Manual Sagres

Ouvidores

Nessa interface é possível realizar o cadastro e gerenciamento dos usuários com perfil de Ouvidores no sistema. 

Os ouvidores são os usuários responsáveis pela movimentação e atendimento das manifestações encaminhadas às OuvidoriasExistem três tipos de perfil de ouvidor que definem as funções atribuídas a eles, e estão diretamente relacionados ao tipo de ouvidoria à qual o ouvidor será designado. Ouvidores estão divididos em: 

  • Ouvidor Local: responsável por responder às manifestações nas Ouvidorias Locais.
  • Ouvidor Central: responsável por tratar as manifestações na Ouvidoria Central. Poderá encaminhar uma manifestação para a Ouvidoria Local que se tornará, então, responsável pelo tratamento da manifestação.
  • Gestor da Ouvidoria Central: responsável pelo acompanhamento do trabalho dos outros ouvidores. Este usuário tem permissão para visualizar todas as manifestações finalizadas e em tramitação no sistema. A ele é concedida autorização para reabertura, prorrogação de prazos e transferência de manifestações entre ouvidores.
Para cadastrar um novo ouvidor ao sistema, é necessário acessar o menu Ouvidores, como indicado na imagem abaixo.
Interface do módulo Ouvidoria

Funcionalidades da Interface

Ao acessar o menu de Ouvidores, será exibida a interface com a lista completa de ouvidores cadastrados no sistema.

Nessa página existem diversas ações que permitem o cadastro, busca e gerenciamento de ouvidores cadastrados e, ainda, a navegação através dos nomes presentes na lista. Abaixo serão descritas cada funcionalidade e suas respectivas funções na interface.

Navegação

Interface de Ouvidores
O número de usuários exibidos por página pode ser configurado ao selecionar uma das opções disponíveis no quadro indicado pela seta 1. A opção selecionada, consequentemente, determinará o número de páginas disponíveis para navegação. O número total de itens é exibido no quadro em destaque pela seta 2, bem como o número de páginas. Para navegar entre elas, selecione o número da página desejada.

Busca e Filtros

Interface de Ouvidores

Através da ferramenta de pesquisa (seta 1), é possível buscar ouvidores na lista através do seu Nome ou CPF. É possível ainda utilizar filtros que permitem: a organização dos registros (nomes) listados por ordem alfabética crescente ou decrescente (seta 2), exibir apenas ouvidores gestores ou ouvidores comuns (seta 3) e filtrar apenas usuários ativos ou inativos (seta 4).

Cadastro e Gerenciamento

Interface de Ouvidores

Para cadastrar novos usuários ou gerenciar os usuários já registrados no sistema, existem dois botões na interface, destacados pelas setas 1 e 2 respectivamente. Ambos, quando acionados, direcionam o usuário à mesma interface de inserção/edição de dados descrita na seção a seguir.

Cadastrando Ouvidores

Ao selecionar o botão , é exibida a interface de cadastro das  Informações do Ouvidor como mostra a imagem.

Interface de Cadastro de Ouvidores

As informações são dividas em 5 abas: Dados Pessoais, Complemento, Perfil do Ouvidor, Endereços e Telefones

Dados Pessoais

Cadastro de Ouvidores - Dados Pessoais

Na aba Dados Pessoais serão inseridas as seguintes informações a respeito do Ouvidor:

  • Informações pessoais:
    • CPF
    • Nome
    • Nome Social
    • Nome do Pai
    • Nome da Mãe
    • Sexo
    • Data de Nascimento
    • Estado Civil
    • Cor/Raça
  • Naturalidade e Nacionalidade:
    • Estado
    • Cidade
    • País
    • Naturalizado
    • Nacionalidade
  • Endereço Eletrônico:
    • E-mail
    • Site
  • Documento de Identidade:
    • Tipo
    • RG
    • Expedição
    • Órgão Emissor
    • Estado
Após a inserção das informações, acione o botão Salvar para finalizar a operação.

Complemento

Cadastro de Ouvidores - Complemento

Na aba Complemento é possível adicionar informações e documentos complementares do Ouvidor.

  • Formação e Dados Profissionais
    • Escolaridade
    • Profissão
    • Empresa
    • Ramo de Atividade
    • Cargo
  • Cônjuge
    • Nome
    • CPF
    • Profissão
  • Documento Militar
    • Número
    • Tipo
    • Órgão
    • Emissão
  • Título de Eleitor
    • Número
    • Zona
    • Seção
    • Expedição
    • Órgão
    • Estado
    • Cidade
  • Passaporte e Visto Estrangeiro
    • Passaporte
    • Nº Visto
    • Validade
    • Expedição
    • Data de Entrada
  • Deficiências
    • Física: Selecione se o Ouvidor possui ou não possui uma deficiência física;
      • Auxílio: Caso possua uma deficiência física, selecione qual auxílio é necessário para sua acomodação.
    • Visual: Selecione o tipo de deficiência visual que o Ouvidor possui, ou selecione a opção que indica que o mesmo não possui;
      • Auxílio: Caso possua uma deficiência visual, selecione quais adaptações podem ser necessárias para o desempenho das suas atividades.
    • Auditiva: Selecione o tipo ou grau de deficiência auditiva que o Ouvidor possui, ou a opção que indica que o mesmo não possui deficiências;
      • Auxílio: Caso o mesmo possua uma deficiência auditiva, selecione a opção que corresponde às possíveis adaptações necessárias para que suas atividades sejam desempenhadas.
    • Mental: Selecione o tipo de deficiência mental, ou a opção que informa que o mesmo não as possui;
    • Intelectual: Selecione o tipo de deficiência intelectual, ou a opção que informa que o mesmo não as possui;
    • Necessidades Especiais: neste campo podem ser inseridas quaisquer outras necessidades especiais que o ouvidor possua para que possa exercer as suas atividades.

Ao finalizar o cadastro de informações, acione o botão Salvar.

Perfil do Ouvidor

Cadastro de Ouvidores - Perfil de Ouvidor

Na seção Perfil do Ouvidor é possível definir qual será o perfil de atuação do ouvidor, seu estado de atividades e a Ouvidoria à qual será vinculado. Para tal, defina:

  • Ativo: Para que o perfil do Ouvidor tenha permissão para efetuação de suas atividades, selecione Sim. Para desativar o perfil, altere para Não;
  •  Gestor: Se o Ouvidor for atuar em uma Ouvidoria Central, ao acionar esta opção ele passará a ter papel de usuário Gestor da Ouvidoria Central. Em caso negativo, o seu perfil de atuação corresponderá ao tipo de ouvidoria atribuída.
  •  Tipo de Ouvidoria: Atribua o tipo de ouvidoria na qual o ouvidor deverá atuar, sendo as opções Local e Central;
  • Ouvidoria: Selecione na lista a Ouvidoria, dentre as opções cadastradas no sistema, em que atuará o ouvidor.
Para finalizar a operação, acione o botão Salvar.

Endereço

Cadastro de Ouvidores - Endereços

Para cadastro de Endereços, siga os seguintes passos:

  1.  Acione o botão + (seta 1) para adicionar um novo campo de cadastro de endereço.
  2. Para definir este endereço como Preferencial para Correspondência (seta 2), selecione essa opção.
  3. Preencha os campos de digitação. Todos os campos obrigatórios estão destacados com (*). Os dados para preenchimento são:
    1. Tipo: Selecione o tipo de endereço dentre as opções disponíveis (residencial, comercial, correspondência, domicílio fiscal)
    2. CEP
    3. Logradouro
    4. Complemento
    5. Nº de Imóvel
    6. Bairro
    7. Estado
    8. Cidade
    9. Distrito
    10. Zona
  4. Para confirmar as informações adicionadas, acione o botão Confirmar (seta 3). Dessa forma, diversos endereços podem ser adicionados antes da finalização da operação. Para desfazer as alterações, acione o botão Cancelar e a opção será excluída.
  5. Para finalizar a operação e gravar todas as alterações efetuadas, acione o botão Salvar (seta 4).
Editar Endereços
Cadastro de Ouvidores - Editar Endereços

Para editar um endereço salvo acione o botão Editar em destaque na imagem anterior.

Quando acionado, é exibida a mesma interface de preenchimento de informações utilizada para o cadastro. Os mesmos passos deverão ser seguidos nesta operação.

Excluindo Endereços

Cadastro de Ouvidores - Excluir Endereços

Para remover um endereço cadastrado, acione o botão Eliminar em destaque. Será exibida uma mensagem de confirmação. Acione o botão Sim.

Mensagem de Confirmação

Telefones

Cadastro de Ouvidores - Telefones

Para registrar números de telefone, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Acione o botão + (seta 1) para incuir novos campos de cadastro de telefones;
  2. Para definir o telefone cadastrado como número Preferencial para contato, selecione a caixa de seleção (seta 2).
  3. Preencha os campos:
    1. Tipo: Selecione o tipo de telefone (residencial, celular, fax ou outro)
    2. DDD
    3. Número
  4. Após preenchimento dos campos, acione o botão Confirmar (seta 3) para adicionar o número à lista. É possível adicionar diversos números em uma única operação desde que cada opção cadastrada seja confirmada. Para cancelar, acione o botão Cancelar. (seta 3)
  5. Para finalizar a operação, acione o botão Salvar. (seta 4)
Editando Telefones
Cadastro de Ouvidores - Editar Telefones

Para editar um telefone registrado acione o botão Editar em destaque na imagem anterior.

Quando acionado, é exibida a mesma interface de preenchimento de informações realizadas no cadastro. Os mesmos passos deverão ser seguidos nesta operação.

Excluindo Telefones

Cadastro de Ouvidores - Excluir Telefones

Para remover um telefone cadastrado, acione o botão Eliminar em destaque. Será exibida uma mensagem de confirmação. Para confirmar, acione Sim.

Mensagem de Confirmação

Editando Cadastro

Interface de Ouvidores

Ao acionar o botão Editar, é exibida a mesma utilizada para o cadastro de usuário. Todas as informações podem ser editadas.

Para a edição, utilizam-se os mesmos procedimentos que o cadastro. Para verificar o procedimento, confira a seção de Cadastro.

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