Ambiente do Bibliotecário Implantação/Configuração/Rotinas
Implantação/Configuração
TABELAS BÁSICAS
Inicialmente, devemos gerar as tabelas básicas. Todas são acessíveis pelo menu Tabelas da interface principal do módulo. A ordem para cadastramento dessas tabelas é livre, exceto para as que dependem de informações de outras tabelas. Considerando a facilidade de consulta, elas serão apresentadas em ordem alfabética:
- Áreas de conhecimento;
- Bibliotecas;
- Cidades (depende do cadastramento anterior da Tabela Estados);
- Editoras (depende do cadastramento anterior da Tabela Estados);
- Escolaridade;
- Estados;
- Estado Civil;
- Frequência de periódico;
- Idiomas;
- Locais;
- Localização de exemplares – Estantes e Prateleiras;
- Nacionalidade;
- Nível de curso x Tipo de leitor (depende do cadastramento anterior da Tabela Tipo de leitor);
- Origem de dados;
- Regras (depende de cadastramento anterior das Tabelas Tipos de leitor e Tipos de obra);
- Tipos de endereço;
- Tipos de leitor;
- Tipos de obras;
- Tipos de telefone.
TABELAS PARA ATENDER AO PADRÃO MARC
AS Tabelas MARC também fazem parte do conjunto de tabelas básicas necessárias para a implantação da estrutura de dados do aplicativo, mas são destacadas porque são carregadas durante o processo de instalação do sistema. Os dados destas tabelas são regulamentados pelo padrão MARC. Todas são acessíveis pelo menu Tabelas da interface principal do módulo:
- Marc – Dimensões de mídia;
- Marc – Formatos de gravação;
- Marc – Mídias;
- Marc – Tipos de arquivo;
- Marc – Tipos de gráfico;
- Marc – Tipos de gravação;
- Marc – Tipos de Ilustração;
- Marc – Tipos de mapa;
- Marc – Tipos de vídeo.
CONFIGURAÇÕES/PARAMETRIZAÇÕES DO SISTEMA
Além das tabelas básicas, o usuário precisa fazer a configuração de diversos parâmetros do sistema, sem os quais o funcionamento da aplicação fica inviabilizado. Essas configurações visam definir os padrões e características da Instituição, permitindo que os usuários do sistema indiquem o comportamento deste em determinadas situações. O Gestor do Sistema deverá ter em mãos as diretrizes e as regras de funcionamento das Bibliotecas da Instituição para ter condições de definir adequadamente as informações solicitadas. Essas funções são acessadas através do menu Configurações da interface principal do módulo.
É interessante que a parametrização do sistema seja feita após o cadastramento de informações nas tabelas básicas, descritas acima.
- Biblioteca do Usuário;
- Parâmetros Gerais do Sistema;
- Configurações de Recibos;
- Configurações de Etiquetas;
- Paralizações (depende do cadastramento das Bibliotecas);
- Campos Obrigatórios; (****)
- Limite dos Campos de Remessa.
CADASTRAMENTO/CONTROLE DO LEITOR
Considerando que todas as tabelas básicas tenham sido devidamente cadastradas e que as configurações e os parâmetros necessários ao funcionamento do aplicativo tenham sido definidos, é possível iniciar a inserção de informações no cadastro do Leitor, que compõe a estrutura da biblioteca e é pré-requisito para o desenvolvimento de todas as rotinas da biblioteca. Outros cadastros serão gerados posteriormente, durante a execução das rotinas do sistema.
Existem funções que interferem na situação do leitor perante a Biblioteca, de acordo com suas condições com relação às regras de funcionamento desta. Essas funções impedem, limitam ou liberal ações do Leitor no sistema, de forma temporária ou definitiva.
- Cadastramento de Leitores;
- Bloqueio/Inativação de Leitores;
- Desbloqueio/Reativação de Leitores;
- Alterar Suspensões.
ROTINAS DA BIBLIOTECA
Alguma situações do leitor (quando do tipo Aluno) são definidas automaticamente pelo Sistema Sagres Acadêmico. O cadastramento das tabelas básicas, a definição de parâmetros e configurações e a criação da estrutura da biblioteca são pré-requisitos para o desenvolvimento das rotinas da biblioteca.
As rotinas básicas da Biblioteca são Aquisição, Catalogação e Circulação. Todo o acervo da instituição passa, inicialmente, pelas etapas de Aquisição, seguida pela Catalogação e, finalmente, pela Circulação, onde ocorrem os empréstimos, consultas etc. Esta ordem, é importante frisar, ocorre quando se observa pela ótica de uma determinada obra/exemplar,. Entretanto, observando pela ótica das atividades do dia a dia do bibliotecário, é possível ora estar executando uma nova aquisição, ora um empréstimo, ora uma catalogação de uma nova obra para o acervo. Portanto, as rotinas, nesta perspectiva, poderão ser executadas em qualquer ordem.
Para conhecer a descrição de alguma rotina, clique no nome da rotina desejada:
ROTINAS DE APOIO
O SAGRES Acervo disponibiliza uma série de consultas (menu Consultas da interface principal do módulo) que fornecem visões sobre diversos aspectos do acervo da biblioteca, podendo ser utilizadas como apoio na execução de vários procedimentos oferecidos pelo módulo.
- Histórico de devolução em atraso;
- Histórico de multas por leitor;
- Leitores em atraso;
- Localização de obras emprestadas;
- Reservas;
- Reservas Disponíveis;
- Verificação de Empréstimo;
- Comprovante de renovação WEB;
- Consulta livre de obras.
Este módulo também disponibiliza uma série de relatórios que fornecem diversas visões sobre o acervo e a situação das rotinas da biblioteca. Os relatórios serão listados com o nome da rotina a qual se refere. São acessados através do menu Relatórios da interface principal do módulo.
- Aquisição – Cotações;
- Aquisição – Sugestões;
- Catalogação – Acervo Bibliográfico;
- Catalogação – Acervo total das Bibliotecas;
- Catalogação – Conferência de inventário;
- Catalogação – Inventário de exemplares;
- Catalogação – Informativo bibliográfico;
- Catalogação – Inventário de obras geral;
- Catalogação – Quadro resumo;
- Catalogação – Total de exemplares;
- Catalogação – Total de obras por título;
- Catalogação – Quadro Grande Área;
- Circulação – Devoluções efetuadas com atraso;
- Circulação – Empréstimo de exemplares de consulta;
- Circulação – Exemplares fora de Circulação;
- Circulação – Extrato de Utilização de Bônus;
- Circulação – Extrato do Leitor;
- Circulação – Fila de reserva;
- Circulação – Histórico de reservas;
- Circulação – Leitores cadastrados;
- Circulação – Leitores com devolução em atraso;
- Circulação – Leitores com pagamento de multa pendente;
- Circulação – Leitores Suspensos;
- Circulação – Multas do Leitor;
- Circulação – Pagamento de multa;
- Circulação – Pagamento de multa detalhado;
- Circulação – Títulos mais emprestados;
- Circulação – Total de empréstimos;
- Circulação – Total de empréstimos por tipo de leitor;
- Periódicos – Fascículos;
- Periódicos – Renovação de assinaturas;
- Periódicos – Entregas;
- Artigos;
- Etiquetas – Etiquetas de código de barra de exemplar;
- Etiquetas – Etiquetas de identificação de exemplares;
- Etiquetas – Etiquetas de identificação de leitores;
- Etiquetas – Etiquetas de endereço de leitores;
- Etiquetas – Etiquetas de localização de exemplares;
- Etiquetas – Etiquetas de obra.
O menu Relatórios também disponibiliza uma rotina que permite ao próprio usuário definir Relatórios Particulares, sem necessidade de fazer solicitações à Tecnotrends. Esses relatórios poderão ser acessados através do menu Relatórios particulares.
GRÁFICOS
O SAGRES Acervo disponibiliza alguns gráficos (menu Gráficos da interface principal do módulo) que permitem uma visão geral de alguns aspectos das informações registradas pelo módulo, que podem ser solicitados conforme as necessidades do usuário.
- Acompanhamento de acervo por exemplar;
- Acompanhamento de acervo por título;
- Acompanhamento de alunos cadastrados;
- Acompanhamento de Empréstimo por biblioteca;
- Acompanhamento diário de empréstimo e devolução.
OUTRAS ROTINAS
São rotinas que alteram dados do acervo e são executadas eventualmente.
 
								