Manual Sagres

Mantenedora

Cadastro contendo informações sobre as Mantenedoras da Instituição. Acessível pelo menu Cadastro > Mantenedora, do Sagres Acadêmico 3 Web, no perfil do Secretário.

A inclusão de informações nas Tabelas Tipo de Endereço e Tipo de Telefone são pré-requisitos para a inserção de dados no cadastro de Mantenedoras.
 
A inserção de dados no cadastro de Mantenedoras é pré-requisito para o cadastramento de Faculdades  (ou órgãos equivalentes).
 
Para acessar essa interface, o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a tela inicial da interface Mantenedora,onde o usuário deverá informar no campo Nome qual Mantenedora irá trabalhar, caso queira fazer uma alteração ou exclusão, e em seguida clicar sobre o botão Recuperarpara que o sistema apresente na interface todos os dados da Mantenedora solicitada, ou poderá clicar sobre o botão Novo, caso queira fazer uma inclusão, para que o sistema apresente a interface, onde o usuário deverá informar os dados da nova Mantenedora.
Interface Mantenedora - tela inicial

O campo Nome é do tipo auto complementar (observe o símbolo no final do campo), e por isso basta o usuário informar as letras iniciais do nome da Mantenedora desejada, para que o sistema apresente uma lista com todas as Mantenedoras já cadastradas cujos nomes iniciam com as letras informadas, para que o usuário selecione a Mantenedora desejada.

Selecionando uma Mantenedora

Para excluir uma Mantenedora, após a aplicação apresentar os dados da Mantenedora desejada na interface, o usuário deverá clicar no botão Excluir, presente no rodapé da interface, para que o sistema remova o Mantenedora do cadastro. O sistema irá confirmar a exclusão, e caso seja confirmada, a Mantenedora será excluída, e se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Confirmação da exclusão de um registro
Caso o usuário deseje fazer alterações, ele deverá realizar as modificações desejadas, e em seguida acionar o botão Salvar, para que o sistema registre as atualizações realizadas. Caso não ocorram erros, a aplicação apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
 
 Na inclusão o usuário deverá preencher as informações da nova Mantenedora na interface apresentada, e em seguida acionar o botão Salvar. Caso não ocorram erros, a aplicação apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. Nem todos os dados precisam ser preenchidos imediatamente, pois podem ser informados posteriormente.
Na inclusão, caso o CNPJ informado já tenha sido cadastrado na base de dados, o sistema questionará o usuário se deseja importar os dados já cadastrados. Se a resposta for sim, as informações serão importadas
Questionamento sobre importação de dados

Interface Mantenedora

A interface Mantenedora é composta de 3 Pastas: Dados Gerais, Endereço, Telefone.

Pasta Dados Gerais

Interface do Cadastro de Mantenedoras – Pasta Dados cadastrais

Pasta Dados Gerais informamos: Nome, CGC, Inscrição Estadual, Inscrição Municipal, Razão Social, E-mail, e Home Page.

Após cadastrar os dados, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema exibirá a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Pasta Endereços

Interface do Cadastro de Mantenedoras – Pasta Endereços

Na Pasta Endereços informamos os endereços da Mantenedora. O endereço principal é o preferencial.

Nesta pasta informamos os endereços da Mantenedora: um principal (preferencial), e outros adicionais, se necessários. Inicialmente informamos os dados do endereço principaltipo do endereço (o sistema só aceita um endereço de cada tipo: comercial, residencial, temporário, etc.), CEP, rua, complemento (se necessário), número do imóvel, bairro,  estado, e a cidade, e para registrar as informações no sistema, acionamos o  botão Salvar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“, e disponibilizará na parte denominada Outros Endereços três botões que permitem cadastrar endereços adicionais para a Mantenedora, caso existam.
Botões da Interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um endereço adicional para a Mantenedora. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais endereços adicionais já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).
 
Para inserir um endereço adicional o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma interface (observe a figura abaixo), onde o usuário deverá informar os dados do novo endereço, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. Parte dos dados do endereço incluído aparecerá na pasta Endereços. Os endereços adicionais são definidos automaticamente como não preferenciais, condição que não pode ser alterada.
Interface para detalhamento de um endereço
Para alterar um endereço, o usuário deverá clicar sobre o endereço que deseja modificar, para que o sistema apresente os dados do endereço selecionado numa interface (observe a figura acima), onde o usuário deverá fazer as alterações desejadas, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. Como já foi dito, os endereços adicionais são definidos automaticamente como não preferenciais, condição que não pode ser alterada.  
 
Para excluir um ou mais endereços adicionais, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os endereços a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os endereços exibidos na tela, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Tipo/Endereço/Preferencial  para que o sistema marque os endereços exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Nota
 
O botão Excluir só deve ser utilizado para excluir a Mantenedora do cadastro.
 
Nota
 
O endereço principal é o preferencial, e será utilizado para endereçamento de correspondências.
 

Pasta Telefones

Interface do Cadastro de Mantenedoras – Pasta Telefones

Na Pasta Telefones informamos os telefones da Mantenedora: DDD, Número Tipo, se é Preferencial. Apenas um telefone pode ser marcado como preferencial.

Existem três botões na interface que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo telefone para a Mantenedora. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais telefones já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Para inserir um telefone o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha, onde o usuário deverá informar os dados do novo telefone, e em seguida acionar o botão Salvar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. O usuário pode definir um dos telefones como preferencial, mas apenas um telefone pode ser assim definido.
 
Para alterar um ou mais telefones, o usuário deverá modificar as informações dos telefones a serem atualizados, e em seguida acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
 
Para excluir um ou mais telefones, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os telefones a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os telefones exibidos na tela, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho DDD/Número/Tipo/Preferencial  para que o sistema marque os telefones exibidos na tela, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões  indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Nota
 
Lembrar de atualizar cada Faculdade (ou órgão equivalente) com a Mantenedora correspondente.
 
plugins premium WordPress
Rolar para cima