Manual Sagres

​​​​​​​​​​​​Tabela - Ocorrência Acadêmica

Tabela contendo as descrições e características das ocorrências acadêmicas que podem acontecer na vida escolar dos Alunos. O registro das ocorrências indica, de modo simplificado, o que ocorre com o Aluno em cada período letivo que o mesmo está vinculado à Instituição de Ensino. Acessível pelo menu Tabela > Registro Escolar > Ocorrência Acadêmica.
 
A inclusão de dados nesta tabela é pré-requisito para a informação das ocorrências acadêmicas dos Alunos (Cancelamento de Matrícula, Confirmação de Permanência, Confirmação de Matrícula de Alunos Novos, Ocorrências de Saúde do AlunoRegistro de Evasão e Transferência,  Registro de FalecimentoRenovação de Matrícula).
Ocorrência Acadêmica-Menu
Para acessar essa tela, o usuário deverá clicar sobre o menu especificado acima, para que o sistema apresente a ela Ocorrência Acadêmica.
Ocorrência Acadêmica - Tela Inicial

Na tela apresentada são exibidas as ocorrências já cadastradas e o total destas. Além disso, existem 3 botões que permitem executar algumas ações:

Botões da tela

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova ocorrência acadêmica. O botão Remover permitirá que o usuário elimine da tela uma ou mais ocorrências já cadastradas. E finalmente, o botão Restaurar, permitirá a recuperação das informações marcadas para remoção, removidas da tela (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar).

​Inclusão de uma Ocorrência Acadêmica

Após o acionamento do botão Novo, o sistema apresentará a interface Detalhe Ocorrência Acadêmica. Essa tela possui 2 pastas: Ocorrência Limite de Utilização.

Ocorrência Acadêmica - Detalhe - Ocorrência

Detalhe Ocorrência Acadêmica - Pasta Ocorrência​

Nesta pasta Ocorrência, o usuário deverá informar:

  • Descrição – Título da ocorrência;
  • Situação – situação do Aluno com essa ocorrência: Ativo Matriculado. Ativo Não Matriculado, e Inativo;
  • Período – indicar se o período com essa ocorrência deve ser considerado no cálculo da permanência (prazo máximo que o Aluno tem para concluir o curso);
  • Histórico – indicar se a ocorrência deve ou não aparecer no Histórico do Aluno;
  • Uso do Sistema – indicar se a ocorrência será ou não utilizada de forma automática pelo sistema (pode existir mais de uma ocorrência acadêmica para uma mesma situação (Ativo matriculado, Ativo não matriculado, Inativo) e neste caso o sistema irá utilizar nas rotinas internas aquela que possuir este atributo definido como “Sim”);
  • Ocorrência disponível – indicação se a ocorrência ficará ou não disponível para o usuário;

 São informações utilizadas para alguns tipos de ocorrências, dependendo dos critérios adotados pela Instituição (exemplo: trancamento, licença, etc.).

Em seguida  o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso, e os dados informados aparecerão na tela inicial de Ocorrência Acadêmica. Após a confirmação o sistema disponibilizará a Pasta Limite de Utilização para que o usuário informe as restrições no uso dessa ocorrência.

Detalhe Ocorrência Acadêmica - Pasta Limite de Utilização

Ocorrência Acadêmica - Detalhe - Limite de Utilização
Ocorrência Acadêmica - Detalhe - Limite de Utilização - Campos á direita (use a barra de rolagem horizontal)

A pasta Limite de Utilização só fica disponível após o usuário incluir a ocorrência. 

Nesta pasta o usuário deverá definir quais serão os percentuais e o número de períodos que os alunos poderão registrar a ocorrência.

 Nessa pasta o usuário informa o Curso, CurrículoPeriodicidade, e o número máximo de Períodos (que o Aluno pode registrar essa ocorrência), ou o Percentual.

Ao concluir, o usuário deverá acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.  

Alteração de uma Ocorrência Acadêmica

Para alterar uma ocorrência acadêmica, o usuário deverá clicar sobre descrição da ocorrência a ser alterada na página inicial, para que o sistema apresente os dados da ocorrência na tela Detalhe Ocorrência Acadêmica, onde o usuário deverá fazer as alterações desejadas, e em seguida acionar o botão Confirmar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Exclusão de uma Ocorrência Acadêmica/Restauração das informações

Para excluir uma ou mais ocorrências acadêmicas o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as ocorrências a serem excluídas na tela inicial de Ocorrência Acadêmica, ou se quiser excluir todas as ocorrências exibidas na tela no momento, deverá marcar a primeira posição do cabeçalho Descrição, Situação, Período, Histórico, Uso do Sistema e Ocorrência disponível  para que o sistema marque as ocorrências, e em seguida acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da tela as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.

Se por algum motivo o usuário deseja restaurar os dados da tela após a remoção das informações (botão Remover), antes de registrar a exclusão no sistema (botão Salvar), ele deverá acionar o botão Restaurar

Mensagens de Aviso e Erro de Preenchimento​​

São exibidas mensagens quando alguma regra é violada.
  • Ocorre esta mensagem quando o usuário tenta incluir ocorrência sem informar dados
Mensagem - campos obrigatórios
  • Ocorre esta mensagem quando usuário tenta apagar ocorrência referenciada no banco de dados
Mensagem​ - exclusão indevida
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