedor - Pasta Dados Gerais
Nesta pasta temos as seguintes informações: Nome do Fornecedor, C.G.CInscrição EstadualInscrição Municipal, Razão Social, E-mail, e a HomePage. Após informar os dados necessários, o usuário deverá clicar sobre o botão Salvar. Caso não ocorram erros, a aplicação apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. No caso de uma inclusão, a aplicação habilitará as pastas restantes (Endereços e Telefones).

Pasta Endereços

Para cadastrar os endereços do Fornecedor, o usuário deverá acessar a pasta Endereços.
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Interface Fornecedor - Pasta Endereços
Nesta pasta informamos os endereços do Fornecedor: um principal e outros adicionais, se necessários. Inicialmente, informamos os dados do endereço principal: Tipo do endereço (comercial, temporário, etc.), CEP, Endereço (rua), Complemento (se necessário), Número do imóvel, Bairro, Estado, e a Cidade. Para registrar as informações no sistema, acionamos o  botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso” e disponibilizará, na parte denominada Outros Endereços, a possibilidade de incluir mais endereços, caso existam. Nesse momento, aparecerão três botões que irão auxiliar na inclusão das informações:
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Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo endereço para o Fornecedor. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais endereços já cadastrados. Por fim, o botão Restaurar permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover) antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Para inserir um novo endereço o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova interface (observe a figura abaixo), onde o usuário deverá informar os dados do novo endereço e, em seguida, acionar o botão Confirmar para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”. Parte dos dados do novo endereço serão apresentados na pasta Endereços. Os endereços adicionais são definidos automaticamente como não preferenciais, condição que não pode ser alterada. O usuário poderá repetir a operação para quantos endereços desejar registrar.

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Interface para detalhamento de um endereço

Para alterar um endereço, o usuário deverá clicar sobre o endereço que deseja modificar para que o sistema abra uma nova interface com os dados do endereço selecionado (observe a figura acima). O usuário deverá fazer as alterações desejadas e, em seguida, clicar sobre o botão Confirmar para que a aplicação registre no sistema as alterações realizadas. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”. Como mencionado, os endereços adicionais são definidos automaticamente como não preferenciais, condição que não pode ser alterada. 

Para excluir um ou mais endereços adicionais, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os endereços a serem excluídos. Se quiser excluir todos os endereços exibidos na tela, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Tipo/Endereço/Preferencial para que o sistema marque os endereços exibidos na tela. Em seguida, o usuário deverá acionar o botão Remover para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

ATENÇÃO
 
 O botão Excluir só deve ser utilizado para excluir o Fornecedor do cadastro.
ATENÇÃO
 
 O endereço principal é o preferencial, e será utilizado para endereçamento de correspondências.

Pasta Telefones

Para cadastrar telefones, o usuário deverá acessar a pasta Telefones.
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Interface Fornecedor - Pasta Telefones
Nesta pasta informamos os telefones do Fornecedor (DDDNúmero, Tipo, e se é Preferencial). Existem três botões na interface que auxiliam na inserção das informações:
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Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo telefone para o Fornecedor. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais telefones já cadastrados. Por fim, o botão Restaurar permitirá a recuperação das informações removidas da interface (botão Remover) antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Para inserir um telefone, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha, onde o usuário deverá informar os dados do novo telefone e, em seguida, acionar o botão Salvar para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”. O usuário pode definir apenas um dos telefones como preferencial.

Para alterar um ou mais telefones, o usuário deverá modificar as informações dos telefones a serem atualizados e, em seguida, acionar o botão Salvar para que a aplicação registre as alterações no sistema. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Para excluir um ou mais telefones, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os telefones a serem excluídos. Se quiser excluir todos os telefones exibidos na tela, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho DDD/Número/Tipo/Preferencial para que o sistema marque os telefones exibidos na tela. Em seguida, o usuário deverá acionar o botão Remover para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

ATENÇÃO
 
 O botão Excluir só deve ser utilizado para excluir o Fornecedor do cadastro.

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