Manual Sagres

Tabela - Autorização de acesso a informações de Componente Curricular e Docentes por Departamento e por Usuário

O Sagres Acadêmico permite a inclusão ou retirada de autorizações de acesso ao sistema, conforme o papel do usuário no sistema. Usuários ligados aos Colegiadosprecisam de acesso aos dados relativos aos cursos que pertencem a seus colegiados, usuários ligados aos Departamentos precisam de acesso aos dados relativos aos componentes curriculares e docentes que pertencem a seus departamentos, etc. Cada usuário autorizado acessa exclusivamente os dados permitidos, exemplo: um usuário autorizado de um departamento, não conseguirá acessar dados de outros departamentos onde ele não tem autorização de acesso. Nesta documentação descreveremos o uso da rotina de autorização de acesso aos dados dos componentes curriculares e docentes, portanto, para usuários ligados a Departamentos.
 
As autorizações de acesso aos componentes curriculares e docentes podem ser definidas por Departamento ou por Usuário.
 
As autorizações por departamento são acessíveis pelo menu Tabela > Autorização > Informações de Componente Curricular e Docente > Por Departamento, e por usuário pelo menu Tabela > Autorização > Informações de  Disciplinas (Componentes Curriculares) e Docentes > Por Usuário, ambos no Sagres Acadêmico 3 Web, no perfil do Secretário.
 
São necessários os cadastramentos anteriores das Instituições de Ensino Superior, das Faculdades (ou órgãos equivalentes), dos Departamentos (ou órgãos  equivalentes), das Unidades de Apoioe o cadastramento no Sagres Portal dos usuários que poderão ter acesso às informações do Sagres Acadêmico.

Nota

Apenas usuários que já possuem login /senha (uma conta) no sistema podem ter autorização de acesso. Essas informações são controladas no Sagres Portal. A princípio o usuário deve ser um técnico. A identificação do usuário na rotina de autorização é feita a partir da tabela de controle das contas dos usuários no sistema.

 

Não é possível que um usuário possua autorização para colegiados e departamentos que estejam vinculados a faculdades de Instituições de Ensino Superior diferentes., ou seja, cada usuário só terá autorização a acessar informações relativas a uma única Instituição. 

Autorização por Departamento

Após o usuário clicar sobre o menu da rotina, o sistema apresentará a interface Autorização a Informações de Componente Curricular e Docente por Departamento, com a lista dos Departamentos da Instituição.

Interface Autorização a Informações de Componente Curricular e Docentes por Departamento
O usuário deverá clicar sobre o nome do departamento em que irá trabalhar, para que o sistema apresente a interface Autorização com a lista dos usuários já autorizados a acessar as informações do departamento. O sistema apresenta o total de usuários já cadastrados.
Interface Autorização

A interface Autorização apresenta 3 botões que permitem executar algumas ações:

Botões da interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de mais um usuário que será autorizado a acessar as informações de componentes curriculares e docentes do departamento. Acionando o botão Remover, o sistema permitirá que sejam removidos da interface um ou mais usuários já autorizados, que posteriormente poderão ser excluídos, caso o usuário acione o botão Confirmar. E finalmente, acionando o botão Restaurar, o sistema permitirá a recuperação das informações removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Confirmar).

Inclusão de Usuário

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará a lista dos usuários autorizados já cadastrados, com uma nova linha no final da lista, onde deve ser informado o nome do novo usuário que será autorizado (campo Usuário). Este campo é do tipo auto complementar, isto é, quando o usuário digita as iniciais do nome do usuário a ser cadastrado, o sistema automaticamente disponibiliza para seleção uma lista com todos os usuários cujos nomes possuem as iniciais informadas, para que seja selecionado o usuário desejado. Em seguida deve ser acionado o botão Confirmar, para que o novo usuário seja registrado no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Preparando a inclusão de um novo usuário

Alteração de Usuário

Para alterar um ou mais usuários autorizados, devem ser alteradas as informações das linhas que contêm os nomes dos usuários a serem alterados, e em seguida deve ser acionado o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações realizadas. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Exclusão de Usuário / Restauração das informações

Para excluir um ou mais usuários autorizados, devem ser marcadas as primeiras posições das linhas com os nomes dos usuários a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os usuários exibidos na tela no momento, deve ser marcada a primeira posição do cabeçalho Usuário, da interface Autorização, para que o sistema marque os usuários, e em seguida deve ser acionado o botão Remover, para que a aplicação remova da interface os usuários marcados, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, deve ser acionado o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Preparando a exclusão de um usuário autorizado
Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção de informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Confirmar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Observações

Caso alguma ação do usuário viole alguma regra da interface, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado (na figura abaixo: tentativa de incluir um usuário mais de uma vez).

Exemplo de mensagem de erro

Autorização por Usuário

Após o usuário clicar sobre o menu da rotina, o sistema apresentará a interface Autorização a Informações de Disciplinas (Componente Curricular) e Docente por Usuário, onde será preciso selecionar o usuário que iremos trabalhar, ou clicando sobre o nome do usuário desejado na tabela apresentada na interface, ou informando as iniciais do nome do usuário desejado no campo Usuário, e em seguida acionando o botão Buscar, para que o sistema apresente uma lista com os nomes de todos os usuários cujos nomes possuem as iniciais informadas, para então o usuário selecionar o usuário desejado.

 

Interface Autorização a Informações de Componente Curricular e Docentes por Usuário

O sistema apresentará a interface Autorização, com a lista dos departamentos que o usuário já recebeu autorização de acesso às informações.​

Interface Autorização

A interface Autorização apresenta 3 botões que permitem executar algumas ações:

Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de mais um departamento que o usuário terá direito de acesso às informações de componente curricular e docente. Acionando o botão Remover, o sistema permitirá que o usuário remova da interface um ou mais departamentos já autorizados, que posteriormente poderão ser excluídos, caso o usuário acione o botão Confirmar. E finalmente, acionando o botão Restaurar, o sistema permitirá a recuperação de informações removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Inclusão de Departamento

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará a lista dos departamentos já autorizados, com uma nova linha no final da lista, onde o usuário deverá selecionar o  novo departamento que será autorizado (campo Departamento), em seguida acionar o botão Confirmar, para que o novo departamento seja registrado no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. 
Preparand​o a inclusão de um novo departamento

Alteração de Departamento

Para alterar um ou mais departamentos autorizados, o usuário deverá alterar as informações das linhas que contêm os nomes dos departamentos a serem alterados, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações feitas. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Exclusão de Departamento / Restauração das informações

Para excluir um ou mais departamentos autorizados, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os nomes dos departamentos a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os departamentos exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Departamento, da interface Autorização, para que o sistema marque os departamentos, e em seguida deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface os departamentos marcados, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Preparando a exclusão de um departamento

Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção de informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Confirmar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Observações

Caso alguma ação do usuário viole alguma regra da interface, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado (na figura abaixo: o usuário tentou incluir um departamento mais de uma vez).

Exemplo de mensagem​ de erro
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