Relatório de Ficha de Matrícula
Tela para emissão da Ficha de Matrícula de Alunos matriculados na Instituição no período letivo, acessível pelo menu Relatório > Aluno > Ficha de Matrícula.
Pré-requisitos para emissão da Ficha de Matrícula
- Os alunos estejam ativos na instituição – sem registro de Transferência, Evasão, Falecimento…
- Os alunos devem estar matriculados no período letivo atual.
Nota
Usuário deve ter permissão de acesso à funcionalidade, e informações de Alunos, Professores, Disciplinas, Turmas… da Unidade de Ensino.
Após clicar no menu indicado, o sistema apresentará a tela para seleção dos filtros e emissão da Ficha de Matrícula
Quando a tela é carregada é exibido o período letivo configurado como padrão no menu Configurações > Seleciona Período Letivo.
É possível gerar a ficha de matrícula para um só aluno ou para mais de um aluno.
Opção por Aluno
- Se o Usuário sabe o número de matrícula do aluno cadastrado, informe-o no campo Aluno e tecle ENTER. O sistema exibirá o nome do aluno e o curso.
- Se o Usuário não sabe o número de Matrícula do Aluno, o sistema disponibiliza a pesquisa pelo nome do aluno:
Acionar a função Pesquisar, clicando no ícone no final do campo Aluno, para que o sistema apresente a tela Pesquisar.
Na tela Pesquisar, o Usuário deve preencher pelo menos 3 caracteres contidos no Nome do Aluno e acionar o botão Recuperar. O sistema exibirá uma grade na área inferior da tela, com Alunos que atendem aos “filtros” (critérios de seleção) informados.
Para visualizarar mais alunos, mova barra de rolagem horizontal para a direita e acione os botões Primeiro < Anterior Próximo > Último, para pesquisar mais alunos.
O usuário deve selecionar o aluno clicando duas vezes sobre seu nome. O sistema retorna para a tela inicial com o aluno selecionado.
Opção por Unidade de Ensino
O usuário deverá informar:
- Unidade de Ensino – Informe a Unidade de Ensino, cujo campo é do tipo auto completar – possui o ícone no final do campo. Clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino (Escola) que deseja selecionar. O sistema exibe a lista de Escolas (Unidades de Ensino) cadastradas que possuem em alguma parte do nome os caracteres informados. Selecione a Escola desejada.
- Curso – Selecione o curso na lista de Cursos da instituição, como, por exemplo:
- Educação Infantil;
- Educação Infantil – Pré-escola;
- Ensino Fundamental 9 Anos;
- EJA – Fundamental Presencial.
- Ano/Série – Selecione a Série oferecida pelo Curso na Unidade de Ensino.
- Turma – Selecione a Turma oferecida o pela Série do Curso, na Unidade de Ensino, exibida na lista do menu.
Após definir os filtros, o Usuário deve acionar o botão Recuperar. O sistema exibirá a ficha de matrícula dos Alunos que atendem aos “filtros” (critérios de seleção) informados.
A ficha, lista as informações registrada no cadastro do Aluno.
Na opção de exibição por Unidade de Ensino, as fichas são ordenadas por Escola, Curso, Ano/Série, Turma e nome dos alunos
Impressão do Relatório / Salvar Cópia
Veja como salvar dados do relatório em arquivo clicando aqui ⇒ SALVAR DADOS DO RELATÓRIO EM ARQUIVO
Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento
- Mensagem de erro quando o Usuário não seleciona aluno para emissão da ficha de matrícula (opção por aluno)
- Mensagem de erro quando o Usuário não seleciona a Unidade de Ensino (opção por unidade de ensino)
- Mensagem de erro quando o Usuário não seleciona Curso, Série Turma (opção por unidade de ensino)
- Mensagem de erro quando não existem alunos que atendam aos filtros informados.