Manual Sagres

Matrícula em Turmas de AEE​

O objetivo desta tela é associar Alunos portadores de necessidade especial​ a turmas de Atendimento Escolar Especializado – AEE. Acessível pelo menu Registro Escolar > Matrícula em Turmas de AEE .

Para vincular um aluno nesta tela de Matrícula em Alunos AEE,  é necessário que ele tenha registro de portador de necessidade especial na tela de cadastro de Aluno, ou seja, na tela de Aluno, pasta Dados do Aluno, quadro Características, a caixa de texto “Necessidade Especial” deve estar marcada.
Matrícula em Turmas de AEE - Menu

Ao clicar no menu acima, a aplicação abre a tela inicial para matrícula em Turma de AEE.

Matrícula em Turmas de AEE - Tela Inicial

Na tela inicial o usuário deverá informar: 

  • Período Letivo –  O Usuário deve selecionar o período letivo​. O sistema lista a tabela de Períodos Letivos ​cadastrados no sistema.  Se o marcador de texto “Listar apenas períodos vigentes​” estiver marcado, são exibidos os períodos que na tabela tem o marcador de texto “Vigente” marcado.​

​Quando a tela é carregada é exibido o período letivo configurado como padrão no menu Configurações > Seleciona Período Letivo.

  • Unidade de Ensino – Informe a Unidade de Ensino O campo Unidade de Ensino é do tipo auto completar – possui o ícone    no final do campo. Clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino (Escola) que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de Escolas (Unidades de Ensino) cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione a Escola desejada. ​
  •  Turma – Selecione a Turma de AEE que o aluno será vinculado​

 Após informar os dados na tela inicial, acionar o botão Recuperar. A aplicação exibirá os alunos já associados á turma.

Matrícula em Turmas de AEE

Existem três botões na tela que auxiliam na associação de novos Alunos.

Botões da tela

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir um novo aluno. O botão Remover permitirá que o usuário remova da interface um ou mais alunos  já associados á turma. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

Para incluir um novo aluno o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará uma nova linha no final da grade, onde o usuário deverá informar a matrícula e nome do novo  Aluno, e em seguida acionar o botão Salvar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. ​​ 

 Para alterar um  Ano/Série​ , o usuário deverá marcar o quadradinho na primeira posição da linha do Curso / Ano/Série que quer alterar. O​ usuário deverá fazer as modificações desejadas, e no final acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem  “O registro foi atualizado com sucesso“. ​

 Para excluir uma ou mais Alunos, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os Alunos a serem excluídos, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas. Para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. ​

​Inclusão de Aluno

Se o Usuário não souber o número da Matrícula do Aluno,  ele poderá acionar a função Pesquisar, Clicando na lupa  no final do campo Nome do Aluno.

O  sistema apresentará a interface Pesquisar. ​ Usuário deverá informar pelo menos um  caractere​ existente no Nome do Aluno, e acionar o botão Recuperar.

Será exibida lista com os alunos que tem Atendimento Escolar Especializado registrado na tela de alunos. O Usuário deverá selecionar o aluno desejado. O sistema retorna para a tela principal com nome e matrícula do aluno. Usuário deve acionar o botão Salvar.

Regras

> Alunos de uma escola poderão fazer parte de uma turma de AEE de outra escola. ​

> Alunos devem se matricular em turmas de AEE com turnos diferentes das turmas regulares.

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento​

Ocorre a mensagem se o Usuário acionar o botão Salvar sem informar a matrícula/nome do aluno

Mensagem - Campo obrigatório não preenchido

Ocorre a mensagem se o Usuário ​tentar matricular o aluno em turma de AEE no mesmo turno da turma regular do aluno

Mensagem - Turno da turma AEE não pode ser igual ao turno da turma ​regular
plugins premium WordPress
Rolar para cima