Manual Sagres

Configuração de um Plano de Ensino

PORTAL-Roteiro Migração
Digite a Legenda Aqui

Um Plano de Ensino, ao ser criado, sincroniza (na maioria das vezes) algumas informações com outros sistemas (exemplo: ementa da atividade curricular (disciplina), do Sagres Acadêmico). Entretanto, depois que ele é criado, se essas informações são atualizadas, elas não são automaticamente atualizadas no Plano de Ensino. Por conta disso, existe a necessidade, na maioria das vezes, de permitir que ocorra sincronização entre os sistemas, de forma que algumas informações possam ser atualizadas, e para isso é preciso configurar quais componentes do Plano de Ensino poderão ser atualizados, por quem e quando, ou seja, em que momentos. Também é preciso definir algumas configurações para o funcionamento adequado dos Planos de Ensino. Função acessível através do menu Configuração => Configuração Plano de Ensino, do Sagres Diário, perfil do Secretário.

Um Plano de Ensino trata de como se dará o desenrolar do ensino numa determinada classe de uma atividade curricular. Ele define como serão as avaliações, as habilidades necessárias, os conhecimentos exigidos, etc. Um Plano de Ensino possui diversos componentes, um para cada aspecto importante para o planejamento do ensino na classe. Esta interface permite configurar cada componente de um Plano de Ensino. Todos os Planos de Ensino da Instituição devem seguir as mesmas configurações.

Um Plano de Ensino pode conter os seguintes componentes:

  • Vigência do Plano
  • Docentes
  • Cursos
  • Conhecimentos
  • Período Letivo
  • Código, nome, créditos e horas do componente curricular
  • Para cada curso/currículo, quais são as atividades curriculares que são pré-requisitos para o componente curricular em questão
  • O componente curricular em questão é pré-requisito para quais cursos/currículos e componente curricular
  • Recursos
  • Ementa
  • Semestre (da atividade na grade curricular)
  • Referências Básicas (Bibliografia Básica)
  • Referências Complementares (Bibliografia Complementar)
  • Núcleo/Módulo/Eixo
  • Metodologia a ser aplicada
  • Componentes correlacionados
  • Habilidades
  • Atitudes
  • Conteúdo Programático (lista de conteúdos)
  • Carga horária semestral
  • Critérios e instrumentos de avaliação
  • Objetivo
  • Avaliação
  • Métodos e técnicas de aprendizagem
  • Cronograma detalhado de aulas (recuperar aulas da classe (conteúdo é o assunto e estratégias de ensino é o plano de aula))

Na Configuração de Plano de Ensino podemos escolher um dos seguintes momentos para a sincronização de cada componente do Plano:
> Aberto: Sincroniza enquanto o Plano de Ensino ainda estiver em aberto;
> Criação: Sincroniza apenas na criação do Plano de Ensino;
> Nunca: Nunca sincroniza as informações do Plano de Ensino. Vale as informações cadastradas no Sagres Diário;> Todos período aberto: Sincroniza apenas se todos os planos de ensino de todas as classes de uma mesma atividade curricular (disciplina) de um mesmo período letivo estiverem abertos.

Na Configuração também podemos escolher quem poderá atualizar cada componente do Plano de Ensino:

  • Nenhum (ninguém);
  • Professor;
  • Secretário;
  • Todos.

Podemos escolher quais tipos de bibliografias cadastradas para a atividade curricular devem ser sincronizados com a bibliografia do Plano de Ensino, isto é, quais bibliografias serão recuperadas, para serem atualizadas no Plano de Ensino. Temos três tipos de objetos que irão recuperar e atualizar as informações:

> Objeto “Bibliografia”: recupera as informações de todas as bibliografias cadastradas, tanto as básicas quanto as complementares, e faz a sincronização com o Plano de Ensino. As bibliografias são ordenadas por categoria (básicas e complementares) e por ordem alfabética;
> Objeto “Bibliografia Básica”: recupera apenas as informações da bibliografia básica e sincroniza com a bibliografia do Plano de Ensino. As bibliografias são ordenadas por ordem alfabética;
> Objeto “Bibliografia Complementar”: recupera apenas as informações da bibliografia complementar e sincroniza com a bibliografia do Plano de Ensino. As bibliografias são ordenadas por ordem alfabética.
As bibliografias são cadastradas nos Planos de Ensino de acordo com o seguinte formato: Autor(es), Título, Edição, Local, Editora, Ano Publicação.

A interface de configuração de Plano de Ensino possui duas partes. A parte inferior da interface exibe a lista de todos os componentes já cadastrados para Plano de Ensino, e a parte superior tem um formulário que permite que o usuário crie/edite um dos componentes já cadastrados no Plano de Ensino.

PORTAL-Roteiro Migração
Interface Configuração de Plano de Ensino

Lista das configurações dos componentes de Plano de Ensino

 São apresentadas as seguintes informações para cada componente do Plano de Ensino: Ordem, Código, Descrição, Editável por, e Sincronização. No final da linha com os dados de cada componente temos um ícone que, ao ser clicado, copia os dados do componente em questão para a parte superior da interface para que o usuário possa editá-lo.

Snipaste_2025-08-18_19-15-20
Ícone para Edição do componente

Os componentes são exibidos de acordo com os valores dos campos Ordem definidos para eles.

A interface apresenta o total de componentes cadastrados para um Plano de Ensino. As configurações cadastradas valerão para todos os Planos de Ensino da Instituição.

A aplicação permite que o usuário defina quantos componentes do Plano de Ensino deverão ser apresentados cada vez que a lista de componentes é exibida, selecionando uma das opções do campo Mostrar (Todas, 10, 20,ou 30), presente na interface.

Criação e Edição da configuração de um componente de Plano de Ensino

No formulário podemos incluir ou editar os seguintes campos:

> Ordem: define a ordem em que o componente aparecerá no Plano de Ensino. Quando alterada, a aplicação deve reordenar os componentes;
> Código: identifica o componente;
> Rótulo: título que aparecerá para o componente quando o Plano de Ensino for exibido;
> Descrição: descrição (significado) do componente;
> SQL de sincronização: comando do Banco de Dados para recuperação de informações do componente na Base de Dados (definido pela Tecnotrends);
> Objeto de sincronização: tipo do objeto que irá fazer a recuperação/sincronização do componente (“Bibliografia”, “BibliografiaBasica”, ou “BibliografiaBasica”);
> Editável por: quem poderá editar o componente (Nenhum (Ninguém). Professor, Secretário, Todos);
> Sincronização: momento em que o componente será sincronizado (Aberto, Criação, Nunca, e TodosPeríodoaberto).

No rodapé do formulário podemos encontrar 3 botões: Cancelar (limpa os dados do formulário), Adicionar (disponível na inclusão de um componente), e Salvar (disponível na edição de um componente).

Para incluir um componente, o usuário deverá preencher os campos necessários e acionar o Botão Adicionar.

Para alterar os dados de um componente, o usuário deverá clicar sobre o ícone de edição encontrado no final da linha com os dados do componente, para que o sistema copie os dados do componente para o formulário encontrado na parte superior da interface. O usuário deve fazer as alterações desejadas, e em seguida acionar o Botão Salvar, presente na interface.

Rolar para cima