Manual Sagres

Currículo Digital

O Currículo Digital é um recurso que visa ofertar para as Instituições de Ensino Superior (IES) a informatização e integralização dos currículos dos cursos de graduação e pós-graduação, com a finalidade de atender as exigências da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5, DE 14 DE OUTUBRO DE 2022, que possui como principal objetivo garantir que os diplomas digitais emitidos por diferentes instituições possam ser validados e reconhecidos em todo o sistema nacional de ensino, bem como a redução de burocracias, custos e o acesso rápido e fácil às informações acadêmicas. 

Para realizar a rotina de Emissão de Currículo Digital, é necessário seguir um fluxo de etapas conforme o fluxograma a seguir:

Snipaste_2025-07-11_14-10-00
Fluxo para Emissão do Currículo Digital

As etapas a serem seguidas no fluxo de Validação, Emissão e Assinatura dos Currículos Digitais serão descritas a seguir:

1. Validação de Currículo

A emissão do Currículo Digital só está disponível após a validação do currículo. Confira aqui o Passo a passo para Validação do Currículo.

Caso o usuário tente realizar a emissão sem ter concluído essa etapa, o sistema exibirá uma mensagem de alerta informando que a emissão não é permitida.

Snipaste_2025-07-10_21-51-22
Mensagem de Atenção: Currículo Inválido

2. Emissão de Currículo Digital

Após a Validação do currículo, será possível realizar a etapa de Emissão do Currículo Digital. Um currículo digital pode ser emitido com:

    • Currículo Digital Não Definitivo: permite que o usuário visualize como será a emissão do currículo no formato digital, mas ainda permite que sejam realizadas quaisquer alterações no currículo e grade curricular.
    • Currículo Digital Definitivo: após a emissão do Currículo Digital Definitivo, os campos de edição são bloqueados e não é mais permitida a realização de alterações, com exceção de Equivalências e Atos Regulatórios.

    • Currículo Digital Com Alteração de Equivalência: foi realizada a emissão do Currículo Digital Definitivo, mas foram incluídas novas equivalências.

      – Precisa ser validado novamente;

      – Deve ser emitido novamente o Currículo Digital Definitivo.

    • Currículo Digital com Alteração de Atos Regulatórios: Foi realizada a emissão do Currículo Digital Definitivo, mas foram incluídos novos Atos Regulatórios. É necessário realizar a validação novamente e deve ser emitido novamente o Currículo Digital Definitivo.

      – Precisa ser validado novamente;

      – Deve ser emitido novamente o Currículo Digital Definitivo.

 

Na tela de Currículo (Menu Cadastro > Currículo > Curso > Currículo) podem ser verificadas e alteradas as informações do currículo. Com o currículo já validado (seta 1), será possível iniciar a Emissão através do botão “Currículo Digital” no canto inferior da interface (seta 2). Veja a imagem a seguir:

Snipaste_2025-07-11_15-13-16
Informações sobre o Currículo Digital Emitido - Opção de Download

Quando acionado o botão “Currículo Digital”, será exibida a seguinte tela:

Nessa interface são exibidas as informações:

  • Título;
  • Período de Início;
  • Situação;
  • Status do Currículo Digital (seta 1).

Para emitir, acione o botão “Emitir XML e RVCE” (sendo RVCE a Representação Visual do Currículo Escolar) (seta 2).

Será exibida então uma mensagem de confirmação de operação. Acione o botão “SIM” para emitir o Currículo Digital Definitivo, ou NÃO” para emitir o Currículo Digital Não Definitivo.

Snipaste_2025-07-10_16-01-28
Caixa de Alerta para Confirmação

2.1 - Currículo Digital Não Definitivo

O Currículo Digital Não Definitivo é aquele emitido antes da versão final do documento, permitindo que alterações ainda sejam feitas normalmente. Após a sua emissão, o sistema libera o acesso completo às informações do currículo, possibilitando a edição de disciplinas, grade curricular e inclusão de equivalências, sem restrições.

Esse tipo de emissão é útil para testes, revisões ou ajustes antes da formalização. Enquanto estiver com status de não definitivo, o currículo não pode ser assinado digitalmente. Para que esteja apto à assinatura, é necessário validá-lo e emiti-lo novamente como definitivo. Caso não sejam realizadas alterações, pode ser realizada a emissão do definitivo.

2.2 - Currículo Digital Definitivo

O Currículo Digital Definitivo é a versão final e oficial do documento, emitida após a validação completa das informações acadêmicas. Uma vez emitido como definitivo, o currículo é automaticamente bloqueado para qualquer tipo de edição, incluindo disciplinas, grade curricular e demais dados. As únicas exceções permitidas pelo sistema é a inclusão de Equivalências e de novos Atos Regulatórios. 

O currículo terá o seu status alterado para “Emitido o Currículo Digital Definitivo” e poderá, então, prosseguir para a etapa de assinatura.

Qualquer modificação nas Equivalências ou Atos Regulatórios mudará o status do currículo para “com alteração de equivalência / atos regulatórios”, exigindo nova validação e nova emissão antes da assinatura digital.

Snipaste_2025-07-10_21-45-35
Emissão do Currículo Digital Definitivo

Após confirmação da operação, o sistema irá exibir uma mensagem de aviso a respeito da assinatura.

Snipaste_2025-07-10_21-44-44
Mensagem de Alerta

2.2.1 - Currículo Digital Definitivo com Alteração de Equivalência/Atos Regulatórios

O Currículo Digital com Alteração de Equivalência/Atos Regulatórios é gerado quando um currículo já emitido como definitivo recebe a inclusão de novas equivalências ou novos atos regulatórios. Essa modificação faz com que o status deixe de ser definitivo, exigindo que o currículo seja validado e emitido novamente antes de seguir para assinatura.

Enquanto estiver com alterações de equivalência/atos regulatórios pendentes, o currículo não pode ser assinado. Para prosseguir com a assinatura, é necessário validar as novas equivalências e reemitir o currículo como definitivo. Somente após esse processo, ele volta a ser elegível para assinatura digital.

Não é possível adicionar outro equivalente ao mesmo grupo. Se for necessário adicionar uma nova equivalência em outro grupo, isso será permitido.

 Atenção
 
O sistema não permite a exclusão de equivalências depois de incluídas. Se o usuário cometer um erro na inclusão, será necessário criar um novo currículo, podendo utilizar a função de Copiar Currículo para facilitar o processo.
Exceção: Quando não existe aluno associado ao currículo, o sistema permite qualquer tipo de exclusão ou alteração de equivalência e atos regulatórios. 
 
Snipaste_2025-07-10_16-52-17
Alerta de Modificações de Equivalências

3. Etapas para Assinatura do Currículo

3.1 - Relação de Autoridades Assinantes

É pré-requisito cadastrar os assinantes do currículo digital no menu Tabela > Outros > Associação Relatórios X Autoridades.

– Na pasta “Consulta”, criar uma consulta SQL para definir os cursos que serão considerados.

– Na pasta “Assinantes”, informar a relação das autoridades que assinarão a Representação Visual do Currículo Digital e a ordem das assinaturas. 

Snipaste_2025-07-10_22-08-17
Menu Tabela > Outros > Associação Relatórios x Autoridades
Nota
 
A ordem em que os assinantes aparecem na lista gerada através da interface Tabela > Outros > Associação Relatório x Autoridades é obrigatória e deve ser seguida no processo de assinatura. Ou seja, uma autoridade só poderá assinar o currículo se a anterior na lista já tiver feito sua assinatura. 
 

3.2 - Assinador Digital

A assinatura do currículo digital é realizada utilizando um Assinador Digital. Antes de efetuar o procedimento de assinatura, é importante que a aplicação do Assinador Digital seja inicializada para a devida integração com SAGRES Acadêmico.

Atenção
 

Se o processo de assinatura for iniciado antes da inicialização do Assinador Digital, o sistema exibirá uma mensagem de aviso. Será, então, necessário abrir o Assinador Digital fazer login novamente e recomeçar a etapa de assinatura.

3.3 - Assinatura do Currículo Digital

O processo de emissão da(s) assinatura(s) é realizado por meio da interface localizada no menu Cadastro > Currículo > Assinatura de Currículos Digitais.

Snipaste_2025-07-10_22-31-31
Menu Cadastro > Currículo > Assinatura de Currículos Digitais

Requisitos:

Ter sido gerado o Currículo Digital Definitivo;

– Terem sido definidos os assinantes;

– O Assinador SAGRES deve estar sendo executado;

– O assinante deve ter autorização para o curso do currículo que será assinado.

Nota

* Currículos Digitais Definitivos devem ser exibidos na interface de assinatura.

* Currículos com alteração de equivalência/atos regulatórios, Sem Emissão ou Não Definitivos NÃO devem ser exibidos na interface de assinatura.

A ordem das assinaturas deve ser seguida de acordo com o que é informado na interface de Associação Relatórios X Autoridades + última assinatura de autoridade responsável por emissora.

Caso um currículo não tenha sido assinado na ordem correta, o currículo NÃO será exibido para a próxima autoridade. 

Ao abrir a interface, se o assinador Sagres não estiver sendo executado, será exibida a mensagem:

Assinador SAGRES não Inicializado

Detalhes da Interface de Assinatura de Currículos Digitais

Nessa interface, o usuário deve selecionar o curso (seta 1) e acionar o botão “Buscar” (seta 2):

3
Interface de Assinatura de Currículos Digitais

Serão exibidos na aba de Currículos a Assinar apenas os currículos validados e emitidos como Currículo Definitivo. 

Selecione os currículos através da checkbox no canto esquerdo da interface (seta 1) e, em seguida, acione o botão “Assinar Selecionados” (seta 2):

4
Interface de Assinatura de Currículos Digitais - Aba Currículos a Assinar

Passo a passo para a assinatura: 

  • Selecionar o(s) currículo(s) para assinatura;
  • Clicar no botão “Assinar Selecionados”.

Será aberta a interface para seleção de Certificado e Assinar:

Interface Assinar Documento
  • Indique o certificado desejado, como ilustra na imagem acima;
  • Clique no botão “Assinar”. 

O sistema realizará a assinatura eletrônica do XML do currículo digital e irá emitir a seguinte mensagem: 

curriculo-digital-part-de-assinatura-img-03
Mensagem Operação Realizada com Sucesso

O sistema exibirá, então, a interface para seleção do certificado digital, conforme a imagem a seguir:

3
Interface de Assinatura de Currículos Digitais

Ao final da operação, o sistema realiza a assinatura eletrônica do XML do currículo digital e exibe a mensagem de sucesso ao final da operação e atualiza automaticamente o nome do assinante na sequência, indicando o avanço do fluxo, a não ser que esteja sendo assinado pela autoridade máxima/final

Após a assinatura: 

  • O currículo assinado deixa de ser exibido na aba “Currículos a Assinar”; 
  • Deve ser atualizada a coluna “Assinante” na aba “Currículos” para o nome do próximo assinante ou para “Currículo Escolar Disponível”, caso todas as assinaturas necessárias tenham sido feitas. 

É possível visualizar o XML e a representação visual do currículo através dos ícones na coluna “Visualizar” da interface. 

AbaCurrículos  

São exibidos para consulta os currículos já assinados ou que não foram emitidos definitivamente.

Interface Assinatura de Currículos Digitais - Aba Currículos

Descrição de componentes presentes na tela ilustrada acima para a coluna “Assinante”. 

  • Currículo Escolar Disponível - Exibido quando todas as assinaturas necessárias foram feitas para o currículo; 
  • Currículo Digital Não-Definitivo - Exibido para currículos que possuem apenas Currículo Digital Não Definitivo Emitido. O currículo com esse status não deve ser assinado, portanto, não é exibido na aba “Currículos a Assinar”; 
  • Nome de assinante - Corresponde ao nome da próxima autoridade (de acordo com a ordem) que deve realizar assinatura do currículo;
  • Currículo Digital com Equivalências / Atos Regulatórios alterados - Currículo que possui alteração de equivalência e/ou atos regulatórios após emissão de Currículo Digital Definitivo. Currículos com esse status não devem ser assinados – deve ser emitido o definitivo novamente; por isso, não são exibidos na aba “Currículos a Assinar”. 
Nota
 
Apenas Currículos Definitivos poderão ser assinados. Currículos que estejam com status “não definitivo” ou “com alteração de equivalência” não poderão ser assinados até que passem novamente pelas etapas de validação e emissão.
 
Atenção
 

O Currículo Digital, após emitido definitivamente, não poderá ser alterado. Apenas será permitido a inclusão de novas Equivalências e Atos Regulatórios, fazendo-se necessário a reemissão do Currículo Digital. Caso o Currículo Digital não tenha sido reemitido, poderão ser alterados ou removidas as informações recém acrescentadas.

 
Rolar para cima