Manual Sagres

​​​​​​​​​Solicitações de Serviços​​​​​ ​​

Nesta rotina, o usuário acompanha  as Solicitações de Serviços feitas no SAGRES Diário, e cadastra novas  solicitações para o aluno. Acessível pelo Menu >Registro Escolar > Solicitações de Serviços no SAGRES Colégio.
 
Após o cadastramento das solicitações, o usuário poderá fazer o acompanhamento do atendimento através da tela do menu Serviços > Acompanhamento de Solicitações, do Sagres Colégio.
Solicitações de Serviços - Menu
Após clicar no menu, o sistema exibe a tela Inicial:
Solicitações de Serviços - Tela Inicial
Para acessar as solicitações, informamos a Unidade de Ensino no campo correspondente da Tela. Em seguida, o usuário deve clicar no botão Recuperar.
 
No campo Aluno, informe a matrícula do Aluno. Se o Usuário não souber o número da Matrícula do Aluno, ele poderá acionar a função Pesquisar, Clicando na lupa Ícone-Pesquisar.png no final do campo  Aluno.​
 
Número da Solicitação, o Serviço solicitado, o Período Letivo​, Quantidade solicitada, a Situação da Solicitação, e as formas de pagamento (Campos Cobrar e Pagamento)
Solicitações
Botões da Tela

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Solicitação. O botão Remover permitirá que o usuário remova da tela um ou mais Solicitações  já cadastrados. 

Para inserir uma nova Solicitação o usuário deverá acionar o botão Novo. O sistema apresentará a tela de Detalhe da Solicitação, onde o usuário deverá informar os dados da nova uma nova solicitação, e em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“. 

A tela de Detalhe da Solicitações possui 3 pastas:  Solicitação, Sub Serviços e Documentos.​

Detalhe da Solicitações - Pasta Solicitação

Pasta Solicitação

Na inclusão, informa-se o Período Letivo, o Serviço desejado, a Quantidade de cópias, a Situação do Serviço solicitado e alguma Observação (se necessária). Ao clicar sobre o botão Confirmar, o Sistema apresenta o valor unitário do serviço e  o valor total da solicitação (caso o serviço seja cobrado), considerando a quantidade solicitada e as instruções.
 
data considerada na inclusão de uma Solicitação de Serviço é a data do Sistema.
 
O sistema gera um número sequencial para identificar cada solicitação cadastrada (No. Solicitação). ​
Detalhe da Solicitações - Pasta Solicitação ​ com número gerado
Com relação à cobrança, alguns serviços são sempre cobrados, outros só são cobrados acima de um determinado limite de solicitações, outros não são cobrados e podem ou não ter limites.
 
A caixa de texto “Liberar Pagamento”  somente será exibido quando o serviço for do tipo:
  • Cobra após atingir o limite
  • Sempre cobra pelas solicitações.
Ao clicar no botão Confirmar, o sistema exibe a seguinte mensagem:
Mensagem Atenção
Durante a inclusão das solicitações, o sistema avisará caso ocorram problemas no preenchimento dos dados. Mensagens são exibidas no final do documento.
 
Para alterar uma Solicitação, o usuário deverá clicar sobre a Serviço a ser alterado, para que o sistema apresente os dados da Solicitação desejada na tela de  Detalhe da Solicitação, onde o usuário deverá fazer as modificações desejadas, e no final acionar o botão Confirmar, para que a aplicação registre no sistema as alterações. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”
 
O sistema  permite a alteração dos campos:
  • Observação, na pasta Solicitação.
  • Liberar Pagamento, na pasta Solicitação, enquanto a solicitação não chegou à situação correspondente a “concluída”.
Detalhe da Solicitações - Pasta Solicitação​​ - Alterar Observação

Pasta Sub Serviço

Se o Serviço a ser requisitado permite solicitações de Sub Serviços, o sistema disponibilizará automaticamente a pasta Sub Serviço, onde o usuário poderá solicitar um ou mais Sub Serviços, entre os serviços associados ao Serviço da solicitação em questão. Após o registro da solicitação, o sistema não permite alterações na pasta Sub Serviços.

Solicitações - Pasta Sub Serviços

Se a solicitação de serviço incluída permite solicitação de Sub Serviços, após acionar a função Salvar, se o usuário não fez pelo menos uma solicitação de Sub Serviço, o sistema exibe o seguinte questionamento:

O Serviço permite Sub Serviços, mas nenhum deles foi solicitado
Para incluir a solicitação de um Sub Serviço, o usuário deverá clicar sobre a pasta Sub Serviços, e em seguida acionar o botão Novo, para que o sistema inclua uma nova linha na pasta Sub Serviços, onde o usuário deverá informar qual o Sub Serviço desejado (Descrição), dentre os associados ao serviço em questão, a Quantidade, e uma Observação, se desejar. O sistema informa automaticamente a Situação inicial do serviço solicitado.
 
Em seguida acionar o botão Confirmar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem O registro foi atualizado com sucesso“.​
 
O botão Remover permitirá que o usuário remova da tela um ou mais Serviços já cadastrados.

Os Sub Serviços solicitados também aparecerão na lista de serviços solicitados. ​O usuário poderá solicitar todos os sub serviços associados ao serviço em questão, alguns ou nenhum.

Pasta Documentos

​Se o serviço solicitado permite anexos, o sistema apresenta a pasta Documentos, onde o usuário deverá informar os dados dos anexos.

​Para incluir um anexo, o usuário deve clicar sobre a pasta Documentos, e acionar o botão Novo. O sistema incluirá uma nova linha na tela, onde o usuário deverá informar os dados do anexo.

Solicitações - Pasta Documentos, antes de acionar o botão Confirmar.

Na nova linha, o Usuário deverá informar o nome do anexo (Descrição do Anexo), e acionar o botão “Escolher arquivo“, para que o sistema disponibilize a tela para Selecionar arquivo, onde deverá ser localizado o arquivo para ser anexado á solicitação. 

Selecionar arquivo
Após encontrar e selecionar o arquivo, acionar o botão Abrir para copiá-lo para a pasta Documentos.
 
Retornando para tela de Detalhe da Solicitação, o Usuário deverá acionar o botão Confirmar. O sistema irá incluir automaticamente a data de inclusão do anexo no sistema. Se o anexo for atualizado, a data deve ser atualizada para a data em que foi feita a alteração. 
 
O sistema atualiza o campo Endereço do anexo com o aviso:
Aviso arquivo anexado
Solicitações - Pasta Documentos, Após acionar o botão Confirmar

Mensagens de Aviso e Erro de preenchimento.

Se o usuário não informar o campo Período Letivo, o sistema exibirárá a seguinte mensagem:

Mensagem: Preenchimento do Período Letivo é obrigatório
Se o usuário não informar o campo Serviço, o sistema exibirárá a seguinte mensagem:​
Mensagem: Preenchimento do Serviço​o é obrigatório
Se o usuário não informar o campo quantidade de solicitações​​, o sistema exibirárá a seguinte mensagem:
Mensagem: Preenchimento da Quantidade é obrigatório
Se o usuário não informar o campo situação, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
Mensagem: Preenchimento da Situação é obrigatório
Se o usuário não informar a descrição do anexo, o sistema exibirá a seguinte mensagem:
Mensagem: Preenchimento da descrição é obrigatório
Se o usuário já tinha cadastrado um anexo e deseja substituí-lo, o sistema faz o questionamento indicado abaixo. Se a resposta for positiva, o usuário deverá seguir os mesmos passos realizados antes.
Questionamento: Vai substituir um anexo já cadastrado?
Se o usuário informar o nome do anexo, mas não selecionar o arquivo, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
Mensagem: O endereço do arquivo é obrigatório
Se o usuário tentar anexar um número de documentos superior ao limite definido para aquele serviço, o sistema apresentará a seguinte mensagem: 
Mensagem: Já atingiu ao limite de documentos
No final, o sistema avisa o tempo previsto para avaliação/atendimento a solicitação:
Mensagem: Tempo de Avaliação da Solicitação
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