Manual Sagres

Periódicos - Kardex

Acessível pelo menu Periódicos > Kardex. 

A  interface Kardex permite gerar o cadastro dos fascículos dos periódicos, com o registro de dados sobre as entregas, e permite realizar a geração de exemplares

Interface-Kardex
Interface Kardex
Inicialmente, o usuário deverá informar o nome do Periódico, campo do tipo auto-complementar, em que o usuário digita as iniciais do nome do periódico desejado para que a aplicação apresente a lista de periódicos que atendem às iniciais informadas para que o usuário possa selecionar o periódico desejado.
 
 A interface Kardex é composta de 2 pastas: Fascículos/Exemplares Entregas.

Interface Kardex - Pasta Fascículos e Exemplares

O usuário pode fazer o cadastramento dos Fascículos dos periódicos através desta pasta. 

Interface-Kardex-Pasta-Fasciculos-Exemplares
Interface Kardex - Pasta Fascículos/Exemplares
Para excluir um ou mais Fascículos, o usuário deverá selecionar os Fascículos desejados (marcando a primeira posição das linhas com os dados dos Fascículos a excluir) e acionar o botão Remover para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas. Para que as informações sejam excluídas do sistema, o usuário deverá clicar no Botão Salvar
 
Para alterar os dados de um Fascículo, o usuário deverá clicar sobre o nome do Fascículo desejado para acessar a interface de cadastramento dos dados de um Fascículo, descrita abaixo (interface Fascículo).
 
Para incluir um Fascículo, o usuário deverá acionar o botão Novo,para acessar a interface de cadastramento dos dados de um Fascículo, descrita abaixo (interface Fascículo). 

Interface Fascículo

 A interface Fascículo é composta por duas pastas: Geral e Assunto.

Interface Fascículo - Pasta Geral

Interface-Fasciculo-Pasta-Geral
Interface Fascículo - Pasta Geral
O usuário deverá informar os dados do fascículo: Obra, Tipo da Obra, Fascículo, Editora, Subtítulo, o Volume, Nº do Fascículo, Suplemento, Parte, Data da Publicação, No de Chamada (CDD), Cutter. O cadastramento do tipo da obra do Fascículo e da área de conhecimento são obrigatórios. Ao concluir, o usuário deverá acionar o botão Confirmar para que as informações sejam incluídas no sistema.
 

Interface Fascículo - Pasta Assunto

Interface-Fasciculo-Pasta-Assunto
Interface Fascículo - Pasta Assunto
Nessa pasta o usuário poderá cadastrar os Assuntos do Fascículo. 
 
Para incluir um Assunto, o usuário deverá acionar o Botão Novo. O sistema abrirá uma nova linha, onde o usuário deverá inserir o novo Assunto. Ao concluir, o usuário deverá clicar sobre o botão Confirmar para que a aplicação registre a informação no sistema.
 
Para excluir um ou mais Assuntos, o usuário deverá selecionar os Assuntos desejados (marcando as primeiras posições das linhas com os dados dos Assuntos a excluir) e depois acionar o botão Remover para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas. Para que a aplicação exclua as informações do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar.
 
Para atualizar os Assuntos, o usuário deverá executar as alterações desejadas e, no final, acionar o botão Confirmar para que a aplicação registre as informações no sistema.
 

Interface Kardex - Pasta Entregas

Esta pasta permite o acompanhamento das entregas dos fascículos. São apresentadas as assinaturas cadastradas para o periódico (menu Periódicos > Assinaturas). São apresentadas as seguintes informações: Vigência (Sim ou Não), Biblioteca, Fornecedor, Data inicial, Data Final e Quantidade de Exemplares.

As entregas que tiverem exemplares gerados não poderão ter nem as datas nem os fascículos alterados. O sistema emite a mensagem “Não é possível  alterar a entrega pois existem exemplares cadastrados”.

Interface-Kardex-Pasta-Entregas
Interface Kardex - Pasta Entregas
Ao clicar no nome da Biblioteca de uma das assinaturas, o usuário acessará a interface de cadastramento dos dados das entregas (interface Entregas). 
 
Se a assinatura selecionada não é mais vigente, o sistema questiona: 
Pergunta-assinatura-nao-vigente-quer-inserir-entrega
Pergunta: quer adicionar nova entrega para uma assinatura não vigente?
Interface-Entregas
Interface Dados das Entregas
Nesta interface, inicialmente, o usuário deve cadastrar a entrega e depois acionar o botão Confirmar (para que o sistema registre as informações no sistema), para só então poder gerar os exemplares (acionando o botão Gerar Exemplares). 
 
Não é permitido cadastrar entrega efetiva futura (o sistema avisa “Não é permitido cadastrar entregas efetivas futuras”).
 
A situação de uma entrega pode ser: Entregue, Não entregue e Cancelada.
 
Para informar as datas, o usuário pode fazer uso da função calendário encontrada no final dos campos que receberão as datas.
 
Para gerar exemplares, o usuário precisa antes selecionar a entrega, pois, se não o fizer, o sistema questionará: 
Para-gerar-exemplar-automaticamente-precisa-selecionar-entrega
Para gerar exemplares, é preciso selecionar a entrega
Interface-Gerar-Exemplares
Interface para gerar os exemplares
Nesta interface temos alguns dados da entrega: Obra, Número de exemplares previstos na assinatura, e Exemplares já gerados desta entrega. Os exemplares são pré-distribuídos pelo sistema para a Biblioteca que fez a assinatura, mas o usuário pode alterar esta situação.
 
Esta interface permite distribuir a quantidade de exemplares a serem gerados para cada biblioteca. Se a quantidade de exemplares totais ultrapassar a quantidade de exemplares previstos, os exemplares não serão gerados. Os exemplares podem ser gerados diversas vezes para a mesma entrega até que a quantidade máxima de exemplares para cada assinatura seja atingida.

Relatórios Relacionados

Rolar para cima