Manual Sagres

Gerenciamento do Portal - Gerenciamento de Mensagens

O gerenciamento de Mensagens do Portal é uma funcionalidade do SAGRES Portal que permite que a Instituição programe o envio de mensagens para seus usuários, sejam estes estudantes ou funcionáriosAtravés dela, torna-se possível, por exemplo, manter o usuário sempre bem informado sobre os acontecimentos e eventos da Instituição. Este menu está disponível através do Gerenciamento do Portal > Menu > Administração > Gerenciamento de Mensagens.

Gerenciamento de Mensagens - Menu

As mensagens são enviadas automaticamente pelos sistemas da Instituição quando uma situação pré-determinada ocorre e são classificadas por tipo, de modo que o usuário possa decidir quais tipos de mensagens ele deseja receber e onde ele quer recebê-las, seja via e-mail, celular-mail ou bip-mail.

Os sistemas que fazem parte da solução SAGRES já trazem esta funcionalidade embutida em seu código, de modo que todas as mensagens e tipos de mensagens necessárias são automaticamente cadastradas no momento da instalação dos módulos.

 Nota

Além de programar as mensagens, o SAGRES Portal oferece ainda a possibilidade de envio de mensagem no momento em que a mensagem é cadastrada. Tal função está disponível através do menu Enviar Mensagem.

Ao acessar o menu de Gerenciamento de Mensagens, o sistema abre a interface para consulta e cadastro de mensagens, como ilustra a imagem abaixo:

Gerenciamento de Mensagens

No canto superior esquerdo, é exibida a quantidade total de mensagens cadastradas. Á direita o campo Mostrar permite ao Usuário definir a quantidade de mensagens que deseja exibir na interface (Todas, 10, 20, 30 40 ou 50).

A lista de Mensagens consta das informações:

  • Tipo de Mensagem  – Tipo da mensagem cadastrada;
  • Código – Código de identificação da mensagem. É através da informação deste código, que os sistemas solicitam ao Portal o envio da mensagem a um determinado usuário;
  • Descrição – Título descritivo da mensagem;
  • Editar – Opção que redirecionará o usuário à pagina de edição da mensagem;
  • Status – Exibe ícone relacionado ao status das mensagens (ativada/desativada). É possível inverter o status atual das mensagens através dessa interface selecionando o ícone  . Será exibida uma mensagem de confirmação como a imagem a seguir:

É possível navegar entre as páginas de mensagens através dos botões de navegação na parte inferior da página.

Cadastrar ou Editar Mensagem

Ao acionar o botão   ou o botão Editar, será aberta a interface com detalhes da mensagem:

Cadastrar Mensagem

É necessário preencher todos os campos da mensagem:

  • Código – Código de identificação da mensagem. É através desta informação que os sistemas solicitam ao Portal o envio da mensagem a um determinado usuário;
  • Descrição – Nome da mensagem ou objetivo ao qual a mensagem se destina;
  • Destinatários – Usuários para quem a mensagem será enviada;
  • Tipo da Mensagem – Lista para seleção do tipo de mensagem que se deseja cadastrar (Portal do Aluno, Portal do Professor, Portal do Secretário, Módulo Campanha etc.);
  • Formas de contatar os destinatários:
    • E-mail – Selecionar o botão Enviar Email para enviar mensagem por e-mail;
    • SMS – Selecionar o botão Enviar SMS para enviar mensagem por SMS.
 Atenção:
Para que as mensagens por e-mail e SMS sejam de fato encaminhadas aos destinatários, é preciso marcar o campo (checkbox) correspondente. Desta forma, o serviço estará ativo e as mensagens serão encaminhadas. Caso o campo esteja desmarcado, o serviço será considerado inativo e as mensagens não serão encaminhadas aos seus respectivos destinatários.
 
Acione o botão para configurar a programação de envio da mensagem.

1 – Ao clicar no botão Configurações Avançadas, será aberta janela para programação da data de envio da mensagem:

Configurar programação

2 – Clique empara selecionar a data na janela do calendário:

Informar data de Envio

3 – Informe a hora de envio da mensagem:

Informar hora de Envio

4 – Se necessário, defina a repetição de envio da mensagem. Clique no botão Repetir e selecione a opção desejada na lista de intervalo de repetição.

Programar repetição de envio

Após a finalização de todas as configurações, acione o botão Salvar  para efetivar o cadastro da mensagem.

FORMATAÇÃO DO E-MAIL

Ao acionar o botão do menu Enviar E-mail, será exibida a área para formatação do e-mail.

Formatar e-mail

Para formatar a mensagem de e-mail enviada, é necessário preencher os seguintes campos:

  • Papel de Parede – Selecione o papel de parede do e-mail. O papel de parede deve ter sido cadastrado pela base de dados;
  • Assunto do e-mail – Informe o assunto do e-mail;
  • Texto do E-mail – Escreva o texto do e-mail usando as mesmas ferramentas de editores de textos, como o Word; 
  • Argumentos – Trata-se de um elemento que funciona como base para informações que serão incluídas automaticamente pelo sistema de acordo com os parâmetros escolhidos. O argumento “Nome do usuário”, por exemplo, no momento do envio será substituído automaticamente pelo nome de usuário do destinatário da mensagem, evitando, assim, a necessidade de envio individual de mensagens. Para incluir um argumento na mensagem, selecione no texto do e-mail o local onde ele deverá ser aplicado e, em seguida, clique sobre o argumento desejado. Ele será, então, inserido no texto.
  •  
Argumentos

Argumento padrões do sistema

  • Nome da instituição que será enviada por e-mail;
  • Nome do usuário;
  • Primeiro nome do usuário;
  • URL para o Portal Sagres da instituição.

Argumentos da Mensagem

Acione o botão , localizado no canto superior direito da interface de Gerenciamento de Mensagens, para incluir um argumento particular à Mensagem. Surgirá uma janela para cadastro de argumento:

Cadastro de Argumento da Mensagem

Informe os dados do argumento da Mensagem

    • Código – Código de identificação do argumento. Deve ser um alfanumérico sem espaço;
    • Descrição do argumento – Título descritivo do objetivo da mensagem;
    • Sequencia SQL – Consulta SQL para retornar dados de usuários destinatários;
    • Descrição do formato – Lista de formatos da informação retornada na consulta SQL.

Acione o botão  para cadastrar o argumento.

Nota

Possíveis mensagens de erro no cadastro de argumentos:

  1. O código da mensagem não pode ter espaços;
  2. Informe o Script SQL para cadastro do Argumento;
  3. Este argumento já se encontra cadastrado para esta mensagem.

Excluir Argumentos da Mensagem

Para excluir argumentos das mensagens, clique no X no final do botão do argumento. Dessa forma, será aberta uma janela para confirmação da exclusão. Acione o botão Remover para finalizar a operação.

PORTAL-Gerenciamento-GerenciaMensagens-Confirmação-Remoção-Argumento
Confirmação de Exclusão do Argumento

FORMATAÇÃO DO SMS

Ao clicar no menu Enviar SMS, a interface será expandida com área para formatação da mensagem. Será exibido um campo para digitação da mensagem com limite de 160 caracteres, como mostra a imagem abaixo:

Formatar SMS

 Nota

Para utilizar o serviço de envio de SMS, a Instituição deve contratar uma empresa que provê o serviço de envio de SMS em que o Portal SAGRES será integrado. O Usuário deve verificar com a TecnoTrends, qual serviço  é integrado ao Portal Sagres atualmente. 

Selecionar o formato Padrão da Mensagem

Ao formatar o E-mail e/ou SMS, informe a forma de envio padrão de mensagem, clicando no botão  ouno final da respectiva interface de formatação, no canto inferior direito.

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