Manual Sagres

Cadastro Função do Funcionário

O objetivo principal da  funcionalidade em questão, é possibilitar ao usuário realizar o cadastro de uma ou mais Funções que o funcionário/colaborador desempenha na instituição, para utilização posterior no cadastro de Servidores. Para poder localizar no sistema a funcionalidade em questão, acesso: Cadastro > Função do Funcionário.

Cadastro - Função do Funcionário

Após clicar no menu indicado, o sistema apresentará a seguinte interface:

Cadastro de Funções - Função do Funcionário
Ao acessar o menu, será apresentada uma nova interface, o usuário poderá adicionar e ou excluir as Funções do Funcionário. Existem três botões na pasta que auxiliam na inclusão de usuários.
Botões gerais

Acionando o botão Novo, o sistema permitirá incluir uma nova Função de Funcionário. O botão Remover permitirá a remoção de uma Função de Funcionário já cadastrada. O botão Restaurar, permitirá a recuperação de funções marcados para remoção, removidas da interface (botão Remover), mas antes do usuário atualizar as informações no sistema (botão Salvar). 

Para incluir uma nova Função de Funcionário o usuário deverá acionar o botão Novo. Informa uma Descrição para a função de funcionário, um Tipo, e em seguida acionar o botão Salvar, para que o sistema registre as informações no sistema. Caso não ocorram erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

 Para excluir um ou mais Funções de Funcionário, o usuário deverá marcar as primeiras posições das linhas com as Funções a serem excluídos, e em seguida deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente excluídas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso”.

Para visualizar mais Funções, acione os botões Primeira < Anterior Próxima > Última.
 
No topo lateral direito, ao lado dos campos “Descrição” e “Tipo” podemos visualizar o campo “Função em Sala de Aula.” Tendo em vista que, dentro de uma instituição, um funcionário pode ocupar um ou mais cargos, a funcionalidade em questão possibilita fazer o devido registro para tais casos, atribuindo devidamente ao funcionário, se este possui uma atribuição em sala de aula, tendo em vista que, em se tratando de cargos que deliberam e dialogam diretamente a respeito da gestão escolar (Direção, Coordenação e Vice-Direção, dentre outros), é possível também, que o mesmo funcionário ocupe uma posição em sala de aula. Ex: João(Diretor Escolar)/Função em Sala de Aula: Professor de História.  
Cadastro - Função do Funcionário - Paginação
Para Selecionar uma Função a fim de Remover, usuário deve marca a caixa de texto (quadradinho) à esquerda da Função.
Cadastro - Função do Funcionário - Campo de Seleção
 Para excluir uma ou mais Funções, o Usuário deverá marcar a caixa  com as Funções a serem excluídos, e em seguida deverá acionar o botão Remover, para que a aplicação remova da interface as exclusões indicadas, e para que as informações sejam realmente removidas do sistema, o usuário deverá acionar o botão Salvar. Se não ocorrerem erros, o sistema apresentará a mensagem “O registro foi atualizado com sucesso“.
Para Adicionar uma nova função de Funcionário, o usuário deverá acionar o botão Novo, digitar uma descrição para a função, informar um dos Tipos disponíveis e por fim clicar no botão Salvar.
Conforme animação a seguir:
Cadastro - Função do Funcionário - Adicionando Função

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