Manual Sagres

Área de Concentração, Linha de Pesquisa, Projeto de Pesquisa e Grupo de Pesquisa, Área de Conhecimento e Avaliação

Conheça o significado de alguns termos utilizados na área acadêmica:

A CAPES E A PÓS-GRADUAÇÃO

CAPES organiza as áreas de pesquisa em dois níveis hierárquicos: Áreas d​​e Concentração Linhas de Pesquisa.( Manual de Preenchimento do Aplicativo para Proposta de Cursos Novos (APCN) 2008 da CAPES)

  • Áreas de Concentração: expressa a vocação inicial ou histórica do Programa. Neste sentido, ela deve indicar, de maneira clara, a área de conhecimento à qual pertence o programa, os contornos gerais de sua especialidade na produção do conhecimento e na formação esperada.               

 Podemos dizer que uma Área de Concentração trata sobre um campo específico do conhecimento, assim, ela deve compreender um campo bem delimitado de certos ramos do conhecimento, atividades ou competências.

  • Linhas de Pesquisa expressam a especialidade de produção do conhecimento dentro da área de concentração e são sustentadas, fundamentalmente, por docentes / pesquisadores do corpo permanente do programa.

Linhas de Pesquisa dizem respeito à temas aglutinadores de estudos científicos, que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam Projetos de Pesquisa cujos resultados guardam afinidades entre si”.

    • Projeto de Pesquisa: O Projeto de Pesquisa é a investigação com início e final definidos, fundamentada em objetivos específicos, visando a obtenção de resultados, de causa e efeito ou colocação de fatos novos em evidência.

Os cursos de graduação atendem a determinadas Áreas de Concentração Linhas de Pesquisa.

Grupo de Pesquisa: Os Grupos de Pesquisa podem desenvolver várias Linhas de Pesquisa, e um participante de um Grupo pode trabalhar em uma ou mais Linhas de Pesquisa desenvolvidas pelo Grupo.

Exemplos:

  • Área de Concentração em Redes de Informação com Linhas de Pesquisa em Redes de Computadores e Segurança da Informação;
  • Área de Concentração em Processamento Multimídia com Linhas de Pesquisa em Processamento de Sinais Audio-Visuais eProcessamento de Sinais em Comunicação;
  • Área de Concentração em Sistemas Inteligentes com Linhas de Pesquisa em Inteligência Artificial e Inteligência Social.​

A primeira versão da Tabela de Área de Concentração foi fruto de um esforço conjunto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e outros órgãos.
 
A classificação original foi definida com uma hierarquização em quatro níveis, que vão do mais geral aos mais específicos abrangendo 08 grandes áreas, 76 áreas e 340 subáreas do conhecimento.

ÁREAS DE CONHECIMENTO / AVALIAÇÃO

As Áreas do Conhecimento tem por objetivo proporcionar às Instituições uma forma de sistematizar e prestar informações aos órgãos gestores da área de ciência e tecnologia. A tabela está hierarquizada em quatro níveis:

  •  1º nível – Grande Área: aglomeração de diversas Áreas do Conhecimento em virtude da afinidade de seus objetos, métodos cognitivos e
  • 2º nível – Área: conjunto de conhecimentos (Área Básica) inter-relacionados, coletivamente construído, com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas.
  •  3º nível – Subárea: segmentação da área do conhecimento estabelecida em função do objeto e estudo e de procedimentos metodológicos reconhecidos e amplamente utilizados.
  • 4º nível – Especialidade: caracterização temática da atividade de pesquisa e ensino. Uma mesma especialidade pode ser enquadrada em diferentes grandes áreas, áreas e subáreas

Mais tarde surgiram novos elementos: nova Grande Área, Áreas e Subáreas.

Existem nove Grandes Áreas nas quais se distribuem as 48 Áreas de Avaliação da CAPES.

Todas as ações de Extensão Universitária devem ser classificadas em Áreas do Conhecimento, tendo por base as áreas definidas pelo CNPq: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharia / Tecnologia, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais, Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes.

Exemplos:

Área de Conhecimento: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Área de avaliação:

  • Matemática
  • Algebra
  • Conjuntos
  • Lógica matemática

Área de avaliação:

  • Probabilidade e estatística
  • Teoria geral e fundamentos da probabilidade
  • Teoria geral e processos estocásticos
  • Teoremas de limite

Os Programas dos cursos de pós-graduação são classificados dentro da Tabela de Áreas do Conhecimento, numa determinada Grande Área, Subárea, etc.

De acordo com a CAPES eles devem ser estruturados representando as devidas Áreas de Concentração, e suas Linhas de Pesquisa, que por sua vez, darão origem a Projetos de Pesquisa.

As Linhas de Pesquisa do Programa, correspondem à Subáreas da Tabela de Áreas de Conhecimento.

plugins premium WordPress
Rolar para cima