Manual Sagres

Gerar Arquivo de Dados do Educacenso

Esta função com (arquivo utilizado em anexo) põe a rotina de geração de arquivos para o EDUCACENSO. Permite que o Usuário gere arquivo de dados do Educacenso.

Acessível pelo menu Educacenso > Gerar Arquivo de Dados do Educacenso, do módulo SAGRES Colégio.

Educacenso - Gerar Arquivo de Dados para Educacenso - Menu
Ao clicar no menu descrito acima, o sistema exibe a tela inicial Gerar Arquivo.
Educacenso - Gerar Arquivo de Dados para Educacenso - Tela Inicial
O Usuário deve especificar os dados para geração do arquivo. 
  • Unidade de Ensino;
  • Tipo do Arquivo  – Matrícula Inicial ou Situação do Aluno.
O campo Unidade de Ensino é do tipo autocompletar e possui o ícone no final. 
 
Clique no campo Unidade de Ensino e informe pelo menos dois caracteres existentes no nome da Unidade de Ensino que deseja selecionar. O sistema exibirá a lista de Unidades de Ensinos cadastrados que possuem os caracteres informados em qualquer parte do nome. O usuário deve selecionar a Unidade de Ensino clicando sobre seu nome.
Educacenso - Gerar Arquivo de Dados para Educacenso - Pesquisa Escola
Os arquivos exportados com os registros para o Educacenso e são gerados por escola em duas etapas conforme o tipo do arquivo selecionado: Matrícula Inicial e Situação do Aluno.
 
Matrícula Inicial
 
Primeira etapa de coleta do Censo Escolar, que levanta informações gerais sobre o sistema educacional bra­sileiro.
Nessa fase são coletados dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula (alunos matriculados e alunos /professores com ocorrência de evasão (falecimento, transferência, abandono…) no ano letivo) de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, de acordo com a data de referência do Censo Escolar (geralmente última quarta-feira do mês de maio).
 
São pré-requisitos para a geração do arquivo Matrícula Inicial:
  • Finalização da Matrícula do período letivo correspondente ao Educacenso;
  • Atualização do código do INEP nos registros dos Alunos e Professores.

 

Situação do Aluno

Segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica e tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento, ao final do ano letivo, dos alunos que foram declarados na Matrícula Inicial do Censo Escolar. Portanto, para fornecer informações sobre rendimento no sistema Educacenso, a escola declara a condição de aprovado ou reprovado do aluno. Há, também, outras situações em que o aluno pode se encontrar e que indicam o movimento do aluno, são elas: transferido, deixou de frequentar ou falecido. 

É pré-requisito para a geração do arquivo Situação do Aluno:

  • Registro do Aproveitamento dos Alunos no Período Letivo correspondente.
 

Após a definição da Unidade de Ensino e Tipo de Arquivo, o Usuário deve acionar o botão Gerar Arquivo. O sistema exibe um aviso para aguardar a geração do arquivo.

Educacenso - Gerar Arquivo de Dados para Educacenso - Mensagem Aguarde

No final da geração do arquivo, o sistema exibe a mensagem:

Educacenso - Gerar Arq Alu Pro sem codigo INEP - Arquivo Gerado Sucesso

O arquivo do tipo texto com o nome da Unidade de Ensino é gerado na pasta downloads (ou outra pasta configurada pelo navegador que o usuário estiver usando, para enviar/baixar arquivos da internet).

O arquivo deve ser enviado para o INEP.

Educacenso - Gerar Arquivo de Dados para Educacenso - Local Arquivo

Se gerar o arquivo da mesma Unidade de Ensino mais de uma vez, ter o cuidado de enviar para o INEP o arquivo mais recente – observar a data e hora do arquivo.

Notas
 
O período letivo considerado na geração do arquivo é o definido no menu Configurações > Período Letivo Atual.
 
Clique aqui > Informações do Educacenso para ver mais sobre as rotinas do Educacenso no SAGRES Colégio e INEP
 

Relatórios Relacionados

Rolar para cima