Gerar Arquivo de Dados do Educacenso
Esta função com (arquivo utilizado em anexo) põe a rotina de geração de arquivos para o EDUCACENSO. Permite que o Usuário gere arquivo de dados do Educacenso.
Acessível pelo menu Educacenso > Gerar Arquivo de Dados do Educacenso, do módulo SAGRES Colégio.
- Unidade de Ensino;
- Tipo do Arquivo – Matrícula Inicial ou Situação do Aluno.
- Finalização da Matrícula do período letivo correspondente ao Educacenso;
- Atualização do código do INEP nos registros dos Alunos e Professores.
Situação do Aluno
Segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar. Portanto, para fornecer informações sobre rendimento no sistema Educacenso, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado do aluno. Há, também, outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o movimento do aluno, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido.
É pré-requisito para a geração do arquivo Situação do Aluno:
- Registro do Aproveitamento dos Alunos no Período Letivo correspondente.
Após a definição da Unidade de Ensino e Tipo de Arquivo, o Usuário deve acionar o botão Gerar Arquivo. O sistema exibe um aviso para aguardar a geração do arquivo.
No final da geração do arquivo, o sistema exibe a mensagem:
O arquivo do tipo texto com o nome da Unidade de Ensino é gerado na pasta downloads (ou outra pasta configurada pelo navegador que o usuário estiver usando, para enviar/baixar arquivos da internet).
O arquivo deve ser enviado para o INEP.
Se gerar o arquivo da mesma Unidade de Ensino mais de uma vez, ter o cuidado de enviar para o INEP o arquivo mais recente – observar a data e hora do arquivo.