Registro de Falecimento
Nesta tela o Usuário registro o Falecimento de um Aluno de alunos da Unidade de Ensino.
Acessível no menu Registro Escolar > Registro de Falecimento de Aluno.
São pré-requisitos para o Registro de Falecimento do aluno:
- O aluno deve está associado a uma Unidade de Ensino
- Deve haver uma forma de Egresso (tipo de Saída) correspondente a “Falecimento” na tabela de Formas de Egresso – menu Tabela > Registro Escolar > Formas de Egresso.
A forma de egresso “Falecimento” no menu Tabela > Registro Escolar > Registro de Falecimento, onde os atributos nas colunas “Usado pelo Sistema” e “Falecimento” devem estar selecionados.
Após realizado o acesso, será apresentada a tela inicial de Registro de Falecimento.
Informe no campo Aluno ou Nome o aluno cujo falecimento será registrado.
Pesquisa do Aluno
Pesquisa pelo campo Aluno
- Se o Usuário sabe a matrícula do aluno, deverá informá-la no campo Aluno e dar ENTER. O sistema exibirá o nome do aluno quando encontrado. Caso não encontre o aluno, o sistema exibirá a mensagem que o aluno não existe.
- Se o Usuário não souber o número da Matrícula do Aluno, ele deverá acionar a função Pesquisar, clicando na lupa no final do campo Aluno, para que o sistema abra a tela Pesquisar.
O Usuário deve preencher pelo menos um dos campos (Nome do Aluno, Data de Nascimento ou nome da mãe) e acionar o botão Recuperar.
Será exibida uma relação de alunos (nome, data de nascimento, nome da Mãe, Curso, Ingresso e Escola ) que satisfação os dados informados para pesquisa.
São exibidos de 5 em 5 alunos na grade. Para visualizar mais alunos, mova barra de rolagem horizontal para a direita e acione os botões Primeiro < Anterior Próximo > Último, para pesquisar mais alunos.
O usuário deve selecionar o aluno com dois cliques sobre seu nome. O sistema retorna para a tela principal com os dados do aluno.
Pesquisa pelo campo Nome
O campo Nome é do tipo auto completar – possui o ícone no final. Clique no campo Nome e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome do Aluno que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de alunos cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione o aluno desejado com dois cliques sobre o nome desejado. O aluno é selecionado e retorna á tela inicial.
Efetuação de Registro
Retornando para a tela inicial com o aluno selecionado, acionar o botão Recuperar, o sistema exibe os campos Data Falecimento e Período.
Data de Falecimento
Informe a data no formato dd/mm/aaaa ou clique no ícone localizado no final do campo. Clicando neste ícone, o sistema abrirá a janela com o calendário para você selecionar a data.
Período
Informe o Período Letivo que deve ser registrada a ocorrência de falecimento.
Para registrar o falecimento do aluno, preencher a data e período e acionar o botão Salvar
Exclusão de Falecimento cadastrado
Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento
- Ocorre esta mensagem quando o Usuário seleciona um ano que não está matriculado em qualquer unidade de ensino na instituição.
- Ocorre esta mensagem de não preenchimento da data de falecimento ou período quando o Usuário não informa um dos dois campos.
- Ocorre esta mensagem quando não existe forma de egresso “Falecimento”, ou esta não está configurada corretamente.
- Ocorre esta mensagem quando a data do Falecimento é anterior a data da matrícula na turma.
- Ocorre esta mensagem quando a data do Falecimento é posterior a uma data em que o aluno possui ocorrência acadêmica (matrícula, por exemplo) em data posterior.