Manual Sagres

Turmas Multisseriadas

Tela para o registro de Turmas Multisseriadas, acessível no menu Planejamento > Turmas > Turmas Multisseriadas.

Nas Turmas Multisseriadas são alocadas várias séries; muito comum na zona rural.

Turmas Multisse​riadas​ - Menu

Após realizado o acesso, será apresentada a tela inicial de Turmas Multisseriadas.

Turmas Multisseriadas - Tela inicial

É pré-requisito terem sido incluídas as disciplinas multisseriadas para o curso no período letivo.​

Na tela ​inicial o usuário deverá informar: 

  • Período Letivo –  O Usuário deve selecionar o período letivo​. O sistema lista a tabela de Períodos Letivos ​cadastrados no sistema.  Se a caixa de texto “Listar apenas períodos vigentes​” estiver marcado, são exibidos os períodos que na tabela tem a caixa de texto “Vigente” marcado.
  • Unidade de Ensino – nome da Escola
Nota
 
O campo Unidade de Ensino é do tipo auto completar e possui o ícone Ícone-Auto-Completar.png  no final. Clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Escola que deseja selecionar.
O sistema exibirá a lista de Escolas cadastradas que possuem os caracteres informados em qualquer parte do nome. Seleciona a opção desejada.
 
Auto-Completar.png
 
  • Curso –  Selecione o curso da lista de cursos da escola selecionada acima
  • Listar apenas Turmas ativas​ – Caixa de texto selecionada por padrão, para o sistema exibir​ somente as turmas multisseriadas ativas no período letivo; caso  o usuário deseje consultar as turmas inativas, deve desmarcar a caixa de texto.

​Acione o botão Recuperar.  

  • Se ainda não existem turmas cadastradas, o sistema exibirá a mensagem “Nenhum registro encontrado”.
  • ​Se  existem turmas cadastradas, o sistema exibirá as turmas Multisseriadas cadastradas e opção para incluir novas turmas.
Tela com Turma Multisseriada

São exibidos  dois botões na pasta que auxiliam na inclusão de novas Turmas Multisseriadas e uma grade com a lista das turmas já cadastradas.

Botões da tela

Para inserir uma nova Turma Multisseriada, o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a tela de detalhamento da Turma, onde o usuário deverá informar os dados da nova Turma Multisseriada, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Para alterar uma Turma Multisseriada, o usuário deverá clicar sobre a campo Descrição, da turma a ser alterada, para que o sistema apresente os dados da Turma desejada na tela de Detalhe Turmas Multisseriadas, onde o usuário deverá fazer as modificações desejadas, e no final acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso“.

Para excluir uma ou mais Turmas Multisseriadas, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Turmas a serem excluídos, e em seguida o usuário deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso“.

A tela Detalhe Turmas Multisseriadas é composta de 3 pastas: Turma Multisseriada, Alocação do Professor, Séries da Turma. Para registrar as informações da Turma, é necessário o preenchimento dos campos com as informações solicitadas nas respectivas pastas.

Oferta de Turmas Multiseriadas

Pasta Turmas Multisseriadas

Na pasta Turmas Multisseriadas informamos alguns dados correspondentes à turma.

Turmas Multisseriadas - Detalhe Turmas Multisseriadas - Pasta Turma Multisseriada
  • Nome – nome de identificação da Turma, de acordo com a codificação dotada pela Instituição
  • Ativa – Identificação se a turma está ativa ou não. Na inclusão de nova turma este campo não é editável e o sistema assume como turma ativa
  • Período Letivo – Período letivo da turma. Campo não é editável e o sistema assume o período letivo padrão configurado no menu Configurações > Seleciona Período Letivo​
  • Situação – Selecione a Situação da turma:  aberta, fechada, trancada​. Na inclusão de nova turma, sistema assume como turma Aberta.
  • Alunos Cursando –  Campo não habilitado para edição. O sistema exibe o número de alunos matriculados na turma
  • Tipo de turma – Campo não habilitado para edição –  o sistema exibe o tipo Multisseriada
  • Mínimo de alunos – O Usuário deve informar o número mínimo de alunos que a turma deve conter
  • Capacidade – O Usuário deve informar o número máximo de alunos que a turma deve conter
  • Turno -​ selecionar o turno da turma: Integral, Matutino, Vespertino ou Noturno
  • Horário  – Horário de início término das aulas. Ao selecionar o turno, o sistema preenche estes campos com os horários configurados para o turno selecionado.
    • Matutino – 8 às 12 hs
    • Vespertino – 13 às 17 hs
    • Noturno – 19 -ás 22 hs
    • Integral – 8 às 17 hs

O usuário pode modificar o horário desta turma.

  • Etapas de Ensino – Campo não habilitado para edição. O sistema exibe a Etapa de Ensino configurada para o curso selecionado.
  • Mediação didático pedagógica – Selecionar a  mediação didático pedagógica​ da turma (Presencial, semipresencial, a Educação á Distância)
  • Modalidade – Selecionar a modalidade de ensino da turma (Ensino regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA)​)
  • Profissional escolar em sala de aula – selecione se  Turma com docente ou turma sem docente
  • Dias de aula – Selecione os dias de aula da turma – (Domingo, Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta ou sábado)
  • Observações –  Informe observações sobre a turma

Após informar dados da turma, acione o botão Confirmar.  Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso“. ​

Pasta Alocação de Professor

Na pasta Alocação de Professor o sistema exibe as Atividades Curriculares (Disciplinas) do curso para o usuário associar os professores às disciplinas.

Nota
​​
​A critério e condições da Instituição, poderá haver mais de um professor associado a uma turma. Além do professor Regente, pode haver o professor Auxiliar que estará a disposição do professor Regente para ajudar nas diversas ações e atividades.
Ao Auxiliar de Sala caberá auxiliar o professor Regente dentro da sala de aula com os alunos, tanto no processo educativo-pedagógico, como nas ações de planejamento, registro e avaliação, participar das reuniões administrativas, pedagógicas e com as famílias, e manter a organização do local.​
 

Para cada curso a tela exibida pode ter um layout de acordo as disciplinas da matriz curricular.

Tela de Alocação de Professor em turmas multisseriadas de Cursos Pré-Escola e Educação Infantil

Turmas Multisseriadas - Detalhe Turmas Multisseriadas - Pasta Alocação do Professor - Cursos Pré-Escola e Educação Infantil

As Atividades Curriculares dos cursos de Educação e Infantil e Pré-Escola são exibidas na área superior da tela. O Usuário deve selecionar o turno que a atividade é lecionada. 

Os professores da turma são cadastrados na grade localizada na área inferior da tela. O usuário deve usar os botões para incluir/remover professores da turma.
Botões da tela

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo Professor para a Turma. O botão Remover permitirá que o usuário remova da tela um ou mais Professores  já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da tela (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

 Para incluir um novo  Professoro usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha no final da grade, onde o usuário deverá informar os dados do novo Professor, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

  Para alterar um  Professor, o usuário deverá marcar o quadradinho na primeira posição da linha do Professor que quer alterar. O usuário deverá fazer as modificações desejadas, e no final acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem  “O registro foi atualizado com sucesso“.
 

 Para excluir uma ou mais Professores, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Professora serem excluídos, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Dados do professor na turma:

> Nome do professor – Informar o nome do professor. O Usuário deve acionar a função Pesquisar, Clicando na lupa Ícone-Pesquisar.png no final do campo nome do  Professor..

O  sistema apresenta a   tela Pesquisar. Usuário deve informar pelo menos um caractere que contenha no nome do professor, e acionar o botão Recuperar.

Pesquisa de Professor

O sistema exibirá uma grade na área inferior da tela com nome dos professores  encontrados.

O usuário deve selecionar o professor clicando sobre seu nome. O sistema retorna o professor para a tela principal.

  • Professor Regente – Indicar se o professor é regente ou não
  • Registra Nota – Indicar se o professor registra nota ou não
  • Registra Frequência – Indicar se o professor registra frequência ou não
  • Horas Semanais – Informar as carga horária semanal do professor na turma

Tela de Alocação de Professor em turmas multisseriadas de Cursos Fundamental e EJA

Turmas Multisseriadas - Detalhe Turmas Multisseriadas - Pasta Alocação do Professor - Cursos EJA e Fundamental 9 anos

Nos cursos Fundamental 9 anos e EJA, são exibidas as atividades curriculares (Disciplinas) da matriz curricular do curso. O Usuário deve informar os dados do(s) professor(es).

Dados do professor na turma:

  • Disciplina – Nome da disciplina do curso, exibido pelo sistema.
  • Professor Titular – Informar o nome do professor Titular. O Usuário deve acionar a função Pesquisar, como descrito acima.
  • Professor da Turma – Marcar a caixa de texto para replicar o nome do professor para todas disciplinas. Facilidade que o sistema oferece, para ser usado nas séries iniciais do Curso Fundamental, em que um único professor  ​ministra todas disciplinas.
  • Professor Auxiliar– Informar o nome do professor Auxiliar. O Usuário deve acionar a função Pesquisar, como descrito acima.​​
  • Auxiliar da Turma – Marcar a caixa de texto​ para replicar o nome do professor auxiliar para todas disciplinas. Facilidade que o sistema oferece, para ser usado nas séries iniciais do Curso Fundamental, em que um único professor  ​é auxiliar em todas disciplinas.​
  • Turno – Selecionar o turno do professor auxiliar

Após informar dados do(s) Professor(es) da turma, acione o botão Confirmar.  Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso“. 

Pasta Séries da Turma

Na pasta Séries da Turma o Usuário deve informar as Séries do curso que compões a turma multisseriada.

​Turmas Multisseriadas - Detalhe Turmas Multisseriadas - Pasta Alocação

As séries da turma  são cadastrados na grade. O usuário deve usar os botões para incluir/remover séries da turma.

Botões da tela

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Série para a Turma. O botão Remover permitirá que o usuário remova da tela um ou mais Séries já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da tela (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

 Para incluir uma nova  Série o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha no final da grade, onde o usuário deverá selecionar a série (O sistema exibe a lista de séries do curso  que estamos trabalhando), e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. ​

 Para excluir uma ou mais Séries, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Séries  a serem excluídos, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento​

  • ​​Mensagem de erro quando o usuário tenta apagar uma Turma Multisseriada com alunos associados.
Exclusão de turma com alunos associados
  • Mensagem de erro quando o usuário tenta cadastrar o professor mais de uma vez na mesma turma.
Inclusão de professor duplicado
  • Mensagem de erro quando o usuário tenta cadastrar a séries mais de uma vez na turma.
Inclusão de série duplicada
  • Mensagem de erro quando o usuário incluir turma sem informar todos os campos.
Campo obrigatório não preenchido
  • Mensagem de erro quando o usuário incluir turma multiseriada em um período letivo sem antes ter cadastrado as disciplinas multiseriadas do período.
Disciplinas obrigatórias no período.

Vídeos

plugins premium WordPress
Rolar para cima