Configurações Parâmetros - Geral
Acessível através do menu Configurações > Parâmetros > Geral.
A interface de Configuração dos Parâmetros do Sistema é utilizada para definir alguns comportamentos desejáveis no sistema em determinadas situações. A interface está dividida em 7 pastas: Geral, Integração Módulos SAGRES, Importação MARC, Mensagens Portal, WEB, Recibos e Etiquetas.
Parâmetros do Sistema - Pasta Geral
A pasta Geral agrupa os parâmetros de uso geral do sistema.
- Considerar Sábado como dia útil: marcar esta opção faz com que o sistema considere sábado como dia útil no cálculo das datas de devolução de exemplares e da quantidade de dias de atraso na devolução;
- Considerar apenas dias úteis no cálculo do atraso: marcar esta opção faz com que o sistema considere apenas os dias úteis no cálculo de dias de atraso de uma devolução;
- Considerar apenas dias úteis no cálculo da devolução: marcar esta opção faz com que o sistema considere apenas os dias úteis no cálculo da data de devolução;
- Permitir consultar obras reservadas: marcar esta opção faz com que o sistema permita que exemplares reservados sejam emprestados para consulta na própria biblioteca;
- Exibir Biblioteca e Usuário no rodapé: marcar esta opção faz com o sistema exiba a Biblioteca selecionada para trabalho e o Usuário conectado ao sistema no rodapé da página;
- Nº de Tombo Automático: marcar esta opção faz com que o sistema gere um número de tombo sequencial com o mesmo valor do código do exemplar para cada novo exemplar cadastrado;
- Utilizar senha de empréstimo: marcar esta opção faz com que o sistema solicite uma senha para que o empréstimo seja validado;
- Nº de itens na emissão de recibos: neste campo, é preciso informar a quantidade máxima de empréstimos/devoluções que serão exibidas para seleção na interface de emissão de recibos;
- Tempo de espera para um exemplar: neste campo, é preciso definir o tempo de espera para emprestar um exemplar;
- Empréstimos consecutivos por exemplar: este campo permite limitar o número de empréstimos consecutivos de um mesmo exemplar;
- Forma de Catalogação: este campo permite selecionar a forma de catalogação de Obras utilizadas pela Instituição. As opções possíveis são CDD e CDU;
- Filas de Reserva – Intervalo de Monitoração (minutos): este campo permite configurar o intervalo em que o sistema fará a verificação da fila de reserva para que as reservas que já ultrapassaram o prazo limite sejam canceladas automaticamente;
- Filas de Reserva – Limite de Espera (horas): este campo permite indicar a quantidade de horas que o leitor com prioridade numa fila de reserva tem para emprestar um exemplar que está disponível para empréstimo. Passado esse tempo, outro leitor passa a ter a prioridade sobre o exemplar;
- Filas de Reserva – Considerar outras edições da obra na atualização: marcar esta opção faz com que o sistema considere todas as edições da obra ao atualizar as filas de reserva. Em outras palavras, quando marcada, o leitor ficará na fila de reserva da obra; caso contrário, ficará na fila da obra/edição;
- Forma de Numeração dos Exemplares: este campo permite selecionar a forma numeração dos Exemplares. As opções possíveis são por Obra e por Título. A numeração por Obra é feita sequencialmente considerando uma edição, enquanto a numeração por Título é feita sequencialmente considerando todas as edições da obra;
- Forma de Organização da Biblioteca: este campo permite definir a forma que a biblioteca organiza fisicamente seus exemplares. As opções possíveis são por Área de Conhecimento e por Cutter;
- Tela de devolução: este campo permite indicar se a devolução de exemplares deve ser efetuada por Leitor, por Exemplar ou Ambos;
- Limite da quantidade máxima de empréstimos: Determina se o limite de empréstimos definido nas regras para Tipo de Leitor / Tipo de Obra será um limite único (Geral) ou por biblioteca (para cada biblioteca, o leitor poderá fazer empréstimos até o limite estabelecido);
- Bônus – Utiliza bonificação: marcar esta opção determina se a instituição utiliza o sistema de bonificação. Quando marcada, se um leitor devolve um exemplar antes do prazo de entrega, ele acumula pontos que poderão ser futuramente utilizados para fazer empréstimos acima do limite permitido;
- Bônus – Bônus/exemplar: este campo permite configurar a quantidade de pontos necessária para o empréstimo de 1 exemplar acima do limite;
- Bônus – Validade bônus (meses): este campo permite estabelecer o prazo, em meses, para se utilizar a bonificação. Ao devolver o exemplar antes do prazo, o leitor recebe uma quantidade de pontos. Estes pontos ficarão válidos durante a quantidade de meses aqui estipulada;
- Limitar a X a quantidade de renovações consecutivas do mesmo empréstimo: este campo permite determinar quantas vezes consecutivas o leitor pode renovar o mesmo exemplar através do módulo Windows;
- Visualizar apenas empréstimos da biblioteca do usuário: marcar esta opção significa que, na interface de empréstimos, só será possível visualizar os empréstimos feitos na biblioteca onde o usuário é cadastrado. Desmarcada esta opção, todos os empréstimos feitos pelo usuário serão listados, independentemente da biblioteca em que este foi efetivado;
- Considerar volumes diferentes da mesma obra como um empréstimo: marcar esta opção significa que, caso o leitor tome emprestado 2 exemplares que na verdade sejam 2 volumes diferentes da mesma obra, o sistema irá considerar como sendo apenas 1 empréstimo. Esta informação será utilizada na verificação do limite de empréstimos;
- Utiliza o campo observação na tela de reserva: este campo permite configurar se vai haver ou não um campo de observação na interface de reserva;
- Rótulo do campo Observações: Ao marcar a opção anterior (utiliza o campo observação na tela de reserva), este campo será habilitado para permitir a especificação do conteúdo que aparecerá. Este campo pode ser utilizado de acordo com a necessidade do usuário. Se a opção anterior estiver desmarcada, este campo não ficará visível.
Parâmetros do Sistema - Pasta Integração Módulos Sagres
A pasta Integração Módulos SAGRES agrupa os parâmetros utilizados na integração entre o SAGRES Acervo e os demais módulos SAGRES.
A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema:
SISTEMA ACADÊMICO UTILIZADO PELO INSTITUIÇÃO
Opções: Sagres Acadêmico, Nenhum ou Outro.
Se a opção é o Sagres Acadêmico:
- Empréstimo condicionado à matrícula do Aluno: marcar esta opção faz com que o sistema não permita a efetivação do empréstimo ou reserva se o aluno não estiver matriculado. Esta opção só terá efeito se a Instituição possuir o SAGRES Acadêmico;
- Permitir empréstimo aos Alunos ativos não matriculados: marcar esta opção faz com que o sistema, apesar de ter o empréstimo condicionado à matrícula do aluno, permita a efetivação do empréstimo ou reserva se o aluno não estiver matriculado, porém ativo (exemplo: período de férias). Esta opção só terá efeito se a Instituição possuir o SAGRES Acadêmico;
- Permitir empréstimos aos Alunos de cursos de férias: marcar essa opção faz com que o sistema permita a efetivação do empréstimo ou reserva para alunos que estão fazendo algum curso de férias. Esta opção só estará disponível se a Instituição possuir o SAGRES Acadêmico;
- Carteira para leitor condicionada à matrícula: marcar esta opção faz com que o sistema não permita a impressão da carteira de leitor do tipo Aluno se este não estiver matriculado. Esta opção só estará disponível se a Instituição possuir o SAGRES Acadêmico;
- Bloquear empréstimos aos Alunos que concluíram o currículo: marcar esta opção faz com que o sistema não permita a efetivação de empréstimos a alunos que já concluíram o currículo. Esta opção só terá efeito se a Instituição possuir o SAGRES Acadêmico;
- Exibir Curso e Situação do Aluno no Zoom dos Leitores: marcar esta opção permite que o Curso e a Situação dos Alunos serão exibidos no Zoom dos Leitores.
Se a opção é o Sagres Boleto:
- Integração com o SAGRES Boleto: esta opção permitirá que as multas geradas pelo sistema possam ser emitidas através de um boleto bancário.
Se a opção é o Sagres Financeiro:
- Sistema: este campo indica com qual sistema o Acervo é integrado, sendo que os parâmetros variam de acordo com a integração definida.
- Sagres Financeiro:
- Transferir multa para o sistema Financeiro: indica se as multas serão transferidas para o Sagres Financeiro;
- Verificar apenas débitos referentes à multa: indica se o sistema deve verificar apenas multas geradas pelo Acervo ou qualquer pendência financeira;
- Bloquear empréstimos aos leitores com títulos: indica se o bloqueio do empréstimo deve ocorrer quando houver títulos da biblioteca em atraso ou em aberto no Financeiro;
- Tolerância para verificação de débitos (dias): indica os dias de tolerância no atraso da mensalidade do leitor para não impedir empréstimos.
- Sagres Financeiro:
- Sagres Mensalidade:
- Incluir multa no carnê de mensalidade: indica se as multas devem ser incluídas no carnê de Mensalidade.
- Nenhum:
- Se o Acervo não possuir integração com nenhum sistema financeiro, as opções citadas acima tornam-se indisponíveis.
- Sagres Mensalidade:
Parâmetros do Sistema - Pasta Importação MARC
Os parâmetros da pasta Importação MARC são os campos que se deseja preencher na opção complementar, da interface Obras.
Parâmetros do Sistema - Pasta Mensagens do Portal
A pasta Mensagens do Portal agrupa os parâmetros utilizados no envio de mensagens aos leitores em determinadas situações.
- Mensagem automática de chegada de exemplares (do interesse do Leitor): marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-o que a Instituição adquiriu um exemplar dentro da sua área de interesse;
- Mensagem automática de obra reservada disponível: marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-o que uma obra reservada por ele já tem um exemplar disponível para empréstimo;
- Mensagem automática de monitoração de empréstimos: marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para o Leitor, lembrando-o da data de devolução de um determinado empréstimo. É possível definir com que antecedência este lembrete será enviado;
- Antecedência da monitoração de empréstimos (dias): este campo permite informar, em dias, qual a antecedência da monitoração de empréstimos;
- Mensagem automática de leitor em débito: marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-o da ocorrência de um débito em seu nome;
- Mensagem automática de leitor em atraso: marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-o da existência de um empréstimo em atraso;
- Mensagem automática de monitoração de assinaturas: marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para a Biblioteca, lembrando-a que uma assinatura está com prazo a expirar. É possível definir com que antecedência este lembrete será enviado;
- Antecedência da monitoração de assinaturas (dias): este campo permite informar, em dias, qual a antecedência para a monitoração de assinaturas.
Parâmetros do Sistema - Pasta WEB
A pasta WEB agrupa os parâmetros utilizados no módulo do Leitor.
- Permitir reserva de exemplares disponíveis através da Web: marcar esta opção possibilita ao usuário realizar, pelo módulo do Leitor, reservas de exemplares disponíveis;
- Limitar o número de renovações consecutivas na Web: marcar esta opção possibilita limitar o número de renovações consecutivas pelo módulo do Leitor. Além disso, é possível indicar a quantidade permitida dessas renovações;
- Quantidade máxima de renovações: este campo permite informar a quantidade máxima de renovações para o módulo do Leitor;
- Permitir o uso do Contém na consulta por assunto: marcar esta opção permite indicar se o leitor poderá utilizar a opção “Contém”, além da opção “Inicia com” na interface de consulta por assunto, no módulo do Leitor. Isso fará com que o leitor possa procurar por obras cujo assunto contenha uma palavra específica, tornando a busca mais ampla, porém pode trazer uma perda significativa da performance da consulta, o que não é desejável no que se tange ao ambiente web;
- Permitir exclusão de reservas pelo Leitor: marcar esta opção permite indicar se o leitor poderá excluir suas próprias reservas através da interface de Reservas do módulo do Leitor.
Limitar o número de renovações consecutivas na WEB: lembrar que existe parâmetro correspondente na interface de parâmetros gerais (pasta Geral). O limite definido é o limite máximo, que engloba renovações presenciais e via módulo do Leitor. Mensagens são emitidas na tentativa de evitar que este limite seja extrapolado.
Parâmetros do Sistema - Pasta Recibos
A pasta Recibos agrupa os parâmetros utilizados na impressão de recibos no sistema.
- Recibo de Empréstimo Automático: marcar esta opção faz com que o sistema emita um recibo de empréstimo automaticamente após a realização do empréstimo. Vale ressaltar que, ao configurar esta opção, o sistema emite um recibo para os empréstimos confirmados no momento;
- Recibo de Devolução Automático: marcar esta opção faz com que o sistema emita um recibo de devolução automaticamente após o registro da devolução. Vale ressaltar que, ao configurar esta opção, o sistema emite um recibo para as devoluções confirmadas no momento;
- Retirar Acentuação: marcar esta opção faz com que os recibos de multa, empréstimo e devolução não sejam acentuados;
- Nº de Vias – empréstimo / Nº de Vias – devolução: este campo permite determinar o número de vias dos recibos de empréstimos e de devoluções que serão impressos em um único comando de impressão;
- Mensagem do recibo de empréstimo: este campo permite configurar uma mensagem personalizada da Instituição para ser exibida no recibo de empréstimo de exemplares.
Parâmetros do Sistema - Pasta Etiquetas
A pasta Etiquetas agrupa os parâmetros utilizados na exibição de etiquetas no sistema.
- Emitir Etiquetas Automaticamente ao Cadastrar Exemplar: marcar esta opção faz com que o sistema emita as etiquetas de identificação e localização do exemplar automaticamente após o cadastro deste;
- Código de barra de exemplares: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de código de barra de exemplares. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
- Identificação de exemplares: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de identificação de exemplares. O modelo também será usado na interface de cadastro de exemplar. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
- Identificação de leitores: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de identificação de leitores. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
- Endereço de leitores: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiqueta de endereço de leitores. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
- Localização de exemplares: este campo permite escolher o modelo de layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de localização de exemplares. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
- Localização de exemplares com número de edição: este campo permite escolher o modelo de layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de localização de exemplares quando selecionamos a opção “Imprimir número da edição”. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
- Identificação de obras: este campo permite escolher o modelo de layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras quando selecionamos a opção “Identificação”. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
- Código de barra de obras: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras quando selecionamos a opção “Código de Barra”. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
- Localização de obras: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras quando selecionamos a opção “Localização”. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
- Localização de obras com nº de edição: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras quando selecionamos a opção “Localização” e a opção “Imprimir número de edição”. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.
Relatórios Relacionados
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