Manual Sagres

​​​​​​​​​​​​​​​​​​Catalogação - Obras

Cadastro contendo informações que identificam e qualificam as Obras que fazem parte do acervo da Instituição. Acessível pelo menu Catalogação > Obras.
 
O cadastramento das tabelas de Áreas de conhecimento, Idiomas, Tipos de Obra, Editoras, Autores, Assuntos, Locais, Periódicos e Séries é pré-requisito para o cadastramento de uma Obra.
 
Por sua vez, a inserção de informações no cadastro de Obras é pré-requisito para o cadastramento dos exemplares.
 
Para acessar a interface Obras, o usuário deve clicar sobre o menu especificado acima para que o sistema exiba a interface de busca da obra.
 Nota
 
     O campo Buscar Obra é do tipo autocompletar; possui o ícone no final. Clique no nesse campo e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Obra que deseja selecionar. O sistema exibirá a lista de Obras cadastradas que possuem os caracteres informados em qualquer parte do nome.
Informações sobre CDU/CDD são exibidas na lista das obras retornadas. 
Selecione​ a Obra desejada.
Interface-Catalogacao-Obras-Tela-Inicial
Interface para Catalogação de Obras

Funcionalidade da interface Obras

Se o usuário deseja alterar ou excluir uma obra já cadastrada, é necessário informar qual é a obra. 

Após encontrar a obra desejada, o usuário deverá acionar o botão Recuperar para que o sistema apresente na interface Obras os dados da obra solicitada, possibilitando que o usuário dê continuidade à operação.

Na alteração o usuário deverá fazer as modificações desejadas e, em seguida, acionar o botão Salvar para que a aplicação registre no sistema as modificações realizadas. 

Na exclusão o usuário deverá acionar o botão Excluir, em seguida, também deverá acionar o botão Salvar para registrar a exclusão no sistema.

Mas, se o usuário deseja incluir uma nova obra, deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a interface Obras para que os dados da nova obra sejam informados. Ao final do procedimento, o usuário deverá acionar o botão Salvar

Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Obra
Iniciando o cadastramento de uma nova Obra

Botão Colar MARC

O botão Colar MARC tem a finalidade de facilitar o cadastramento de uma nova obra, permitindo que suas informações sejam copiadas de um registro já feito no padrão MARC a partir de uma página na Internet ou até mesmo de um arquivo de texto gerado com as informações desejadas.
 
Para realizar o procedimento, o usuário deverá selecionar os dados na fonte escolhida (Biblioteca Nacional, por exemplo, pelos meios citados), copiar e, em seguida, clicar na interface Colar MARC. Por fim, deverá clicar sobre o botão Selecionar para que as informações possam ser consideradas pelo sistema.
 
Esta opção de importar obras a partir de uma base de dados MARC é a forma mais eficiente de se manter o cadastro de obras atualizado, já que previne erros de digitação. 
Interface-Catalogacao-Obras-Tela-Colar-MARC
Texto no formato MARC

Botão Nova Edição

O botão Nova Edição tem a finalidade de facilitar o cadastramento de uma nova obra, permitindo que suas informações sejam copiadas de uma outra obra já cadastrada no Sagres Acervo.
 
Ao clicar no botão Nova Edição, o sistema copia os dados da obra já cadastrada e desabilita os campos de Título e Área de Conhecimento (eles deverão ser os mesmos da obra já existente) e limpa a figura da capa da obra. 
Mensagem-Atencao-Aproveitar-dados
Cadastrando outra Obra com aproveitamento dos dados
Para cadastrar a nova obra, altere as informações desejadas e clique no botão Salvar.

Botão Exemplares

Com o botão Exemplares, é possível acessar os dados dos exemplares da obra em questão.
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Obra-Interface-Botao-Exemplares
Interface Exemplares - Exemplo de uma lista com todos os exemplares de uma obra
Nesta interface o sistema exibe alguns dados dos exemplares da obra em questão: VolumeNúmeroExemplarISBNTomboTipo de Aquisição (Assinatura, Compra Doação, Permuta, Transferência), se o exemplar é de Consulta ou não, e a Situação do exemplar (Livre, Emprestado etc.). 
 
Caso o usuário deseje acessar os detalhes de um exemplar, para leitura ou atualização, ele deverá clicar no campo Volume da linha com os dados do exemplar desejado. A aplicação apresentará os dados do exemplar em uma nova interface: Volume, ExemplarTombo, ISBNTipo de Aquisição, Valor do Exemplar, Pedido, Data de Aquisição, Tipo de Saída (Extraviado, Danificado, Transferido de biblioteca, Doado, Descarte, e Outro), Data de Saída, se é um exemplar de Consulta, Situação (Livre, Emprestado etc.), Localização e Observação.
 
Ao terminar alguma atualização, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Caso não ocorram erros, o sistema exibirá a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Obra-Interface-Detalhe-Exemplar
Dados de um exemplar

Interface Obras

A interface Obras é formada por 12 pastas: Obra, Complemento, Autores, TradutoresAssuntos, Notas, Séries, Informações EspecíficasExemplaresFicha da obra (visualização e impressão da ficha da obra), Obra Principal (caso a obra seja parte de uma obra principal (ex.: capítulo de uma obra ou um artigo de um fascículo)), e a pasta MARC (informações da obra no formato MARC). ​
 
  • Pasta Obras 
pasta Obra agrupa as informações que identificam a Obra: Tipo da Obra, Título, Subtítulo, Desprezar (número de caracteres que deverão ser desprezados na pesquisa de uma obra), Edição, Nível (Monografia, Coleção, Periódico etc.), ISBN, Idioma, Área de Conhecimento, CDD, Cutter, Local, Ano e Editora da publicação, Home Page, condições para empréstimo do último exemplar livre (Permitir Empréstimo, Não Permitir Empréstimo, Depende da Obra, Faz parte de uma Obra Principal).
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Obra-1
Interface Obras - Pasta Obras

O usuário pode registrar as imagens das Capas das Obras. Para inserir a imagem de uma capa, o usuário deve deslizar o mouse sobre a área reservada para a imagem na Pasta Obras, acionando o surgimento da frase “Alterar imagem”, que deverá ser pressionada para que o sistema solicite a informação sobre a imagem a ser carregada.

Procurar-Capa-da-Obra
Informações sobre a imagem da capa a ser carregada

Após selecionar o arquivo com a imagem, o usuário deverá clicar no botão OK para que a imagem seja carregada.

Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Obra-Com-a-Capa
Interface Obras - Pasta Obras - Com a imagem da capa de uma obra
Área de Conhecimento é selecionada a partir de uma lista de Áreas de Conhecimento previamente cadastradas. Para isso, o usuário deve clicar no ícone da função de Pesquisa, situado no final do campo Área de Conhecimento.
 
O Idioma da Obra é selecionado a partir de uma lista de Idiomas previamente cadastrados. Caso o Idioma desejado não apareça na lista, deve-se proceder seu cadastro na Tabela de Idiomas.
 
Para o campo Editora, existe a possibilidade de se fazer uma pesquisa digitando os três primeiros caracteres do nome da Editora desejada para que o sistema apresente uma lista de Editoras que atendem às letras informadas, possibilitando que o usuário escolha a desejada.
 
Se o nível selecionado for Periódico ou se o tipo de obra selecionado se enquadra na categoria Artigo, o campo Periódico ficará visível para que o obra seja informada.
 
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Obra-Nivel-Periodico
Exemplo da Interface Obras - Pasta Obras - Com campos para informações de Periódico para uma obra com nível igual a Periódico
Apenas uma das opções de catalogação aparecerá na interface: CDD ou CDU. Isto dependerá da configuração do parâmetro Forma de Catalogação (Parâmetros Gerais, pasta Geral).
 
Para informar o campo Cutter, existe a possibilidade de obtenção do seu valor clicando sobre o ícone da função de Pesquisa, que se situa no final do campo Cutter.
 
No quadro Último Exemplar, a opção Permitir Empréstimo ou Não Permitir Empréstimo indica se poderá ou não haver empréstimo do último exemplar da obra disponível na biblioteca. A opção “Depende do Tipo de Obra” indica que o empréstimo dependerá do tipo da obra.
 
Finalmente, podemos indicar se a obra que está sendo cadastrada faz parte de uma Obra Principal. Quando a obra faz parte de outra Obra, a pasta Obra Principal é habilitada.

Pasta Complemento

pasta Complemento contém outras informações sobre a Obra, como dados da descrição física (Meio Físico (slide, vídeo, gravação sonora etc.), Extensão (número de páginas etc.), Outros detalhes, Material Adicional (DVD, mapa, etc.)) e de informações gerais (Nível intelectual (infantil, juvenil, adulto, pré-escolar, secundário etc.), País de Publicação, Natureza do Conteúdo (dicionário, manual, índice, estatística etc.) e Publicação Governamental (federal, municipal etc.)) e um Resumo. Estas informações são regulamentadas pelo padrão MARC, exceto o Resumo.
 
País de Publicação pode ser selecionado a partir de uma lista previamente cadastrada. Caso o País desejado não conste da lista, o usuário deve incluí-lo na tabela de Locais.  
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Complemento
Interface Obras – Pasta Complemento

Pasta Autores

A pasta Autores contém as informações dos Autores da Obra, com a indicação do Autor Principal.
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Autores
Interface Obras – Pasta Autores

 Existem três botões na pasta que auxiliam a inserção das informações:

Academico-WEB-Secretario-Tabela-Outros-Cidades-Botoes-Novo-Remover-e-Restaurar-1
Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Autor para a Obra. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Autores já cadastrados. Por fim, o botão Restaurar permitirá a recuperação das informações removidas da interface (botão Remover) antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

Para inserir um Autor, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na interface, onde o usuário deverá informar os dados do novo Autor e, em seguida, acionar o botão Salvar para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”

Para alterar um Autor, o usuário deverá fazer as alterações desejadas e, em seguida, clicar sobre o botão Salvar para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Para excluir um ou mais Autores, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Autores a serem excluídos. Se quiser excluir todos os Autores exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Autor/Principal para que o sistema marque os Autores exibidos na tela. Em seguida, o usuário deverá acionar o botão Remover para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar.

O campo Autor é do tipo auto-completar, isto é, quando o usuário digita as iniciais do nome do autor a ser cadastrado, o sistema apresenta uma lista de nomes que atendem às letras já informadas para que o usuário possa escolher o nome desejado.

Pasta Tradutores

pasta Tradutores contém os nomes dos Tradutores da Obra, se existirem. 
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Tradutores
Interface Obras – Pasta Tradutores

Existem três botões na pasta que auxiliam a inserção das informações:

Academico-WEB-Secretario-Tabela-Outros-Cidades-Botoes-Novo-Remover-e-Restaurar-1
Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Tradutor para a Obra. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Tradutores já cadastrados. Por fim, o botão Restaurar permitirá a recuperação das informações removidas da interface (botão Remover) antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

Para inserir um Tradutor, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na interface, onde o usuário deverá informar os dados do novo Tradutor e, em seguida, acionar o botão Salvar para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”

Para alterar um Tradutor, o usuário deverá fazer as alterações desejadas e, em seguida, clicar sobre o botão Salvar para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Para excluir um ou mais Tradutores, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Tradutores a serem excluídos. Se quiser excluir todos os Tradutores exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho No./Nome para que o sistema marque os Tradutores exibidos na tela. Em seguida, o usuário deverá acionar o botão Remover para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar.

Pasta Assuntos

pasta Assuntos contém os Assuntos tratados na obra.
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Assuntos
Interface Obras – Pasta Assuntos

Existem três botões na pasta que auxiliam na inserção das informações.  

Academico-WEB-Secretario-Tabela-Outros-Cidades-Botoes-Novo-Remover-e-Restaurar-1
Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Assunto para a Obra. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Assuntos já cadastrados. Por fim, o botão Restaurar permitirá a recuperação das informações removidas da interface (botão Remover) antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

Para inserir um Assunto, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na interface, onde o usuário deverá informar os dados do novo Assunto e, em seguida, acionar o botão Salvar para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”

Para alterar um Assunto, o usuário deverá fazer as alterações desejadas e, em seguida, clicar sobre o botão Salvar para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Para excluir um ou mais Assuntos, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Assuntos a serem excluídos. Se quiser excluir todos os Assuntos exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Assunto para que o sistema marque os Assuntos exibidos na tela. Em seguida, o usuário deverá acionar o botão Remover para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar.

O campo Assunto é do tipo auto-completar, isto é, quando o usuário digita as iniciais do assunto a ser cadastrado, o sistema apresenta uma lista de nomes que atendem às letras já informadas para que o usuário possa escolher o assunto desejado.

Pasta Notas

pasta Notas contém informações das Notas da Obra. 
 
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Notas-Ja-incluida
Interface Obras – Pasta Notas

Existem três botões na pasta que auxiliam a inserção das informações:

Academico-WEB-Secretario-Tabela-Outros-Cidades-Botoes-Novo-Remover-e-Restaurar-1
Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Nota. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais Notas já cadastradas. Por fim, o botão Restaurar permitirá a recuperação das informações removidas da interface (botão Remover) antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

Para inserir uma Nota, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a interface Notas, onde o usuário deverá informar os dados da nova Nota (veja descrição da interface abaixo) e, em seguida, acionar o botão Salvar para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”

Para alterar uma Nota, o usuário deverá clicar sobre a Nota a ser alterada para que o sistema disponibilize os dados desta na interface Notas, onde o usuário deverá proceder às alterações desejadas e, em seguida, clicar sobre o botão Salvar para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Para excluir uma ou mais Notas, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Notas a serem excluídas. Se quiser excluir todas as Notas exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Tipo/Nota/Conteúdo/Condições para o acesso físico/Usuários autorizados para que o sistema marque as Notas exibidas na tela. Em seguida, o usuário deverá acionar o botão Remover para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Interface Notas

As Notas são regulamentadas pelo padrão MARC. A depender do tipo de nota selecionado, temos diferentes informações a serem fornecidas. Abaixo, temos as diferentes opções:
 
  • Notas gerais

Descrever como Notas Gerais informações descritivas da obra que não são registradas nas suas respectivas áreas.  

Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Notas-Interface-Notas-Notas-Gerais
Notas Gerais
  • Notas de Dissertação ou Tese  
Descrever como Notas de Dissertação ou Tese informações específicas de uma tese ou dissertação, incluindo o grau acadêmico conferido entre parênteses e o nome da Instituição onde a tese ou dissertação foi defendida.
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Notas-Interface-Notas-Notas-de-Dissertacao-ou-Tese
Notas de Dissertação ou Tese
  • Notas de Bibliografia 
Descrever como Notas de Bibliografia informações relativas à presença de bibliografia, apêndices ou índices no item.
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Notas-Interface-Notas-Notas-de-Bibliografia
Notas de Bibliografia
  • Notas de Conteúdo
Descrever como Notas de Conteúdo informações sobre o conteúdo da obra. Para este tipo de nota, deve-se cadastrar o tipo de conteúdo, que pode ser completo, incompleto ou parcial e a descrição da Nota. 
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Notas-Interface-Notas-Notas-de-Conteudo
Notas de Conteúdo
>> Notas de Acesso Restrito
 
Descrever como Notas de Acesso Restrito informações sobre as restrições impostas ao acesso a obra. Para este tipo de nota, além da descrição da nota, pode-se cadastrar as condições de acesso e os usuários autorizados.
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Notas-Interface-Notas-Notas-de-Acesso-Restrito
Notas de Acesso Restrito
>> Notas Locais
 
Descrever como Notas Locais informações relativas à situação do item na Instituição. Para este tipo de nota, a única informação a ser cadastrada é a descrição da nota.
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Notas-Interface-Notas-Notas-Locais
Notas Locais

Pasta Séries

A pasta Séries agrupa as informações das Séries das obras. Informa-se: nome da Série, Nº da Seção, Nome da Seção e o Volume.
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Series
Interface Obras – Pasta Séries

Existem três botões na pasta que auxiliam a inserção das informações:

Academico-WEB-Secretario-Tabela-Outros-Cidades-Botoes-Novo-Remover-e-Restaurar-1
Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Série. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais Séries já cadastradas. Por fim, o botão Restaurar permitirá a recuperação das informações removidas da interface (botão Remover) antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

Para inserir uma Série, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha na interface, onde o usuário deverá informar a nova Série e, em seguida, acionar o botão Salvar para que a aplicação registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”

Para alterar uma Série, o usuário deverá fazer as alterações desejadas e, em seguida, clicar sobre o botão Salvar para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Para excluir uma ou mais Séries, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Séries a serem excluídas. Se quiser excluir todas as Séries exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Série/Nº da Seção/Nome da Seção/Volume para que o sistema marque as Séries exibidas na tela. Em seguida, o usuário deverá acionar o botão Remover para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

campo Série é do tipo auto-complementar, isto é, quando o usuário digita as iniciais do nome da Série a ser cadastrada, o sistema apresenta uma lista de Séries que atendem às letras informadas para que o usuário possa escolher a Série desejada.

Pasta Informações Específicas

A pasta Informações Específicas contém os campos que precisão ser selecionados pelo usuário: Tipo de Texto, Ilustrações, Publicação de Evento, Ficção e Tipo de Encadernação.
 
Esta pasta só fica habilitada após a escolha do tipo de obra. As informações específicas são regulamentadas pelo padrão MARC.
 
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Informacoes-Especificas-Artigo
Interface Obras – Pasta Informações Específicas - Artigos

​​​Pasta Exemplares

A pasta Exemplares apresenta informações sobres os exemplares da Obra, incluindo dados sobre a forma de aquisição. 
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Exemplares
Interface Obras – Pasta Exemplares
Informa-se: Tipo de Aquisição (Assinatura, Compra, Transferência, Doação, e Permuta), Data de Aquisição, Nota Fiscal, Biblioteca, Volume, Número, Exemplar, Tombo, Valor, se é exemplar de Consulta ou não, e a Situação do exemplar (Livre, Emprestado, etc.)

Pasta Principal

A pasta Obra Principal contém as informações da Obra da qual a obra em questão faz parte. Esta pasta só fica habilitada se a obra estiver marcada com a opção “Faz parte de uma Obra Principal”, na pasta Obra. Após selecionar a obra (campo no cabeçalho da pasta), as informações sobre ela são automaticamente carregadas na pasta. Esse campo é do tipo auto-complementar, pois, após o usuário digitar as iniciais do nome da obra desejada, o sistema disponibiliza uma lista com os nomes de todas as obras que atendem às letras informadas para que o usuário possa selecionar a obra desejada.

Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Obra-Principal
Interface Obras – Pasta Obra Principal

Pasta Ficha

A pasta Ficha serve para visualização e impressão da Ficha Catalográfica da Obra, após o seu cadastramento. 
Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-Ficha
Interface Obras – Pasta Ficha

Pasta MARC

A pasta MARC é utilizada para a visualização das informações da Obra (já cadastrada) no padrão MARC.

Interface-Catalogacao-Obras-Pasta-MARC
Interface Obra - Pasta MARC

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