Manual Sagres

​​​​​​​​​​​​​​EDUCACENSO - Informações

EDUCACENSO - INEP

Censo Escolar é principal instrumento de coleta de informações da educação básica. O Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. Coordenado pelo Inep, é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. 
O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:

    • ensino regular, 
    • educação especial,
    • educação de jovens e adultos (EJA), 
    • educação profissional.​

INEP divulga o cronograma do Censo Escolar do ano corrente, que é realizado em duas etapas: Etapa Matrícula Inicial  e Etapa da Situação do Aluno.

  • Etapa Matrícula Inicial
    • Informações gerais sobre o sistema educacional.
    • Escolas, Alunos, Turmas, Profissionais em sala de aula​​​.

O período para coleta, digitação e exportação dos dados da Etapa Matrícula Inicial, geralmente ocorre entre  maio a julho. Esta etapa é uma atribuição dos diretores ou responsáveis pela escola, e dos gestores das redes de ensino. 

Após a divulgação dos dados preliminares, o sistema Educacenso é á reaberto para conferência e correção das informações prestadas. Todas as datas e os prazos do levantamento estatístico realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) são divulgados em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
 
Em dezembro, o Inep encaminha  os dados resultantes das correções e verificações do Censo Escolar do ano corrente ao Ministério da Educação para publicação final no DOU. A divulgação dos resultados definitivos e dos microdados geralmente é prevista para o final de janeiro do próximo ano.
  • ​Etapa da Situação do Aluno
    • Rendimento e movimento no final do ano letivo.
    • Avalia os alunos informados na etapa anterior.
    • Aprovação, Reprovação, Falecimento, Evasão​
Nesta etapa ocorre a coleta dos dados de rendimento e movimento escolar dos alunos declarados na primeira etapa de coleta, ocorre normalmente de fevereiro  a março do ano seguinte.

EDUCACENSO - SAGRES Colégio

O​ SAGRES Colégio disponibiliza​ no menu Educacenso, telas para auxiliar a Instituição de Ensino Básico na execução do Censo Escolar.

A ordem do processamento das telas deve ser a seguinte:

1 – Gerar Arquivo de Alunos e Professores sem o código do INEP​​

​ Geração de arquivo com os Alunos e Professores que ainda não têm o código do INEP registrado na base de dados do SAGRES Colégio da Instituição.  ​O arquivo deve ser enviado para o INEP.

A instituição deverá  importar o arquivo no sistema do INEP e este irá fazer um cruzamento de dados a fim de identificar, na base do INEP,  o código destes professores/alunos.

​2 – Atualizar o Código​​​ do INEP​

 Atualização do código do INEP na base do SAGRES  Colégio.

O INEP, após o cruzamento de dados do arquivo gerado no item 1, retornam para a instituição, arquivos de Alunos e Professores  com o  Código do INEP para ser incluído no cadastro de Alunos e Professores do SAGRES Colégio.

Arquivos Retornados  pelo INEP:

  • Resultados Certos: São registros de Alunos e Professores, que o INEP conseguiu identificar com exatidão, ou seja, conseguiu efetuar a correspondência com sucesso. Este arquivo deve ser importado na interface de atualização, indicando esta opção (Resultados Certos).
  • Resultados Prováveis: São registros de Alunos e Professores, que o INEP identificou uma possibilidade de correspondência, por exemplo, o nome do pai e da mãe são correspondentes (SAGRES x INEP) mas a data de nascimento é diferente.
 
Este arquivo deve ser importado na interface de atualização, indicando esta opção (Resultados Prováveis).
 
O INEP envia algumas possibilidades de correspondência dos registros e ao importar o sistema analisará essas possibilidades e tentará encontrar registros que mais de aproximam do que foi enviado pelo INEP, utilizam informações como nome do aluno, nome da mãe, data de nascimento, etc.

OBS.: O sistema só atualizará o código do INEP e encontrar registros que tenham informações iguais e exatas.​

  • Registros não encontrados: São registros que constam no arquivo do SAGRES e o INEP não conseguiu encontrar nenhuma correspondência em sua base ​
Não é possível importar estes registros e a instituição deverá atualizar manualmente, consultando o cadastro dos professores e alunos no INEP e atualizando no respetivo cadastro no SAGRES.
 

Nesta rotina são exportados os arquivos com os registros para o Educacenso e são gerados por Unidade de Ensino e Tipo de Arquivo.

Etapas (Tipos de Arquivo):

  • Matrícula Inicial

Primeira fase de coleta do Censo Escolar, que levanta informações gerais sobre o sistema educacional bra­sileiro. Nessa fase são coletados dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, de acordo com a data de referência do Censo Escolar (geralmente última quarta-feira do mês de maio).

São considerados professores ativos, alunos matriculados e alunos /professores com ocorrência de evasão (falecimento, transferência, abandono…) no ano letivo.

  • ​​Situação do Aluno

Segunda etapa do Censo Escolar da Educação B​ási​ca e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar. Portanto, para fornecer informações sobre rendimento no sistema Educacenso, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado do aluno. Há, também, outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o movimento do aluno, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido

 
Notas

O processo do Educacenso no SAGRES foi desenvolvido para ser simples, logo se a base do cliente estiver com registros consistentes é realizado de maneira fácil e rápida.

Referencias:

 

plugins premium WordPress
Rolar para cima