Manual Sagres

Configurações Parâmetros - Geral

Acessível através do menu Configurações > Parâmetros > Geral.

A interface de Configuração dos Parâmetros do Sistema é utilizada para definir alguns comportamentos desejáveis no sistema em determinadas situações. A interface está dividida em 7 pastas: Geral, Integração Módulos SAGRESImportação MARC, Mensagens Portal, WEB, Recibos e Etiquetas.

Parâmetros do Sistema - Pasta Geral

pasta Geral agrupa os parâmetros de uso geral do sistema.

Interface-dos-Parametros-do-Sistema-Pasta-Geral
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Geral
Cada parâmetro tem impacto sobre determinado aspecto do sistema. A seguir, são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema:
 
  • Considerar Sábado como dia útil: marcar esta opção faz com que o sistema considere sábado como dia útil no cálculo das datas de devolução de exemplares e da quantidade de dias de atraso na devolução;
  • Considerar apenas dias úteis no cálculo do atraso: marcar esta opção faz com que o sistema considere apenas os dias úteis no cálculo de dias de atraso de uma devolução;​
  • Considerar apenas dias úteis no cálculo da devolução: marcar esta opção faz com que o sistema considere apenas os dias úteis no cálculo da data de devolução;
  • Permitir consultar obras reservadas: marcar esta opção faz com que o sistema permita que exemplares reservados sejam emprestados para consulta na própria biblioteca;
  • Exibir Biblioteca e Usuário no rodapé: marcar esta opção faz com o sistema exiba a Biblioteca selecionada para trabalho e o Usuário conectado ao sistema no rodapé da página;
  • Nº de Tombo Automático: marcar esta opção faz com que o sistema gere um número de tombo sequencial com o mesmo valor do código do exemplar para cada novo exemplar cadastrado;
  • Utilizar senha de empréstimo: marcar esta opção faz com que o sistema solicite uma senha para que o empréstimo seja validado;
  • Nº de itens na emissão de recibos: neste campo, é preciso informar a quantidade máxima de empréstimos/devoluções que serão exibidas para seleção na interface de emissão de recibos;
  • Tempo de espera para um exemplar: neste campo, é preciso definir o tempo de espera para emprestar um exemplar;
  • Empréstimos consecutivos por exemplar: este campo permite limitar o número de empréstimos consecutivos de um mesmo exemplar;
  • Forma de Catalogação: este campo permite selecionar a forma de catalogação de Obras utilizadas pela Instituição. As opções possíveis são CDD e CDU;
  • Filas de Reserva – Intervalo de Monitoração (minutos): este campo permite configurar o intervalo em que o sistema fará a verificação da fila de reserva para que as reservas que já ultrapassaram o prazo limite sejam canceladas automaticamente;
  • Filas de Reserva – Limite de Espera (horas): este campo permite indicar a quantidade de horas que o leitor com prioridade numa fila de reserva tem para emprestar um exemplar que está disponível para empréstimo. Passado esse tempo, outro leitor passa a ter a prioridade sobre o exemplar;
  • Filas de Reserva – Considerar outras edições da obra na atualização: marcar esta opção faz com que o sistema considere todas as edições da obra ao atualizar as filas de reserva. Em outras palavras, quando marcada, o leitor ficará na fila de reserva da obra; caso contrário, ficará na fila da obra/edição;
  • Forma de Numeração dos Exemplares: este campo permite selecionar a forma numeração dos Exemplares. As opções possíveis são por Obra por Título. A numeração por Obra é feita sequencialmente considerando uma ​edição, enquanto a numeração por Título é feita sequencialmente considerando todas as edições da obra;
  • Forma de Organização da Biblioteca: este campo permite definir a forma que a biblioteca organiza fisicamente seus exemplares. As opções possíveis são por Área de Conhecimento por Cutter;
  • Tela de devolução: este campo permite indicar se a devolução de exemplares deve ser efetuada por Leitorpor Exemplar ou Ambos;
  • Limite da quantidade máxima de empréstimos: Determina se o limite de empréstimos definido nas regras para Tipo de Leitor / Tipo de Obra será um limite único (Geral) ou por biblioteca (para cada biblioteca, o leitor poderá fazer empréstimos até o limite estabelecido);
  • Bônus – Utiliza bonificação: marcar esta opção determina se a instituição utiliza o sistema de bonificação. Quando marcada, se um leitor devolve um exemplar antes do prazo de entrega, ele acumula pontos que poderão ser futuramente utilizados ​para fazer empréstimos acima do limite permitido;
  • Bônus – Bônus/exemplar: este campo permite configurar a quantidade de pontos necessária para o empréstimo de 1 exemplar acima do limite;
  • Bônus – Validade bônus (meses): este campo permite estabelecer o prazo, em meses, para se utilizar a bonificação. Ao devolver o exemplar antes do prazo, o leitor recebe uma quantidade de pontos. Estes pontos ficarão válidos durante a quantidade de meses aqui estipulada;
  • Limitar a a quantidade de renovações consecutivas do mesmo empréstimo: este campo permite determinar quantas vezes consecutivas o leitor pode renovar o mesmo exemplar através do módulo Windows;
  • Visualizar apenas empréstimos da biblioteca do usuário: marcar esta opção significa que, na interface de empréstimos, só será possível visualizar os empréstimos feitos na biblioteca onde o usuário é cadastrado. Desmarcada esta opção, todos os empréstimos feitos pelo usuário serão listados, independentemente da biblioteca em que este foi efetivado;
  • Considerar volumes diferentes da mesma obra como um empréstimo: marcar esta opção significa que, caso o leitor tome emprestado 2 exemplares que na verdade sejam 2 volumes diferentes da mesma obra, o sistema irá considerar como sendo apenas 1 empréstimo. Esta informação será utilizada na verificação do limite de empréstimos;
  • Utiliza o campo observação na tela de reserva: este campo permite configurar se vai haver ou não um campo de observação na interface de reserva;
  • ​Rótulo do campo Observações: Ao marcar a opção anterior (utiliza o campo observação na tela de reserva), este campo será habilitado para permitir a especificação do conteúdo que aparecerá. Este campo pode ser utilizado de acordo com a necessidade do usuário. Se a opção anterior estiver desmarcada, este campo não ficará visível.
 Nota
 
   Limitar a quantidade de renovações consecutivas do mesmo empréstimo: lembrar que existe parâmetro correspondente na pasta de definição de parâmetros WEB. O limite definido na interface de parâmetros (pasta Geral) é o limite máximo, que engloba renovações presenciais e via WEB. Mensagens são emitidas na tentativa de evitar que este limite seja extrapolado. 

Parâmetros do Sistema - Pasta Integração Módulos Sagres

pasta Integração Módulos SAGRES agrupa os parâmetros utilizados na integração entre o SAGRES Acervo e os demais módulos SAGRES.

Interface-dos-Parametros-do-Sistema-Pasta-Integracao-Modulos-Sagres
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Integração Módulos SAGRES

A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema:

 

SISTEMA ACADÊMICO UTILIZADO PELO INSTITUIÇÃO

Opções: Sagres Acadêmico, Nenhum ou Outro.

Se a opção é o Sagres Acadêmico:

  • Empréstimo condicionado à matrícula do Aluno: marcar esta opção faz com que o sistema não permita a efetivação do empréstimo ou reserva se o aluno não estiver matriculado. Esta opção só terá efeito se a Instituição possuir o SAGRES Acadêmico;
  • Permitir empréstimo aos Alunos ativos não matriculados: marcar esta opção faz com que o sistema, apesar de ter o empréstimo condicionado à matrícula do aluno, permita a efetivação do empréstimo ou reserva se o aluno não estiver matriculado, porém ativo (exemplo: período de férias). Esta opção só terá efeito se a Instituição possuir o SAGRES Acadêmico;
  • Permitir empréstimos aos Alunos de cursos de férias: marcar essa opção faz com que o sistema permita a efetivação do empréstimo ou reserva para alunos que estão fazendo algum curso de férias. Esta opção só estará disponível se a Instituição possuir o SAGRES Acadêmico;
  • Carteira para leitor condicionada à matrícula: marcar esta opção faz com que o sistema não permita a impressão da carteira de leitor do tipo Aluno se este não estiver matriculado. Esta opção só estará disponível se a Instituição possuir o SAGRES Acadêmico;
  • Bloquear empréstimos aos Alunos que concluíram o currículo: marcar esta opção faz com que o sistema não permita a efetivação de empréstimos a alunos que já concluíram o currículo. Esta opção só terá efeito se a Instituição possuir o SAGRES Acadêmico;
  • Exibir Curso e Situação do Aluno no Zoom dos Leitores: marcar esta opção permite que o Curso e a Situação dos Alunos serão exibidos no Zoom dos Leitores.

Se a opção é o Sagres Boleto:

  • Integração com o SAGRES Boleto: esta opção permitirá que as multas geradas pelo sistema possam ser emitidas através de um boleto bancário.

Se a opção é o Sagres Financeiro:

  • ​Sistema: este campo indica com qual sistema o Acervo é integrado, sendo que os parâmetros variam de acordo com a integração definida.
    • ​Sagres Financeiro:
      • ​Transferir multa para o sistema Financeiro: indica se as multas serão transferidas para o Sagres Financeiro;
      • Verificar apenas débitos referentes à multa: indica se o sistema deve verificar apenas multas geradas pelo Acervo ou qualquer pendência financeira;
      • Bloquear empréstimos aos leitores com títulos: indica se o bloqueio do empréstimo deve ocorrer quando houver títulos da biblioteca em atraso ou em aberto no Financeiro;
      • Tolerância para verificação de débitos (dias): indica os dias de tolerância no atraso da mensalidade do leitor para não impedir empréstimos.
 Nota
 
   Quando o parâmetro “Bloquear empréstimos aos leitores com títulos” estiver marcado como “em aberto” no Sagres Acervo, o parâmetro “Gera um novo título para cada crédito da biblioteca” também deve está marcado no Sagres Financeiro, (menu Parâmetros > Geral, pasta Biblioteca), garantindo que um título específico será criado para cada multa.  
    • ​​​Sagres Mensalidade:
      • Incluir multa no carnê de mensalidade: indica se as multas devem ser incluídas no carnê de Mensalidade.
    • ​​Nenhum:
      • Se o Acervo não possuir integração com nenhum sistema financeiro, as opções citadas acima tornam-se indisponíveis.

Parâmetros do Sistema - Pasta Importação MARC

Os parâmetros da pasta Importação MARC são os campos que se deseja preencher na opção complementar, da interface Obras

Interface-dos-Parametros-do-Sistema-Pasta-Importacao-MARC
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Importação MARC
Relatório Relacionado

Parâmetros do Sistema - Pasta Mensagens do Portal

pasta Mensagens do Portal agrupa os parâmetros utilizados no envio de mensagens aos leitores em determinadas situações. 

Interface-dos-Parametros-do-Sistema-Pasta-Mensagens
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Mensagens do Portal
A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema:
 
  • Mensagem automática de chegada de exemplares (do interesse do Leitor): marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-o que a Instituição adquiriu um exemplar dentro da sua área de interesse;
  • Mensagem automática de obra reservada disponível: marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-o que uma obra reservada por ele já tem um exemplar disponível para empréstimo;
  • Mensagem automática de monitoração de empréstimos: marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para o Leitor, lembrando-o da data de devolução de um determinado empréstimo. É possível definir com que antecedência este lembrete será enviado;
  • Antecedência da monitoração de empréstimos (dias): este campo permite informar, em dias, qual a antecedência da monitoração de empréstimos;
  • Mensagem automática de leitor em débito: marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-o da ocorrência de um débito em seu nome;
  • Mensagem automática de leitor em atraso: marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para o Leitor, informando-o da existência de um empréstimo em atraso;
  • Mensagem automática de monitoração de assinaturas: marcar esta opção possibilita a emissão automática de uma mensagem para a Biblioteca, lembrando-a que uma assinatura está com prazo a expirar. É possível definir com que antecedência este lembrete será enviado;
  • Antecedência da monitoração de assinaturas (dias): este campo permite informar, em dias, qual a antecedência para a monitoração de assinaturas.

Parâmetros do Sistema - Pasta WEB

pasta WEB agrupa os parâmetros utilizados no módulo do Leitor.

Interface-dos-Parametros-do-Sistema-Pasta-WEB
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta WEB
A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o módulo do Leitor:
 
  • Permitir reserva de exemplares disponíveis através da Web: marcar esta opção possibilita ao usuário realizar, pelo módulo do Leitorreservas de exemplares disponíveis;
  • Limitar o número de renovações consecutivas na Web: marcar esta opção possibilita limitar o número de renovações consecutivas pelo módulo do Leitor. Além disso, é possível indicar a quantidade permitida dessas renovações;
  • Quantidade máxima de renovações: este campo permite informar a quantidade máxima de renovações para o módulo do Leitor;
  • Permitir o uso do Contém na consulta por assunto: marcar esta opção permite indicar se o leitor poderá utilizar a opção “Contém”, além da opção “Inicia com” na interface de consulta por assunto, no módulo do Leitor. Isso fará com que o leitor possa procurar por obras cujo assunto contenha uma palavra específica, tornando a busca mais ampla, porém pode trazer uma perda significativa da performance da consulta, o que não é desejável no que se tange ao ambiente web;
  • Permitir exclusão de reservas pelo Leitor: marcar esta opção permite indicar se o leitor poderá excluir suas próprias reservas através da interface de Reservas do módulo do Leitor.
 Nota

   Limitar o número de renovações consecutivas na WEB
: lembrar que existe parâmetro correspondente na interface de parâmetros gerais (pasta Geral). O limite definido é o limite máximo, que engloba renovações presenciais e via módulo do Leitor. Mensagens são emitidas na tentativa de evitar que este limite seja extrapolado. 

Parâmetros do Sistema - Pasta Recibos

A pasta Recibos agrupa os parâmetros utilizados na impressão de recibos no sistema.

Interface-dos-Parametros-do-Sistema-Pasta-Recibos
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Recibos
A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema:
 
  • Recibo de Empréstimo Automático: marcar esta opção faz com que o sistema emita um recibo de empréstimo automaticamente após a realização do empréstimo. Vale ressaltar que, ao configurar esta opção, o sistema emite um recibo para os empréstimos confirmados no momento;
  • Recibo de Devolução Automático: marcar esta opção faz com que o sistema emita um recibo de devolução automaticamente após o registro da devolução. Vale ressaltar que, ao configurar esta opção, o sistema emite um recibo para as devoluções confirmadas no momento;
  • Retirar Acentuação: marcar esta opção faz com que os recibos de multa, empréstimo e devolução não sejam acentuados;
  • Nº de Vias – empréstimo / Nº de Vias – devolução: este campo permite determinar o número de vias dos recibos de empréstimos e de devoluções que serão impressos em um único comando de impressão;
  • Mensagem do recibo de empréstimo: este campo permite configurar uma mensagem personalizada da Instituição para ser exibida no recibo de empréstimo de exemplares.
 Nota
 
   Está disponível no sistema a opção Configurações de Recibos, que pode ser utilizada para  selecionar um grupo de recibos para ser utilizado pela Biblioteca. Além disso, existe a opção Grupo de Configurações de Recibos, onde são definidos os grupos de recibos disponíveis para cada Biblioteca. 
Relatório Relacionado

Parâmetros do Sistema - Pasta Etiquetas

pasta Etiquetas agrupa os parâmetros utilizados na exibição de etiquetas no sistema.

Interface-dos-Parametros-do-Sistema-Pasta-Etiquetas
Interface dos Parâmetros do Sistema – Pasta Etiquetas
A seguir são listados todos os parâmetros e suas respectivas influências sobre o sistema:
 
  • Emitir Etiquetas Automaticamente ao Cadastrar Exemplar: marcar esta opção faz com que o sistema emita as etiquetas de identificação e localização do exemplar automaticamente após o cadastro deste;
  • Código de barra de exemplares: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de código de barra de exemplares. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
  • Identificação de exemplares: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de identificação de exemplares. O modelo também será usado na interface de cadastro de exemplar. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
  • Identificação de leitores: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de identificação de leitores. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
  • Endereço de leitores: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiqueta de endereço de leitores. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
  • Localização de exemplares: este campo permite escolher o modelo de layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de localização de exemplares. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
  • Localização de exemplares com número de edição: este campo permite escolher o modelo de layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de localização de exemplares quando selecionamos a opção “Imprimir número da edição”. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
  • Identificação de obras: este campo permite escolher o modelo de layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras quando selecionamos a opção Identificação”. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
  • Código de barra de obras: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras quando selecionamos a opção Código de Barra”. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
  • Localização de obras: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras quando selecionamos a opção Localização”. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema;
  • Localização de obras com nº de edição: este campo permite escolher o modelo do layout da etiqueta que será utilizado no relatório Etiquetas de obras quando selecionamos a opção Localização” e a opção “Imprimir número de edição”. Esses modelos já deverão estar cadastrados no sistema.
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