Manual Sagres

​​​​​​​​​​​​​​Registro de Falecimento

Nesta tela o Usuário registro o Falecimento de um Aluno de alunos da Unidade de Ensino.

Acessível no menu Registro Escolar > Registro de Falecimento de Aluno.

São pré-requisitos para o Registro de Falecimento do aluno:

A forma de egresso “Falecimento”  no menu  Tabela > Registro Escolar > Registro de Falecimento, onde  os atributos nas colunas  “Usado pelo Sistema” e  “Falecimento” devem estar selecionados.

Registro de Falecimento - Menu

Após realizado o acesso, será apresentada a tela​  inicial de Registro de Falecimento.

Registro de Falecimento - Tela inicial

Informe no campo Aluno ou Nome o aluno cujo falecimento será registrado.

Pesquisa do Aluno

Pesquisa pelo campo Aluno

  • Se o Usuário sabe a matrícula do aluno, deverá informá-la no campo Aluno e dar ENTER. O sistema exibirá o nome do aluno quando encontrado. Caso não encontre o aluno, o sistema exibirá a mensagem que o aluno não existe.
  • Se o Usuário não souber o número da Matrícula do Aluno,  ele deverá acionar a função Pesquisar, clicando na lupa  no final do campo Aluno, para que o sistema abra a tela Pesquisar.
Tela Pesquisar

O Usuário deve preencher pelo menos um dos campos (Nome do Aluno, Data de Nascimento ou nome da mãe) e acionar o botão Recuperar.

Será exibida uma relação de alunos (nomedata de nascimentonome da Mãe, Curso, Ingresso e Escola ) que satisfação os dados informados para pesquisa.

Tela Pesquisar - lista de alunos

São exibidos de 5 em 5 alunos na grade. Para visualizar mais alunos, mova barra de rolagem horizontal para a direita e acione os botões Primeiro < Anterior Próximo > Último, para pesquisar mais alunos.  

Tela Pesquisar - Continuação

O usuário deve selecionar o aluno com dois cliques sobre seu nome. O sistema retorna para a tela principal com os dados do aluno.

Pesquisa pelo campo Nome

O campo Nome é do tipo auto completar – possui o ícone  no final. Clique no campo Nome e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome do Aluno que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de alunos cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione o aluno desejado com dois cliques sobre o nome desejado. O aluno é selecionado e retorna á tela inicial.

Efetuação de Registro

Retornando para a tela inicial com o aluno selecionado, acionar o botão Recuperar, o sistema exibe os campos Data Falecimento e Período.

Falecimento do Aluno

Data de Falecimento

Informe a data no formato dd/mm/aaaa ou clique no ícone  localizado no final do campo. Clicando neste ícone, o sistema abrirá a janela com o calendário para você selecionar a data.

Calendário

Período 

Informe o Período Letivo que deve ser registrada a ocorrência de falecimento.

Para registrar o falecimento do aluno, preencher a data e período e acionar o botão Salvar

Exclusão de Falecimento cadastrado

Para exclusão de um registro cadastrado, acionar o botão Excluir e em seguida, o botão Salvar.
O sistema solicita a confirmação da exclusão. O Usuário confirma exclusão clicando no botão Remover, ou desiste da exclusão clicando no botão Cancelar.
Confirmação de exclusão de Falecimento

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento

  • Ocorre esta mensagem quando o Usuário seleciona um ano que não está matriculado em qualquer unidade de ensino na instituição.
  • Ocorre esta mensagem de não preenchimento da data de falecimento ou período quando o Usuário não informa um dos dois campos.
  • Ocorre esta mensagem quando não existe forma de egresso “Falecimento”, ou esta não está configurada corretamente.
  • Ocorre esta mensagem quando a data do Falecimento é anterior a data da matrícula na turma.
  • Ocorre esta mensagem quando a data do Falecimento é posterior a uma data em que o aluno possui ocorrência acadêmica (matrícula, por exemplo) em data posterior.
plugins premium WordPress
Rolar para cima