Cadastramento de Sugestões pelo Bibliotecário
Acessível pelo menu Aquisição > Sugestões.
Interface para cadastro de Sugestões feitas pelos leitores ou bibliotecários para a aquisição de novos exemplares para a biblioteca. Serve de base para que o responsável pelas aquisições possa analisar as necessidades dos leitores em relação ao acervo da biblioteca.
O cadastramento dos leitores é pré-requisito para a utilização desta interface. Por sua vez, o cadastro das sugestões é pré-requisito para o cadastro dos pareceres das sugestões.
É importante observar que nenhum dos campos de Sugestão é especificamente de preenchimento obrigatório, mas algum deles (título, autor, assunto etc.) precisa ser preenchido.
Inicialmente, devemos selecionar o leitor que irá cadastrar sugestões de obras para aquisição. Caso seja necessário, podemos utilizar a função pesquisar leitores, que fica ao lado do campo Leitor.
Devemos informar as letras iniciais do nome do leitor e acionar a recuperação de dados.
Assim que identificamos o código do leitor, podemos acionar a função de Recuperação de dados da interface Sugestões.
No final, devemos acionar o botão Salvar para registrar as atualizações no sistema.
Na interface temos:
- Botão Adicionar – inclusão de nova Sugestão;
- Botão Remover – remoção das Sugestões selecionadas, que serão excluídas ao ser acionado o botão Salvar;
- Botão Restaurar – reapresenta as Sugestões removidas, antes do botão Salvar ser acionado;
- Botão Ordenar – ordena as Sugestões em ordem alfabética.
Ao acionarmos o botão Adicionar, o sistema apresentará a seguinte interface para incluirmos os dados de uma nova Sugestão (Data, Título, Edição, Autor, Assunto e Editora). A mesma interface é apresentada quando clicamos sobre o Título de uma Sugestão para alterar os dados da mesma:
No final, devemos acionar o botão Confirmar para salvar as informações no sistema.