Manual Sagres

Tabela - Autorização de acesso a informações de Curso por Colegiado e por Usuário

O Sagres Acadêmico permite a inclusão ou retirada de autorizações de acesso ao sistema, conforme o papel do usuário no sistema. Usuários ligados aos Colegiados precisam de acesso aos dados relativos aos cursos que pertencem a seus colegiados, usuários ligados aos Departamentos precisam de acesso aos dados relativos aos componentes curriculares e docentes que pertencem a seus departamentos, etc. Cada usuário autorizado acessa exclusivamente os dados permitidos, exemplo: um usuário autorizado de um Colegiado, não conseguirá acessar dados de outros colegiados onde ele não tem autorização de acesso. Nesta documentação descreveremos o uso da rotina de autorização de acesso aos dados de Curso, portanto, para usuários ligados a Colegiados.
 
As autorizações de acesso aos cursos podem ser definidas por Colegiado ou por Usuário. As autorizações por Colegiado são acessíveis pelo menu Tabela > Autorização > Informações de Curso > Por Colegiado, e por Usuário pelo menu Tabela > Autorização > Informações de Curso > Por Usuário, ambos no Sagres Acadêmico 3 Web, no perfil do Secretário.
 
São necessários os cadastramentos anteriores das Instituições de Ensino Superior, das Faculdades (ou órgãos equivalentes), dos Departamentos (ou órgãos  equivalentes), das Unidades de Apoioe o cadastramento no Sagres Portal dos usuários que poderão ter acesso às informações do Sagres Acadêmico.
 Nota

Apenas usuários que já possuem login /senha (uma conta) no sistema podem ter autorização de acesso. Essas informações são controladas no Sagres Portal. A princípio o usuário deve ser um técnico. A identificação do usuário na rotina de autorização é feita a partir da tabela de controle das contas dos usuários no sistema.

 

Não é possível que um usuário possua autorização para colegiados e departamentos que estejam vinculados a faculdades de Instituições de Ensino Superior diferentes., ou seja, cada usuário só terá autorização a acessar informações relativas a uma única Instituição.

Autorização por Colegiado

Após o usuário clicar sobre o  menu Tabela > Autorização > Informações de Curso > Por Colegiado, o sistema apresentará a interface Autorização a Informações de Curso por Colegiado, onde o usuário deverá clicar sobre o nome do colegiado em que irá trabalhar.
Interface autorização a informações de Curso
O sistema apresenta​ a interface Autorização com a lista dos usuários já autorizados a acessar as informações do colegiado. O sistema apresenta o total de usuários já cadastrados.
Interface Autorização
A interface Autorização apresenta 3 botões que permitem executar algumas ações:
Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de mais um usuário que será autorizado a acessar as informações de curso do colegiado. Acionando o botão Remover, o sistema permitirá que sejam removidos da interface um ou mais usuários já autorizados, que posteriormente poderão ser excluídos, caso o usuário acione o botão Confirmar. E finalmente, acionando o botão Restaurar, o sistema permitirá a recuperação das informações removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Confirmar).

Inclusão de Usuário

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará a lista dos usuários autorizados já cadastrados, com uma nova linha no final da lista, onde deve ser informado o nome do novo usuário que será autorizado (campo Usuário). Este campo é do tipo auto complementar, isto é, quando o usuário digita as iniciais do nome do usuário a ser cadastrado, o sistema automaticamente disponibiliza para seleção uma lista com todos os usuários cujos nomes possuem as iniciais informadas, para que seja selecionado o usuário desejado. Em seguida deve ser acionado o botão Confirmar, para que o novo usuário seja registrado no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Preparando a inclusão e um novo usuário

Alteração de Usuário

Para alterar um ou mais usuários autorizados, devem ser alteradas as informações das linhas que contêm os nomes dos usuários a serem alterados, e em seguida deve ser acionado o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações realizadas. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Exclusão de Usuário / Restauração das informações

Para excluir um ou mais usuários autorizados, devem ser marcadas as primeiras posições das linhas com os nomes dos usuários a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os usuários exibidos na tela no momento, deve ser marcada a primeira posição do cabeçalho Usuário, da interface Autorização, para que o sistema marque os usuários, e em seguida deve ser acionado o botão Remover, para que a aplicação remova da interface os usuários marcados, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, deve ser acionado o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Preparando a exclusão de um usuário
Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção de informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Confirmar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Observações

Caso alguma ação do usuário viole alguma regra da interface, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado (na figura abaixo: tentativa de incluir um usuário mais de uma vez).
Exemplo de mensagem de erro

Autorização por Usuário

 Após o usuário clicar sobre o menu Tabela > Autorização > Informações de Curso > Por Usuário, o sistema apresentará a interface Autorização a Informações de Curso por Usuário, onde será preciso selecionar o usuário que iremos trabalhar, ou clicando sobre o nome do usuário desejado na tabela apresentada na interface, ou informando as iniciais do nome do usuário desejado no campo Usuário, e em seguida acionando o botão Buscar, para que o sistema apresente uma lista com os nomes de todos os usuários cujos nomes possuem as iniciais informadas, selecionar o usuário desejado.
Interface Autorização a Informações de Curso por Usuário

O  sistema apresentará a interface Autorização, com a lista dos colegiados que o usuário já recebeu autorização de acesso às informações.

Interface Autorização

A interface Autorização apresenta 3 botões que permitem executar algumas ações:

Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de mais um colegiado que o usuário terá direito de acesso às informações de curso. Acionando o botão Remover, o sistema permitirá que o usuário remova da interface um ou mais colegiados já autorizados, que posteriormente poderão ser excluídos, caso o usuário acione o botão Confirmar. E finalmente, acionando o botão Restaurar, o sistema permitirá a recuperação de informações removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Inclusão de Colegiado

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará a lista dos colegiados já autorizados, com uma nova linha no final da lista, onde o usuário deverá selecionar o novo colegiado que será autorizado (campo Colegiado), em seguida acionar o botão Confirmar, para que o novo colegiado seja registrado no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Preparando a inclusão de um novo colegiado

Alteração de Colegiado

Para alterar um ou mais colegiados autorizados, o usuário deverá alterar as informações das linhas que contêm os nomes dos colegiados a serem alterados, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações feitas. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Exclusão de Colegiado / Restauração das informações

Para excluir um ou mais colegiados autorizados, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os nomes dos colegiados a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os colegiados exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Colegiado, da interface Autorização, para que o sistema marque os colegiados, e em seguida deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface os colegiados marcados, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Preparando a exclusão de um colegiado

Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção de informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Confirmar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Observações

Caso alguma ação do usuário viole alguma regra da interface, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado (na figura abaixo: o usuário tentou incluir um colegiado mais de uma vez).

Exemplo de mensagem de erro
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