Manual Sagres

Gerar Arquivo de Dados do Educacenso

Esta função compõe a rotina de geração de arquivos para o EDUCACENSO. Permite que o Usuário gere arquivo de dados do Educacenso. Acessível pelo menu Educacenso > Gerar Arquivo de Dados do Educacenso​, do módulo  SAGRES Colégio.
Gerar Arquivo de Dados para o Educacenso - Menu
Ao clicar no menu descrito acima, o sistema exibe a tela  inicial Gerar Arquivo. 
Gerar Arquivo de Dados para o Educacenso - ​tela Inicial
O Usuário deve especificar os dados para geração do arquivo. 
  • Unidade de Ensino
  • Tipo do Arquivo  – Matrícula Inicial ou Situação do Aluno 
O campo Unidade de Ensino é do tipo autoc​omple​tar;  possui o ícone Ícone-Auto-Completar.png  no final. 
Clique no campo Unidade de Ensino  e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino que deseja selecionar.
O sistema exibirá a lista de Unidades de Ensinos cadastrados, que possuem os caracteres informados em qualquer parte do nome ​. O usuário deve selecionar a Unidade de Ensino clicando sobre seu nome.
Gerar Arquivo de Dados para o Educacenso - ​Pesquisa Unidade de Ensino

Os arquivos exportados  com os registros para o Educacenso e são gerados por escola em duas etapas conforme o tipo do arquivo selecionado: Matrícula Inicial e Situação do Aluno.

Matrícula Inicial

Primeira etapa de coleta do Censo Escolar, que levanta informações gerais sobre o sistema educacional bra­sileiro. 

Nessa fase são coletados dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula (alunos matriculados e alunos /professores com ocorrência de evasão (falecimento, transferência, abandono…) no ano letivo), de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, de acordo com a data de referência do Censo Escolar (geralmente última quarta-feira do mês de maio).

São pré-requisitos para a  geração do arquivo  Matrícula Inicial:

  • Finalização da Matrícula do período letivo correspondente ao Educacenso
  • Atualização do código do INEP ​nos registros dos Alunos e Professores

​Situação do Aluno​

Segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar. Portanto, para fornecer informações sobre rendimento no sistema Educacenso, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado do aluno. Há, também, outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o movimento do aluno, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido. 

É pré-requisito  para a  geração do arquivo Situação do Aluno:

  • ​Registro do Aproveitamento dos Alunos no​ Período Letivo correspondente​.

Após a definição da Unidade de Ensino e Tipo de Arquivo, o Usuário deve acionar o botão Gerar Arquivo. O sistema exibe um aviso para aguardar aa geração do arquivo.

Gerar Arquivo - Aviso - Aguarde...
No final da geração do arquivo, o sistema exibe a mensagem:
Mensagem Arquivo gerado com sucesso
O arquivo do tipo texto com o nome da Unidade de Ensino é gerado na pasta downloads (ou outra pasta configurada pelo navegador que o usuário estiver usando, para enviar/baixar arquivos da internet).
O arquivo deve ser enviado para o INEP. 
Localização do arquivo gerado
Se gerar o arquivo da mesma Unidade de Ensino mais de uma vez, ter o cuidado de enviar para o INEP o arquivo mais recente – observar a data e hora do arquivo.
Notas
 
O período letivo considerado na geração do arquivo é o definido no menu Configurações > Período Letivo Atual
 
Clique aqui ⇒ Informações do Educacenso​ para ver mais sobre as rotinas do Educacenso​​ no SAGRES Colégio e INEP
 
plugins premium WordPress
Rolar para cima