Manual Sagres

Registro de Inventário

 

Inventário de Estoque é uma prática utilizada por meio da identificação, classificação e contagem dos produtos armazenados com o objetivo de conferir se essas informações estão de acordo com a realidade do que foi dado como entrada e saída de mercadorias. 

Esta funcionalidade permitirá ao usuário realizar o cadastro de um inventário no sistema, para cada almoxarifado associado à uma Unidade de Ensino.

A inserção de informações no Registro de Inventário é pré-requisito para a execução das rotinas que envolvem a Análise de Inventário e Correção de Saldo de Almoxarifado.

Para visualizar essa interface, o usuário deverá acessar o menu: Estoque > Controle de Estoque > Registro de Inventário, conforme ilustração abaixo.

Menu Registro de Inventário
Após acessar o menu destacado acima, será exibida a tela Registro de Inventário.
Interface Registro de Inventário
  • Exibir Inventários
É possível exibir os inventários já cadastrados no sistema. Para isso, basta que o usuário acione o botão listagem para baixo  , conforme animação abaixo.
Interface Registro de Inventário - Exibir Inventários - Animação​
Após selecionar o Inventário desejado, o usuário deverá clicar no botão Buscar. Em seguida será exibido na tela o inventário em questão, e suas respectivas informações.
Interface Registro de Inventário - Exibir Inventário
  • Criar Novo Inventário
Para criar um novo inventário, é preciso que o usuário efetue algumas etapas necessárias, são elas:
Acionar o botão Nova. Logo após informar as informações solicitadas na tela, e depois clicar em Iniciar, para dar inicio a vigência do Inventário.
Interface Registro de Inventário - Criar Novo Inventário
Após fornecer todas as informações solicitadas e clicar no botão Iniciar, será apresentado a seguinte mensagem, caso não ocorra nenhuma inconsistência.
Interface Registro de Inventário - Criar Novo Inventário - Criado com Sucesso
  • Observações
O usuário deve atentar-se para algumas notas, isto é, apontamentos importantes quanto a rotina de Registro de Inventário.
ATENÇÃO
 
Caso o usuário tente criar um novo inventário associado a um mesmo almoxarifado e categoria anteriormente usados, não será iniciado/salvo o inventário será apresentado o seguinte erro na tela.
Interface Registro de Inventário - Criar Novo Inventário - Alerta Inventário Existente​​​​
ATENÇÃO
 
Ao cadastrar um registro de Inventário para o Almoxarifado este passará para o status Em processo de Inventário portanto, nenhuma ação poderá ser realizada até aprovação realizada no menu Controle de Estoque > Análise de Inventário por parte do Gestor liberando o Almoxarifado para novos registros.
ATENÇÃO
 

Após registrar um inventário e efetuar a Correção de Saldo de Almoxarifado, é necessário Enviar Para Análise o inventário criado, para que o responsável possa aprovar o mesmo, verifique as informações e confirme a solicitação. 

Para enviar o inventário a fim de ser analisado, o usuário deverá Exibir o inventário e em seguida acionar o botão Enviar Para Análise, conforme destacado abaixo.

Interface Registro de Inventário - Exibir Inventário - Enviar Para Análise
  • Finalizar um Inventário Aprovado 
Após a Análise ser concluída na tela de Análise de Inventário o status do inventário será de Aprovado e será preciso Finalizá-lo. Para tanto basta o usuário clicar sobre o botão correspondente localizado ao lado direito da tela.
Interface Registro de Inventário - Finalizar Inventário

Após a ação será exibida uma mensagem de sucesso e o inventário não fará mais parte dos registros de inventário.

plugins premium WordPress
Rolar para cima