Emissão de Relatórios em Interfaces tipo Seleção de Contexto
Muitos relatórios no Sagres são exibidos em interfaces do tipo Seleção de Contexto.
A interface é dividida em duas áreas, na esquerda, temos as seleções de dados possíveis para a geração do relatório, e na direita são apresentados os itens selecionados.
Para cada seleção possível existe um contexto associado. Por exemplo, se o item considerado na seleção é o Curso (1) , o contexto será formado dos diversos Cursos da Instituição.
Para selecionarmos os itens desejados, utilizamos os botões Adicionar Filtro / Remover Filtro. Se optarmos em selecionar tudo, selecione todos os itens e acione em seguida o botão Adicionar Filtro, aí, todas as seleções e contextos possíveis serão considerados para a geração do relatório, mas se marcarmos alguns itens e a seguir acionarmos o botão Adicionar Filtro, somente os itens selecionados serão considerados na geração do relatório.
Para procurar um determinado item, clique na linha cinza acima da lista dos itens (2), e escreva o início do nome do item que procura, onde aparece o texto “Digite algum termo para filtrar a lista abaixo…” (3) e (4).
O sistema vai localizar e selecionar o item informado (5). Acione o botão Adicionar Filtro para mover o item para a área de Filtro Selecionado.
Acione o Botão Exibir Relatório para visualizar o relatório.
Se não existem informações que atendam às seleções do Usuário, para a geração de um determinado Relatório, o Sistema apresentará um aviso, informando que “Nenhum registro foi retornado”.
Para remover itens da área de Filtro Selecionado, basta marcá-los e a seguir acionar o botão Remover Filtro.
A impressão do relatório é realizada na nova interface apresentada contendo os dados solicitados. Mais detalhes clique aqui => Imprimir Relatório.