Circulação - Tipos de Leitor
Acessível pelo menu Circulação > Tipos de Leitor.
Tabela contendo informações gerais sobre os Tipos de Leitores.
O cadastramento desta tabela é pré-requisito para o cadastramento de Leitores e Regras de Circulação e para o bom funcionamento das rotinas de Empréstimo, Devolução/Renovação e Reserva.
Nesta interface informamos para cada Tipo de Leitor/Usuário cadastrado: limites que deverão ser observados em algumas situações (Empréstimos, Reservas, Áreas de Interesse), qual a fórmula a ser considerada nas punições com Suspensão para devoluções em atraso (Empréstimos e Consultas), o valor mínimo de uma multa que pode ser cobrado e qual a prioridade de Tipo do Leitor numa fila de reserva.
 Nota
   A informação sobre Áreas de Interesse é importante porque, à medida que o acervo da biblioteca é acrescido com novas aquisições, mensagens podem ser enviadas para os leitores de acordo com as áreas de interesses cadastradas para eles, se isto for definido nos parâmetros do sistema.
								Após concluirmos as atualizações desejadas, devemos acionar o botão Salvar para registrar as atualizações no sistema.
Na interface temos:
- Botão Adicionar – ao ser acionado, abre uma nova interface para inclusão de um novo Tipo de Leitor. Após informarmos todos os dados desejados, devemos acionar o botão Confirmar para que os dados sejam registrados no sistema. Esta mesma interface é aberta quando clicamos na descrição de algum tipo de leitor já cadastrado, para que possamos fazer atualizações.
Onde:
- Tipo de Usuário (forma de integração com o Sagres Acadêmico): Alunos, Professor ou Outro;
- Fórmulas de Cálculo de Punições: Fórmula Simples ou Suspensão não cumulativa;
- Prioridade na reserva: prioridade nas filas de reserva;
- Botão Remover – remoção dos Tipos de Leitores selecionados, que serão excluídos ao ser acionado o botão Salvar;
- Botão Restaurar – reapresenta os Tipos de Leitores removidos antes do botão Salvar ser acionado;
- Botão Ordenar – ordena os Tipos de Leitores (ordem alfabética);
 
								 
								