Gerenciamento do Portal - Usuários
Funcionalidade para cadastro de usuários; acessível ao acionar o botão Usuários, ou através do Menu > Membership > Usuários.
Será aberta interface para consulta/alteração de Usuários já cadastrados.
Na interface exibida podemos localizar o usuário a ser alterado. Esta localização pode ser feita através de seu nome, ou parte do nome, seu e-mail ou parte do e-mail, seu login ou apelido (nickname).
Serão listados todos os usuários que atenderem a um dos critérios de busca acima informados.
Podemos definir quantos usuários da seleção obtida queremos observar a cada vez, indicando a quantidade no campo Mostrar.
O sistema permite:
- Atualizar os dados do usuário clicando sobre o ícone editar dados do usuário
- Exibir dados com opção para alterar senha, clicando sobre o ícone Prestar Serviço ao usuário.
Clicando no ícone editar dados do usuário, será aberta a interface para atualização dos dados do usuário:
Dados da interface:
- Nome completo – atualizar o nome completo do usuário
- Bloquear o usuário – bloquear ou desbloquear o acesso do usuário ao Portal
- botão Exibir histórico de bloqueio –consultar se o usuário já foi bloqueado
- AD domínio INSTITUIÇÃO – informar o domínio da intranet da instituição
- Atualizar formas de contato:
- SMS
- Associar/remover usuário de grupos
- Botão Adicionar – Associa usuário a grupos
- Botão Remover – Remove usuário de grupos
Ao cadastrar telefone, o sistema enviará um SMS para o celular do usuário
Nota
Para utilizar o serviço de envio de SMS a Instituição deve contratar uma empresa que provê o serviço de envio de SMS onde o Portal SAGRES será integrado.
O Usuário deve verificar com a TecnoTrends, qual serviço é integrado ao Portal Sagres atualmente.
Para confirmar a atualização, deve ser registrado o código enviado para o celular.
Usuários X Grupos – gerenciamento de associação de Usuários a Grupos.
Botão Remover – marque a caixa de texto ao lado do nome do grupo que o usuário deve ser removido e acione o botão remover. Acione o botão Salvar para completar a operação.
Botão Adicionar – Clique no botão adicionar; o sistema inclui uma linha para cadastro do novo grupo e abre a lista de grupos para associá-los ao usuário. Selecione o grupo e em seguida acione o botão Salvar para completar a operação.
Clicando no Prestar Serviço ao usuário. será aberta interface onde são exibidos os Dados Pessoais, Histórico de Suporte, e opções de redefinição de senhas por e-mail ou manualmente.
No SAGRES Portal existem dois tipos de usuários:
- Usuários internos (que estão cadastrados em algum banco de dados da solução SAGRES)
- Usuários externos.
Os usuários internos não precisam ser cadastrados pela interface do Portal. Eles são automaticamente sincronizados com a base do Portal assim que são cadastrados em seu sistema de origem (ex: alunos do SAGRES Acadêmico, clientes do SAGRES Financeiro ou leitores do SAGRES Acervo).
Os usuários externos devem ser cadastrados no Sagres Portal na interface de cadastro de Novo Usuário.