Manual Sagres

​​​Tabela - Estado Civil

Tabela contendo as descrições dos diversos Estados Civis para serem utilizados no cadastramento Pessoas. Acessível pelo menu Tabela > Outros > Estado Civil, do SAGRES Colégio.

Tabela de Estados Civis - Menu

A inclusão de informações nesta tabela é pré-requisito para:

  • Módulo SAGRES Colégio
  • Módulo SAGRES Gestão Pessoal
    • Cadastramento de Professores, Funcionários. Na tela de Servidores, pasta Dados Pessoais.
 Para acessar essa tela, o usuário deve clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a tela Estado Civil com os estados civis já cadastrados. O sistema também indica quantos estados civis já estão cadastrados.
Tabela de Estados Civis

Nesta tela temos 3 botões que permitem executar ações para atualização da tabela:

Botões da tela

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá a inclusão de um novo Estado Civil. O botão Remover permitirá que o usuário elimine um ou mais estados civis já cadastrados. E finalmente, o botão Restaurar, permite a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da tela (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

Inclusão de Estado Civil

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresenta a lista dos Estados Civis com uma nova linha no final da lista, onde o usuário deverá informar os dados do novo Estado Civil.
  • Descrição – Nome do Estado Civil;
  • Sexo – o sexo a que se refere o Estado Civil;
  • Descrição referente ao sexo oposto – descrição do Estado Civil para o sexo oposto.
No final, o usuário deverá clicar sobre o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema o novo Estado Civil. 

Se não ocorrer erro, o sistema apresentará a mensagem 

Alteração de Estado Civil

Para alterar um ou mais estados civis, o usuário deverá alterar as informações das linhas com os estados civis desejados, e acionar o botão Salvar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrer erro, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Exclusão de Estado Civil/Restauração das informações

Para excluir um ou mais Estados Civis, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com os estados civis a serem excluídos, ou se quiser excluir todos os estados civis exibidos na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição/Sexo/Descrição referente ao sexo oposto, para que o sistema marque os estados civis, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrer erro, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da tela após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar.

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento

São exibidas mensagens quando alguma regra é violada. 
  • Ocorre esta mensagem quando o usuário tenta incluir Estado Civil sem informar os campos obrigatórios.
Mensagem de erro - Campo obrigatório não preenchido
  • Ocorre esta mensagem quando usuário tenta excluir Estado Civil associado a Aluno, Professor, Funcionário ou Responsável pelo aluno. 
Mensagem de erro - exclusão indevida
  • Ocorre esta mensagem quando o usuário tenta fechar a tela sem salvar atualizações.
Mensagem de erro - Atualizações perdidas​
plugins premium WordPress
Rolar para cima