CW - Planejamento - Oferta de Disciplinas Multisseriadas
As turmas multisseriadas são uma organização de ensino que permite que um único professor lecione várias séries do Ensino Fundamental na mesma sala, auxiliando alunos com idades diferentes e com diferentes níveis de conhecimento. Para poder realizar o cadastro de Disciplinas Multisseriadas a serem ofertadas na instituição, acesse:
Menu > Planejamento > Oferta de Disciplina Multisseriada.
Para poder realizar o cadastro de uma disciplina Multisseriada, é necessário informar o Período Letivo e Curso (Etapa de Ensino).
Ao selecionar a etapa de Ensino desejada, e clicar no botão recuperar, serão listadas todas as disciplinas cadastradas disponíveis para serem associadas como uma disciplina Multisseriada. Ao clicar no botão “Novo”, será criada uma nova caixa de texto, onde é possível preencher com caracteres, atribuindo um nome à nova Disciplina a ser ofertada.
É necessário também indicar a Natureza da Disciplina, Série Mínima e Série Máxima, na qual os alunos matriculados nas disciplinas poderão estar alocados, visando registrar e elencar uma margem que não seja extremamente destoante em relação ao nível de conhecimento dos alunos presentes nesta mesma turma.
A Natureza de uma disciplina pode ser Obrigatória ou Diversificada, além de outras opções que podem ser cadastradas no sistema.
A Série Mínima corresponde ao número mínimo que um aluno deve possuir em sua série para estar apto à disciplina escolhida.
Por sua vez, a Série Máxima seria o exato oposto: o número corresponde à série máxima que um aluno precisa ter para cursar a disciplina escolhida.
Após todos os campos estarem devidamente preenchidos, basta apenas clicar no botão “Salvar”, que será finalizado o cadastro da nova disciplina Multisseriada. Certifique-se de foi exibida a mensagem: “O registro foi atualizado com sucesso”, como ilustra a imagem abaixo.
Para poder remover uma disciplina que já está cadastrada, selecione o checkbox localizado ao lado esquerdo do campo de registro de Nome da Disciplina, e, após isso, o botão “Remover” será habilitado. Em seguida, é necessário clicar no botão “Salvar”, indicado ao final da página, para que essa mudança seja devidamente registrada.
Ao clicar na opção Restaurar, todas as ações realizadas serão restauradas para versão original.