Planejamento Acadêmico
O módulo Planejamento tem como objetivo prover às instituições de ensino uma ferramenta que auxilie no registro e controle dos fatos relativos ao planejamento da oferta de componentes curriculares para a realização da matrícula de um novo período letivo
Nesta fase, as informações do Sistema são preparadas de forma a permitir a ocorrência do processo de Matrícula, próxima Etapa do Calendário Acadêmico, onde os Alunos poderão se inscrever em Disciplinas (componentes Curriculares), que deverão ser cursadas no próximo Período Acadêmico, e os Docentes deverão lecionar nas Turmas em que foram alocados.
Algumas etapas são processadas eventualmente, quando ocorrem mudanças estruturais na Instituição, já outras, sempre ocorrem nesta fase a cada Período Letivo e, além disso, alguns procedimentos de algumas etapas poderão ocorrer em outras fases do Período Letivo, pois existe a possibilidade de que eles necessitem de atualizações, ou correções, ao longo do Período, conforme as necessidades.
Para facilitar a operação do Sistema, a maioria das etapas poderá ser processada de acordo com a ordem em que são descritas a seguir.
Pré-Requisitos para elaboração do Planejamento Acadêmico:
A Criação do novo Período Letivo é a primeira coisa que o gestor do sistema deve fazer .
Deve-se atentar principalmente em informações que geralmente são atualizadas a cada período letivo.
Estas atualizações são imprescindíveis para execução do processo de Planejamento de Matrícula.
- Geração da Avaliação Curricular
A Avaliação Curricular identifica as Atividades Curriculares cumpridas, identifica se o Aluno é provável concluinte, se é provável formando, ou se já integralizou o currículo, e faz o cálculo da série do Aluno.
Etapas do Planejamento Acadêmico :
- Levantamento / Avaliação da Demanda
- Oferta de Disciplinas
- Acompanhamento do Planejamento
- Avaliação do Planejamento
Etapa de Levantamento e Avaliação da Demanda
A principal informação que precisamos para elaborar o planejamento acadêmico é a quantidade de vagas em disciplinas (demanda) necessárias para a realização da matrícula.
O Sagres oferece recursos para obtenção da demanda por essas duas forma:
- Previsão de Demanda
Nesta etapa poderemos solicitar a geração do relatório de Previsão de Matrícula, para permitir a otimização da Oferta. O relatório disponibiliza o total de alunos aptos a cursar as disciplinas, classificando por curso, período da disciplina na grade curricular do aluno, disciplina e turno do aluno. Durante a execução desta função são acessados os históricos atualizados dos Alunos (onde constam as Atividades Curriculares já cumpridas ou dispensadas) e a Grade do Currículo selecionado para contabilizar quais são as novas Atividades que os Alunos poderão cursar, ou porque não exigem pré-requisitos, ou os alunos já os cumpriram.
- Consulta ao Alunado
Para a consulta ao alunado há um serviço disponível na interface de matrícula no Portal do Aluno, Intenção de Matrícula que permite que o aluno indique quais disciplinas pretende matricular no próximo período letivo, a partir dos registros das intenções de matrícula dos alunos, poderá ser gerado para Avaliação da Demanda.
Para liberar a consulta ao alunado é necessário definir critérios para a consulta:
A – Definir Etapa de Matrícula
i. Definir o nome da “Consulta ao Alunado” – alterar a imagem usada na interface de matrícula no Portal do Aluno para a correspondente etapa. ATENÇÃO: Procurar o Gerente do Sistema para executar esta etapa.
ii. Definir o número da Etapa (normalmente a demanda é a Etapa de nº 1).
iii. Definir o tipo de Etapa. Deve ser “Intenção de Matrícula”.
iv. Definir o período letivo ao qual se destina.
v. Definir a vigência: data e hora de início e de término (período em que a consulta ficará disponível).
vi. Os check´s existentes nessa interface não são aplicáveis à Etapa de Intenção de Matrícula.
B – Definir como o aluno visualizará as disciplinas para efetuar a escolha
Definição dos “scripts” de Oferta – Temporáriamente este script deve ser criado no Acadêmico DESKTOP no menu Planejamento > Definir Oferta/ Sugestão de Matrícula).
O script de oferta tem o objetivo de indicar quais disciplinas o aluno já cumpriu, Quais disciplinas o aluno está cursando, quais as disciplinas podem ser selecionadas pelos alunos. A princípio são todas as disciplinas não cumpridas da grade que o aluno está apto a cursar, ou seja, disciplinas que não possuem pré-requisito ou tenham os pré-requisitos já atendidos pelo aluno.
Caso existam disciplinas que não devam estar disponíveis para seleção, independente de terem os pré-requisitos cumpridos, estas disciplinas não deverão ser habilitadas.
C – Criação dos direcionamentos
Define quem participa do processo de Matrícula no Portal, ativa funções e links.
ATENÇÃO: Procurar o Gerente do Sistema para executar os procedimentos de definição de critérios para a consulta ao alunado.
Os coordenadores de colegiado devem avaliar a demanda, usando o relatório que indica para cada Disciplina selecionada pelos Alunos, o total de Alunos com intenção de Matrícula na Disciplina: Avaliação de Intenção de Matrícula
As informações fornecidas na “Intenção de Matrícula”, serão avaliadas, e servirão de base, mais tarde, para a definição da Sugestão de Matrícula e da Oferta para a próxima matrícula.
Etapa de Oferta de Disciplinas
Após a avaliação da demanda, a instituição estará apta a executar a próxima Etapa do Planejamento > Oferta de Disciplinas.
Etapas de Acompanhamento e Avaliação do Planejamento
O acompanhamento do Planejamento é realizado durante a matrícula, quando pode ser necessário fazer ajustes no planejamento, de modo a possibilitar um melhor atendimento aos alunos.
A avaliação do Planejamento é realizada após a conclusão da matrícula, quando deve-se avaliar a qualidade do planejamento realizado: Acompanhamento e Avaliação do Planejamento Acadêmico;