Manual Sagres

​ ​​​​​​​​​​​​​​​​​Tabela - Serviços Disponíveis

Tabela contendo os serviços oferecidos pela Instituição aos Alunos, incluindo informações se os mesmos são cobrados ou não, quais os prazos de execução, etc. Acessível pelo menu Tabela > Serviços > Serviços Disponíveis, no SAGRES Acadêmico. 

É necessário que os parâmetros que interferem no funcionamento dessa rotina estejam definidos, como por exemplo, o parâmetro que indica a situação inicial padrão dos serviços solicitados no Portal do Aluno  (o usuário também pode definir uma situação inicial particular para um serviço, como veremos abaixo), ou o parâmetro que indica quando os contadores de cada serviço solicitado pelo Aluno (que deverão ser comparados com o Limite de solicitação de cada serviço), deverão ser reinicializados, se por Ano ou por Período Letivo. A definição dos parâmetros que interferem no funcionamento dessa rotina são definidos no menu Configurações > Serviços.
 

O cadastramento da Tabela Situação da Solicitação  é pré-requisito para a execução desta rotina. O cadastramento dos serviços disponíveis é pré-requisito para o processamento das rotinas de cadastramento e acompanhamento de solicitações de serviços

Para acessar essa interface, basta o usuário clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a interface Serviços Disponíveis com a relação dos serviços já cadastrados. O sistema apresenta as seguintes informações: descrições dos serviços (campo Descrição), tipos de cobranças (campo Cobrança), prazos (campo Prazo), Grupos (campo Grupo), limite de requisições ou limite de gratuidade (campo Limite), valor do serviço (campo Valor), e se está disponível na Web (campo Disponível na Web). O sistema informa o total de serviços já cadastrados.

Exemplo da Interface da Tabela Serviços Disponíveis

Na interface apresentada temos 3 botões que permitem executar algumas ações:

Botões da interface
Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de um novo serviço. O botão Remover permitirá que o usuário remova um ou mais serviços da interface. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Inclusão de um Serviço

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresenta algumas pastas, onde o usuário  poderá informar os dados do novo serviço. São 4 pastas: Serviço (principal), Instruções ao solicitante, Cursos Autorizados, e Sub Serviço. Todas as pastas possuem o botão Confirmar, que deve ser acionado para registrar as informações no sistema. E caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Pasta Serviços

Exemplo da Interface da Tabela Serviços Disponíveis – Pasta Serviços

Na Pasta Serviço temos os seguintes quadros, com diversos campos:

  • Quadro Serviço
    • Descrição  – Descrição do Serviço;
    • Limite – Quantidade máxima de solicitações desse serviço, se existir.
    • Situação do Aluno –  Situação em que o serviço está disponível ( Todos, Ativos, Inativos);
    • Valor – Valor do serviço em moeda, quando for o caso;
    • Disponível na WEB – Indicação se o serviço estará disponível para solicitação no Portal do Aluno e Portal do Secretário ;
    • Grupo– Código do agrupamento de solicitações, se o serviço fizer parte de um grupo. Agrupamento de serviços com os mesmos limites de solicitações de serviços, mesmas situações de cobranças, e mesmos cursos autorizados a solicitar os serviços, portanto em um Grupo não pode haver serviços com tipos de cobranças, cursos autorizados e limites de solicitações diferentes.
    • Situação de Cobrança – Forma de cobrança da solicitação;  para definir a situação de cobrança, selecionamos uma das opções abaixo (algumas indicam a existência de um limite de solicitações):
      • Não cobra e não tem limites de solicitações
      • Cobra após atingir o limite
      • Sempre cobra pelas solicitações
      • Não cobra, mas tem limites de solicitações
    • Situação Inicial do Serviço – A situação inicial do serviço na WEB é definida por parâmetro (ver com o Gestor do Sistema), mas se o serviço tem uma situação inicial particular, deve ser definida nesse momento;
    • Tipo Serviço – Campo em branco indica serviço básico (que não tem sub serviço), serviço especial: 2a. chamada, Trancamento do Curso, etc. Se preenchido, indica que o serviço que está sendo cadastrado é um serviço especial, que possui um formulário associado na Interface de Cadastramento de Solicitação de Serviços, no Sagres Diário (Web), que possibilita o armazenamento de informações complementares. Apenas serviços especiais permitem a solicitação de sub serviços.
    • Data de Fim: indica que o serviços ficará inativo, a partir da data especificada, impossibilitando o cadastro de novas solicitações para o serviço.
Nota                                                 
 
Solicitações cadastradas sem o preenchimento do campo “Data Fim“, o sistema tomará como referência ​para o prazo, o primeiro dia do período letivo.
 
  • Permite Sub Serviços – ​Indicação se o serviço permite sub serviços () – fica habilitado se é o serviço é do tipo especial. Se marcado irá disponibilizar uma nova pasta para que o Aluno possa solicitar um ou mais dos sub serviços, que podem ser solicitados em conjunto com a solicitação em questão;  Se o campo Permite Sub Serviços é marcado, o sistema disponibilizará a pasta Sub Serviços, para que o usuário indique os serviços que estarão associados ao serviço em questão.​​
  • Exibe nome Social no SAGRES Diário – ​Indicação ​se exibe ou não o nome Social do aluno no SAGRES Diário
  • Não permite abrir mais de uma solicitação simultaneamente – Indicação se a instituição permite abrir mais de uma solicitação ao mesmo tempo
Nota
 
Não é permitido incluir solicitação de segundas chamadas de classes que estão com caderneta fechada. As classe fechadas não serão exibidas na tela.
 

Nota

Observe a mensagem que existe na interface Serviços Disponíveis: Algumas formas de cobrança indicam a existência de um limite de solicitações. Se um serviço estiver associado a um Grupo, o valor informado para o limite deve considerar a quantidade máxima de solicitações para todos os serviços que fazem parte do Grupo.

 

Quadro Anexos
  • Permite Anexo – Indicação se o serviço permite anexos;
  • Quantidade Máxima de Arquivos​ – Quantidade máxima de arquivos que podem ser anexados, se o serviço permite anexos;

Quadro Prazo (Dias) 

  • Avaliar  Solicitação – Quantidade de dias destinados a realização do serviço – será usada quando o  Aluno registrar a solicitação no sistema, sistema exibir a mensagem do prazo para o atendimento da solicitação do serviço, após o registro da solicitação pelo Aluno;​
  • Registrar Solicitação​- Quantidade de dias que o serviço pode ser solicitado ​​- prazo contado a partir do início do período letivo em que a solicitação ​​​poderá ser feita. Caso o usuário não preencha o campo, o sistema tomará como referência para o prazo das solicitações, o ínicio e o fim do ano letivo.​
 
 Quadro Documentação 
  • Exige Documentação  – Indicação se o serviço exige documentação.​​​
  • Documentos – Lista dos documentos necessários, se o serviço exige documentação) – documentos que deverão ser entregues pelo Aluno;
  • Dias para entregar de Documentos – Número de dias a partir da data da solicitação para a documentação necessária ser entregue pelo Aluno na Instituição.

​Observações sobre GRUPOS

Mensagem: Limite de solicitações e tipo de cobrança devem ser iguais. em um grupo
Só podemos criar Grupos com serviços do tipo de cobrança: “Cobra após atingir o limite” e “Não cobra, mas tem limite de solicitações”, portanto serviços com limites de solicitações.
 Ao cadastrarmos um serviço em um Grupo pré-existente, ou se quisermos alterar o grupo de uma solicitação para ela fazer parte de um outro grupo pré-existente, o sistema apresenta o seguinte questionamento:
Aviso: Os Cursos Autorizados de todos os serviços do Grupo serão padronizados., continua?

As alterações realizadas nos cursos autorizados de um serviço que faz parte de um Grupo, serão propagadas para os outros serviços do Grupo.

Nota
 
O Sagres Diário atualmente não considera o conceito Grupo.
 
Nota

Se um serviço permite solicitação de sub serviços, e um ou mais sub serviços permitem Anexos e/ou necessitam de Documentação, cuidado especial deve ser considerado no momento do usuário fornecer as informações sobre os Anexos e/ou Documentação do serviço em questão, de forma que quando o serviço for solicitado, a solicitação possa ser completamente atendida, no caso do Aluno ter solicitado os sub serviços que exigem Anexos e/ou Documentação (pois o Solicitante pode requisitar zero ou mais sub serviços).   

 

 

Durante a inclusão de um novo serviço, o sistema  emite mensagens de alerta.​​​​​

Mensagem: A descrição deve ser especificada
Mensagem: Não podem existir diferentes serviços com a mesma descrição
Mensagem: Se a cobrança do serviço considera Limite, ele deve ser especificado
Mensagem: Valor do serviço deve ser especificado (quando necessário)
Mensagem: Situação de Cobrança deve ser informada
Mensagem: Se tem anexos, a quantidade de arquivos deve ser especificada
Mensagem: Número de dias de avaliação deve ser informado
Mensagem: Documentação deve ser especificada, caso seja indicada
Mensagem: Prazo de entrega de documentação deve ser especificado

Pasta Instruções ao Solicitante

O preenchimento das informações na pasta Instruções ao Solicitante é opcional. O texto quando informado, será apresentado nas interfaces de solicitações de serviços.

Exemplo da Interface da Tabela Serviços Disponíveis – Pasta Instruções ao solicitante

Pasta Cursos Autorizados

O preenchimento das informações da Pasta Cursos Autorizados é opcional. Na pasta Cursos Autorizados são apresentadas duas tabelas, a da esquerda da tela contém a lista dos cursos da Instituição, que poderão ser selecionados para receber autorização de solicitar o serviço, e na tabela da direita temos os cursos que já foram autorizados. Para os serviços que possuem limite de solicitação, após selecionarmos os cursos que receberão a autorização poderemos informar quais terão um limite particular (marcando o campo Limite Particular, e qual o limite no campo Limite). Caso nenhum curso seja autorizado, os Alunos de qualquer curso poderão solicitar o serviço em questão.

Exemplo da Interface da Tabela Serviços Disponíveis – Pasta Cursos Autorizados
Para selecionarmos os cursos que serão autorizados, inicialmente marcamos as primeiras posições das linhas da tabela à esquerda com os dados dos cursos desejados, ou marcamos a primeira posição do cabeçalho da tabela à esquerda, para que o sistema marque todos os cursos da tabela, e em seguida acionamos os botões encontrados no centro da interface, o botão com uma seta voltada para a direita (alguns cursos), ou o botão com duas setas também voltadas para a direita (todos os cursos), para que o sistema transfira os cursos marcados da tabela da esquerda para a tabela da direita. 
 
O mesmo raciocínio é válido para retirar a autorização dos cursos, quando marcamos alguns ou todos os cursos da tabela da direita, e em seguida acionamos o botão com uma seta voltada para a esquerda (alguns cursos), ou o botão com duas setas também voltadas para a esquerda (todos os cursos), para que o sistema transfira os cursos marcados da tabela da direita para a tabela da esquerda. 
 
 
As alterações realizadas nos cursos autorizados de um serviço que faz parte de um Grupo, serão propagadas para os outros serviços do Grupo.

Pasta Sub Serviços

A pasta Sub Serviço é disponibilizada se o campo que indica que a solicitação permite sub serviço estiver marcado na pasta Serviço (serviço do tipo especial).

Exemplo da Interface Serviços Disponíveis - Pasta Serviço indicando que o serviço permite sub serviço
Exemplo da Interface Serviços Disponíveis - Pasta Sub serviço
Na Pasta Sub Serviços o usuário deverá cadastrar os serviços que poderão ser solicitados junto ao serviço que está sendo cadastrado.
 
 Para  incluir um sub serviço, o usuário deverá clicar no Botão Novo, presente na pasta Sub serviço, para que o sistema inclua uma nova linha, onde o usuário deverá selecionar um sub serviço (coluna Descrição do Sub Serviço). O sistema irá apresentar automaticamente mais alguns dados do sub serviço (Cobrança, Prazo (dias), Limite, Valor, Disponível na Web).  Para registrar no sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
   
Caso o usuário selecione um sub serviço já cadastrado, o sistema emitirá a seguinte mensagem de erro:
Mensagem: Sub Serviço já cadastrado
O sistema apresentará o sub serviço cadastrado com o mesmo modo de cobrança, mesmo prazo de realização do serviço, mesma disponibilidade na Web (disponível = sim, ou não disponível =  não) do serviço-pai, e o limite do sub serviço, se existir, será desconsiderado.
 

Nota

Existem algumas diferenças entre as interfaces de serviços do Sagres Acadêmico, e do Sagres Diário, sendo que uma delas é que no Sagres Diário são cadastradas mais informações, existindo serviços que possuem um formulário associado.

 

Para alterar um sub serviço o usuário deverá selecionar um  novo sub serviço, sobre o sub serviço a ser alterado, para que o sistema apresente as informações relativas ao novo sub serviço, e em seguida deverá acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema a alteração. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
 
Para excluir um ou mais sub serviços, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os sub serviços a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os sub serviços cadastrados, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição do Sub serviço  / Cobrança / Prazo (dias) / Grupo / Limite / Valor / Disponível na Web, da pasta Sub serviço, para que o sistema marque todos os sub serviços já cadastrados, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da pasta as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
 
Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da pasta sub serviços após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Confirmar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Alteração de Serviço

Para alterar um serviço o usuário deverá clicar sobre a descrição do serviço a ser alterado, para que o sistema apresente as quatro pastas  (Serviços, Instruções ao Solicitante, Cursos Autorizados e Sub Serviços), com os dados do serviço a ser alterado, para que o usuário possa modificar as informações desejadas, e em seguida acionar o botão Confirmar (presente em cada pasta), para que a aplicação registre no sistema as atualizações feitas. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Exclusão de Serviço/Restauração das informações

Para excluir um ou mais serviços, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as serviços a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os serviços exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição / Cobrança / Prazo (dias) / Grupo / Limite / Valor / Disponível na Web, da interface Serviços Disponíveis, para que o sistema marque os serviços, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Preparando a exclusão de um serviço
Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da interface Serviços Disponíveis após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Observações

Caso alguma ação do usuário viole alguma regra da interface, o sistema apresentará uma mensagem indicando o problema encontrado (na figura abaixo a exclusão não foi possível, pois existem outros registros que fazem referência ao serviço que seria excluído).

Exemplo de mensagem de atenção
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