Manual Sagres

Tabela - Área de Conhecimento

Tabela contendo os códigos e as descrições das áreas de conhecimento dos diversos cursos da Instituição. Acessível pelo menu Tabela > Área de Conhecimento, do Sagres Acadêmico 3 Web, no perfil do Secretário.

Para conhecer mais sobre ​Área de Conhecimento veja a página Documento que Descreve Termos Acadêmicos.​

O cadastramento de informações nessa tabela é pré-requisito para o cadastramento dos cursos da Instituição.

Para acessar essa interface, o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a interface Área de Conhecimento, com as áreas já cadastradas até o momento (campo Código, e campo Descrição). As áreas de conhecimento são apresentadas de acordo com a ordem dos seus códigos. O sistema exibe o total de áreas de conhecimento já cadastradas.

Interface Área de Conhecimento

Na interface apresentada temos 3 botões que permitem executar algumas ações:

Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de uma nova área de conhecimento. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface uma ou mais áreas de conhecimento já cadastradas, que posteriormente poderão ser excluídas (botão Salvar). E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Inclusão de área de conhecimento

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará a lista das áreas de conhecimento já cadastradas com uma nova linha no final da lista, onde o usuário deverá  informar a nova área de conhecimento (campo Código e campo Descrição). Em seguida, o usuário deverá clicar sobre o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema a nova área de conhecimento. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Preparando a inclusão de uma nova área de conhecimento

Alteração de área de conhecimento

Para alterar uma ou mais áreas de conhecimento, o usuário deverá modificar as informações das linhas com as áreas de conhecimento a serem atualizadas, e acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Exclusão de área de conhecimento/Restauração das informações

Para excluir uma ou mais áreas de conhecimento, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as áreas de conhecimento a serem excluídas, ou se quiser excluir todas as áreas de conhecimento exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Código/Descrição, da interface Área de Conhecimento, para que o sistema marque as áreas de conhecimento, e em seguida deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Preparando a exclusão de uma área de conhecimento
Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Observações

Caso alguma ação do usuário viole alguma regra da interface, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado (na figura abaixo, não foi possível excluir a área de conhecimento, pois existem registros no sistema que fazem referência à mesma).

Exemplo de mensagem de erro
Relatórios relacionados com Área de Conhecimento:​
plugins premium WordPress
Rolar para cima