Glossário de Termos Acadêmicos
Neste glossário podem ser encontrados esclarecimentos a respeito de alguns termos utilizados no SAGRES Acadêmico.
Avaliação Curricular
Avaliação Interdisciplinar
A avaliação interdisciplinar funciona como um aproveitamento, pois é necessário que haja nota lançada nas atividades curriculares associadas para a publicação da média parcial.
Este tipo de avaliação é mais comum nos cursos de Medicina, mas, a Instituição define como e quem usar.
Categoria - Natureza
- Categoria – é a classificação das atividades acadêmicas que compõem o currículo de um curso;
- Natureza – é um tipo de Categoria;
Exemplo de Natureza
- Atividade Complementar – Atividades exigidas pelas Faculdades, sendo um requisito obrigatório para a formação dos alunos. Exemplos : Semanas acadêmicas, Congressos, Seminários, Palestras, Conferências, Atividades culturais, Publicação em revistas científicas, Integralização de cursos de extensão e/ou atualização acadêmica e profissional, Atividades de iniciação científica, Atividades de monitoria acadêmica…
- Eletiva – Atividades para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica, o aluno regular da Instituição poderá cursar, como eletivas, disciplinas de Graduação que não pertençam à grade curricular de seu curso.
- Optativa – Atividades de livre escolha do aluno (em um a lista oferecida pela Instituição) para compor o seu currículo de forma a atender uma formação mais personalizada do profissional que está sendo formado
- Obrigatória – Atividades Curriculares imprescindíveis de serem cursadas pelos alunos para obter o título
- Monografia – Atividade dissertação ou tese científica que se destina a estudar um assunto em específico, normalmente apresentada como um trabalho de conclusão de curso de graduação e pós-graduação.
Nota
TCC – atividade de final de curso; pode ser uma monografia, um artigo científico, um relatório de pesquisa de campo, um relatório de atividade de extensão, entre outros.
- Atividade Extracurricular – Atividades que o aluno realiza ou já realizou e que contribuem para a sua formação pessoal e profissional, sendo um meio de ampliação do seu currículo. (Estágios, Semanas acadêmicas, congressos, seminários, simpósios, conferências, iniciação científica, monitoria, Cursos de extensão, oficinas, workshops e cursos de idiomas)
Co-Requisito
Componentes Curriculares (Disciplinas) da Grade que deverão ser cursados obrigatoriamente num mesmo período letivo.
Algumas Instituições denominam esses Componentes de Concomitantes (Simultâneos).
Curso BI
Cursos de bacharelados interdisciplinares BI, cujos currículos permitem formatura, e também permitem que os Alunos, após a formatura, possam fazer uma nova graduação em um dos cursos associados ao curso BI, se desejarem.
Dependência
Componente Curricular (Disciplina) definida na grade curricular para considerar subordinação, e não consta na avaliação curricular como cumprida ou cumprida por equivalência.
Existe um parâmetro no Sagres Acadêmico que indica se além dessa situação acima, devem ser consideradas como dependência aquelas disciplinas que não foram cursadas pelo Aluno. Nesse caso, as disciplinas da grade curricular que forem de períodos menores que o período que o Aluno está apto, e ainda não constam na avaliação curricular como cursadas, também serão consideradas como dependência, mesmo que não exista nenhuma reprovação para elas no histórico do Aluno.
Disciplinas Eletivas
São quaisquer componentes curriculares (Disciplinas) oferecidas pela Instituição, são de áreas nem sempre ligadas ao curso do aluno.
Disciplinas Isoladas
São componentes curriculares (Disciplinas) que se destinam aos portadores de diploma de curso superior.
Disciplinas Obrigatórias
São componentes curriculares (Disciplinas) que constituem o currículo padrão do curso e estão distribuídas por período letivo. O aluno deve cursar, obrigatoriamente, estas disciplinas.
Disciplina Optativa
São componentes curriculares (Disciplinas) que constituem o currículo complementar do curso. São Disciplinas ligadas à sua área, mas o aluno pode escolher dentre várias oferecidas. É preciso cursar um número mínimo de Horas/Créditos definidos no currículo.
Disciplina de Transição
Disciplinas usadas na funcionalidade “Nível por Período” . São disciplinas que não existiam no antigo currículo do aluno e foram criadas no novo currículo; que estava em período a frente do aluno no currículo antigo e foram cadastradas em um período anterior ao novo semestre do aluno no novo currículo.
Docente Cooperador
Equivalência
Interjornadas
Grupo / Módulo
- Grupo – Atividade é formada pela agregação de outras atividades – são compostos por Módulos;
- Módulo – Atividade é parte de uma agregação, e estão ligados a um Grupo;
Matrícula Sub Judice
Por Período
Para conhecer mais sobre o assunto, visite a página de Nível por Período.
Pré-Requisito
Conhecimento prévio que um Aluno deve ter para cursar um determinado Componente Curricular (disciplina)
Este conhecimento pode corresponde a:
- Um único Componente Curricular
- Um grupo de Componentes.
- Pré-requisitos Opcionais – Conjunto de Componentes Curriculares, e se o Aluno cumprir qualquer um deles, terá cumprido a exigência deste tipo de Pré-requisito .
- Pré-requisitos por Experiência –São exigidas determinadas quantidades de Créditos e/ou Carga Horária (Horas), que devem já ter sido cumpridas pelo Aluno.
Trilha
Caminho caminho de Disciplinas optativas que o aluno irá seguir Trilha.