Manual Sagres

Ambiente do Bibliotecário Implantação/Configuração/Rotinas

Implantação/Configuração

Após a instalação inicial do módulo, diversas Tabelas Básicas devem ser cadastradas pela Instituição, bem como diversos Parâmetros e Configurações devem ser definidos para permitir a adequação do Sistema às características particulares da Instituição. Em seguida, devem ser gerados os Cadastros Principais para que seja possível executar as Rotinas do Acervo. Algumas Tabelas são cadastradas principalmente durante a inicialização do sistema e, muitas vezes, não serão mais atualizadas, exceto em situações eventuais como, por exemplo, a criação de uma nova Biblioteca na Instituição.
 
Para conhecer detalhes sobre algum aspecto do sistema, clique sobre o nome do aspecto no texto abaixo. 
 

TABELAS BÁSICAS

Inicialmente, devemos gerar as tabelas básicas. Todas são acessíveis pelo menu Tabelas da interface principal do módulo. A ordem para cadastramento dessas tabelas é livre, exceto para as que dependem de informações de outras tabelas. Considerando a facilidade de consulta, elas serão apresentadas em ordem alfabética:

TABELAS PARA ATENDER AO PADRÃO MARC

AS Tabelas MARC também fazem parte do conjunto de tabelas básicas necessárias para a implantação da estrutura de dados do aplicativo, mas são destacadas porque são carregadas durante o processo de instalação do sistema. Os dados destas tabelas são regulamentados pelo padrão MARC. Todas são acessíveis pelo menu Tabelas da interface principal do módulo:

CONFIGURAÇÕES/PARAMETRIZAÇÕES DO SISTEMA

Além das tabelas básicas, o usuário precisa fazer a configuração de diversos parâmetros do sistema, sem os quais o funcionamento da aplicação fica inviabilizado. Essas configurações visam definir os padrões e características da Instituição, permitindo que os usuários do sistema indiquem o comportamento deste em determinadas situações. O Gestor do Sistema deverá ter em mãos as diretrizes e as regras de funcionamento das Bibliotecas da Instituição para ter condições de definir adequadamente as informações solicitadas. Essas funções são acessadas através do menu Configurações da interface principal do módulo. 

É interessante que a parametrização do sistema seja feita após o cadastramento de informações nas tabelas básicas, descritas acima.

CADASTRAMENTO/CONTROLE DO LEITOR

Considerando que todas as tabelas básicas tenham sido devidamente cadastradas e que as configurações e os parâmetros  necessários  ao funcionamento do aplicativo tenham sido definidos, é possível iniciar a inserção de informações no cadastro do Leitor, que compõe a estrutura da biblioteca e é pré-requisito para o desenvolvimento de todas as rotinas da biblioteca. Outros cadastros serão gerados posteriormente, durante a execução das rotinas do sistema.  

Existem funções que interferem na situação do leitor perante a Biblioteca, de acordo com suas condições com relação às regras de funcionamento desta. Essas funções impedem, limitam ou liberal ações do Leitor no sistema, de forma temporária ou definitiva.

ROTINAS DA BIBLIOTECA

Alguma situações do leitor (quando do tipo Aluno) são definidas automaticamente pelo Sistema Sagres Acadêmico. O cadastramento das tabelas básicas, a definição de parâmetros e configurações e a criação da estrutura da biblioteca são pré-requisitos para o desenvolvimento das rotinas da biblioteca.

As rotinas básicas da Biblioteca são Aquisição, Catalogação e Circulação. Todo o acervo da instituição passa, inicialmente, pelas etapas de Aquisição, seguida pela Catalogação e, finalmente, pela Circulação, onde ocorrem os empréstimos, consultas etc. Esta ordem, é importante frisar, ocorre quando se observa pela ótica de uma determinada obra/exemplar,. Entretanto, observando pela ótica das atividades do dia a dia do bibliotecário, é possível ora estar executando uma nova aquisição, ora um empréstimo, ora uma catalogação de uma nova obra para o acervo. Portanto, as rotinas, nesta perspectiva, poderão ser executadas em qualquer ordem. 

Para conhecer a descrição de alguma rotina, clique no nome da rotina desejada:

ROTINAS DE APOIO

CONSULTAS 
 

SAGRES Acervo disponibiliza uma série de consultas (menu Consultas da interface principal do módulo) que fornecem visões sobre diversos aspectos do acervo da biblioteca, podendo ser utilizadas como apoio na execução de vários procedimentos oferecidos pelo módulo.

 
RELATÓRIOS 
 

Este módulo também disponibiliza uma série de relatórios que fornecem diversas visões sobre o acervo e a situação das rotinas da biblioteca. Os relatórios serão listados com o nome da rotina a qual se refere. São acessados através do menu Relatórios da interface principal do módulo.

menu Relatórios também disponibiliza uma rotina que permite ao próprio usuário definir Relatórios Particulares, sem necessidade de fazer solicitações à Tecnotrends. Esses relatórios poderão ser acessados através do menu Relatórios particulares.

GRÁFICOS 

O SAGRES Acervo disponibiliza alguns gráficos (menu Gráficos da interface principal do módulo) que permitem uma visão geral de alguns aspectos das informações registradas pelo módulo, que podem ser solicitados conforme as necessidades do usuário.

OUTRAS ROTINAS 

São rotinas que alteram dados do acervo e são executadas eventualmente. 

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