Manual Sagres

Tabela - Grupo de Dados Críticos

Esta interface permite que o usuário defina grupos de dados críticos na aplicação, isto é, dados importantes, que só poderão ser manipulados por determinados usuários, visando evitar a possibilidade de surgirem erros e inconsistências na base de dados. Acessível pelo menu Tabela > Outros > Grupo de Dados Críticos, no Sagres Acadêmico .

Uma vez definidos os grupos de dados, eles ficarão inicialmente bloqueados para todos os usuários, e, nas interfaces “Autorização em Dados Crític​os por Grupo​​” e “Autorização em Dados Críticos por Usuário​“, posteriormente, será possível definir quais usuários terão acesso a esses dados, portanto, a inclusão de informações nessa tabela é importante para a definição dos usuários autorizados a acessar esses grupos de dados.
Interface Grupo de Dados Críticos

​Existem três botões na pasta que auxiliam na inserção das informações.

Botões da Interface

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Grupo de Dados Críticos . O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais Grupos de Dados Críticos já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

  Para inserir um novo Grupo de Dados Críticos o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a interface de detalhe de Grupo de Dados Críticos, onde o usuário deverá informar os dados do novo Grupo de Dados, e em seguida acionar o botão Salvar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

  Para alterar um Grupo de Dados Críticos, o usuário deverá clicar sobre o campo a esquerda do nome do Grupo de Dados Críticos a ser alterado, para que o sistema apresente os dados da Grupo de Dados Críticos desejada na interface de detalhe de Grupo de Dados Críticos , onde o usuário deverá fazer as modificações desejadas, e no final acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

  Para excluir um ou mais  Grupos de Dados Críticos, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Grupos de Dados Críticos a serem excluídos, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.​​

Interface de Detalhe de Grupo de Dados Críticos
Para cada grupo de dados (campo Descrição), definimos as interfaces da aplicação onde haverá controle de acesso (campo Janela), e quais campos de cada interface serão controlados (campo controle). As interfaces disponibilizadas pelo sistema, para o usuário selecionar as que terão controle de dados críticos, já devem estar incluídas no Módulo de Segurança Taurus, assim como os campos de cada interface que serão selecionados como dados críticos. Assim que o usuário seleciona uma interface, o sistema automaticamente disponibiliza alguns campos da interface para que o usuário selecione um campo crítico. Caso o usuário precise informar alguma interface que não esteja disponibilizada, ou algum campo da interface que também não esteja disponibilizado, ele deverá procurar o Gestor do Módulo de Segurança Taurus, para que os mesmos sejam incluídos no Módulo Taurus. Os grupos podem se referir a campos de uma única interface, ou  a campos de mais de uma interface, usando  os três botões na pasta que auxiliam na inserção das informações.
Botões da interface

As definições dos “dados críticos” e dos “usuários autorizados” possuem prioridade em relação às permissões do Módulo de Segurança Taurus.

Nota

Os grupos e os “usuários autorizados” devem ser cuidadosamente definidos, pois ao criarmos um grupo, todos os campos indicados no grupo serão automaticamente bloqueados (isto é, os usuários ficarão impedidos de acessar os campos), até que as devidas autorizações de acesso sejam definidas.

 

Para acessar essa interface, basta o usuário clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a interface Grupo de Dados Críticos, com os grupos já cadastrados. O sistema informa o total de grupos já cadastrados.
plugins premium WordPress
Rolar para cima