Tabela - Serviços Disponíveis
Tabela contendo os serviços oferecidos pela Instituição aos Alunos, incluindo informações se os mesmos são cobrados ou não, quais os prazos de execução, etc. Acessível pelo menu Tabela > Serviços > Serviços Disponíveis, no SAGRES Acadêmico.
O cadastramento da Tabela Situação da Solicitação é pré-requisito para a execução desta rotina. O cadastramento dos serviços disponíveis é pré-requisito para o processamento das rotinas de cadastramento e acompanhamento de solicitações de serviços:
- Sagres Acadêmico
- Portal do Secretário
Para acessar essa interface, basta o usuário clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a interface Serviços Disponíveis com a relação dos serviços já cadastrados. O sistema apresenta as seguintes informações: descrições dos serviços (campo Descrição), tipos de cobranças (campo Cobrança), prazos (campo Prazo), Grupos (campo Grupo), limite de requisições ou limite de gratuidade (campo Limite), valor do serviço (campo Valor), e se está disponível na Web (campo Disponível na Web). O sistema informa o total de serviços já cadastrados.
Na interface apresentada temos 3 botões que permitem executar algumas ações:
Inclusão de um Serviço
Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresenta algumas pastas, onde o usuário poderá informar os dados do novo serviço. São 4 pastas: Serviço (principal), Instruções ao solicitante, Cursos Autorizados, e Sub Serviço. Todas as pastas possuem o botão Confirmar, que deve ser acionado para registrar as informações no sistema. E caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Pasta Serviços
Na Pasta Serviço temos os seguintes quadros, com diversos campos:
- Quadro Serviço
- Descrição – Descrição do Serviço;
- Limite – Quantidade máxima de solicitações desse serviço, se existir.
- Situação do Aluno – Situação em que o serviço está disponível ( Todos, Ativos, Inativos);
- Valor – Valor do serviço em moeda, quando for o caso;
- Disponível na WEB – Indicação se o serviço estará disponível para solicitação no Portal do Aluno e Portal do Secretário ;
- Grupo– Código do agrupamento de solicitações, se o serviço fizer parte de um grupo. Agrupamento de serviços com os mesmos limites de solicitações de serviços, mesmas situações de cobranças, e mesmos cursos autorizados a solicitar os serviços, portanto em um Grupo não pode haver serviços com tipos de cobranças, cursos autorizados e limites de solicitações diferentes.
- Situação de Cobrança – Forma de cobrança da solicitação; para definir a situação de cobrança, selecionamos uma das opções abaixo (algumas indicam a existência de um limite de solicitações):
- Não cobra e não tem limites de solicitações
- Cobra após atingir o limite
- Sempre cobra pelas solicitações
- Não cobra, mas tem limites de solicitações
- Situação Inicial do Serviço – A situação inicial do serviço na WEB é definida por parâmetro (ver com o Gestor do Sistema), mas se o serviço tem uma situação inicial particular, deve ser definida nesse momento;
- Tipo Serviço – Campo em branco indica serviço básico (que não tem sub serviço), serviço especial: 2a. chamada, Trancamento do Curso, etc. Se preenchido, indica que o serviço que está sendo cadastrado é um serviço especial, que possui um formulário associado na Interface de Cadastramento de Solicitação de Serviços, no Sagres Diário (Web), que possibilita o armazenamento de informações complementares. Apenas serviços especiais permitem a solicitação de sub serviços.
- Data de Fim: indica que o serviços ficará inativo, a partir da data especificada, impossibilitando o cadastro de novas solicitações para o serviço.
- Permite Sub Serviços – Indicação se o serviço permite sub serviços () – fica habilitado se é o serviço é do tipo especial. Se marcado irá disponibilizar uma nova pasta para que o Aluno possa solicitar um ou mais dos sub serviços, que podem ser solicitados em conjunto com a solicitação em questão; Se o campo Permite Sub Serviços é marcado, o sistema disponibilizará a pasta Sub Serviços, para que o usuário indique os serviços que estarão associados ao serviço em questão.
- Exibe nome Social no SAGRES Diário – Indicação se exibe ou não o nome Social do aluno no SAGRES Diário
- Não permite abrir mais de uma solicitação simultaneamente – Indicação se a instituição permite abrir mais de uma solicitação ao mesmo tempo
Nota
Observe a mensagem que existe na interface Serviços Disponíveis: Algumas formas de cobrança indicam a existência de um limite de solicitações. Se um serviço estiver associado a um Grupo, o valor informado para o limite deve considerar a quantidade máxima de solicitações para todos os serviços que fazem parte do Grupo.
- Permite Anexo – Indicação se o serviço permite anexos;
- Quantidade Máxima de Arquivos – Quantidade máxima de arquivos que podem ser anexados, se o serviço permite anexos;
Quadro Prazo (Dias)
- Avaliar Solicitação – Quantidade de dias destinados a realização do serviço – será usada quando o Aluno registrar a solicitação no sistema, sistema exibir a mensagem do prazo para o atendimento da solicitação do serviço, após o registro da solicitação pelo Aluno;
- Registrar Solicitação- Quantidade de dias que o serviço pode ser solicitado - prazo contado a partir do início do período letivo em que a solicitação poderá ser feita. Caso o usuário não preencha o campo, o sistema tomará como referência para o prazo das solicitações, o ínicio e o fim do ano letivo.
- Exige Documentação – Indicação se o serviço exige documentação.
- Documentos – Lista dos documentos necessários, se o serviço exige documentação) – documentos que deverão ser entregues pelo Aluno;
- Dias para entregar de Documentos – Número de dias a partir da data da solicitação para a documentação necessária ser entregue pelo Aluno na Instituição.
Observações sobre GRUPOS
As alterações realizadas nos cursos autorizados de um serviço que faz parte de um Grupo, serão propagadas para os outros serviços do Grupo.
Se um serviço permite solicitação de sub serviços, e um ou mais sub serviços permitem Anexos e/ou necessitam de Documentação, cuidado especial deve ser considerado no momento do usuário fornecer as informações sobre os Anexos e/ou Documentação do serviço em questão, de forma que quando o serviço for solicitado, a solicitação possa ser completamente atendida, no caso do Aluno ter solicitado os sub serviços que exigem Anexos e/ou Documentação (pois o Solicitante pode requisitar zero ou mais sub serviços).
Durante a inclusão de um novo serviço, o sistema emite mensagens de alerta.
Pasta Instruções ao Solicitante
O preenchimento das informações na pasta Instruções ao Solicitante é opcional. O texto quando informado, será apresentado nas interfaces de solicitações de serviços.
Pasta Cursos Autorizados
O preenchimento das informações da Pasta Cursos Autorizados é opcional. Na pasta Cursos Autorizados são apresentadas duas tabelas, a da esquerda da tela contém a lista dos cursos da Instituição, que poderão ser selecionados para receber autorização de solicitar o serviço, e na tabela da direita temos os cursos que já foram autorizados. Para os serviços que possuem limite de solicitação, após selecionarmos os cursos que receberão a autorização poderemos informar quais terão um limite particular (marcando o campo Limite Particular, e qual o limite no campo Limite). Caso nenhum curso seja autorizado, os Alunos de qualquer curso poderão solicitar o serviço em questão.
Pasta Sub Serviços
A pasta Sub Serviço é disponibilizada se o campo que indica que a solicitação permite sub serviço estiver marcado na pasta Serviço (serviço do tipo especial).
Nota
Existem algumas diferenças entre as interfaces de serviços do Sagres Acadêmico, e do Sagres Diário, sendo que uma delas é que no Sagres Diário são cadastradas mais informações, existindo serviços que possuem um formulário associado.
Alteração de Serviço
Para alterar um serviço o usuário deverá clicar sobre a descrição do serviço a ser alterado, para que o sistema apresente as quatro pastas (Serviços, Instruções ao Solicitante, Cursos Autorizados e Sub Serviços), com os dados do serviço a ser alterado, para que o usuário possa modificar as informações desejadas, e em seguida acionar o botão Confirmar (presente em cada pasta), para que a aplicação registre no sistema as atualizações feitas. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Exclusão de Serviço/Restauração das informações
Para excluir um ou mais serviços, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as serviços a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os serviços exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição / Cobrança / Prazo (dias) / Grupo / Limite / Valor / Disponível na Web, da interface Serviços Disponíveis, para que o sistema marque os serviços, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Observações
Caso alguma ação do usuário viole alguma regra da interface, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado (na figura abaixo a exclusão não foi possível, pois existem outros registros que fazem referência ao serviço que seria excluído).