Manual Sagres

Glossário
(Extraído do documento enviado pelo INEP em 2012 – Para o ano de referência 2011)
 
 
 
Ministério da Educação
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Diretoria de Estatísticas Educacionais
Coordenação Geral do Censo da Educação Superior
 
 
Censo da Educação Superior 2011
 
 
Glossário
Versão 0.1
 
 
Brasília – DF
Janeiro de 2012
 
 
Visando ao melhor atendimento do respondente, o Censo da Educação Superior 2011 traz o presente Glossário. Com a disposição alfabética dos principais termos e conceitos da coleta, o Inep busca o constante aperfeiçoamento dos seus procedimentos de coleta, tratamento e disseminação dos dados da educação superior.
Para esse ano de referência, a principal mudança diz respeito à obrigatoriedade do CPF do aluno, em cumprimento ao Parágrafo único do Artigo 61-H, da Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007.
Para tanto, contamos com a participação das instituições em mais um caminho de fortalecimento da política de informações estatísticas, o qual resultará na maior qualidade das políticas do setor. Desejamos aos Pesquisadores Institucionais um bom trabalho!
 
 
Equipe do Censo da Educação Superior
 
censosuperior@inep.gov.br
(61) 2022-3128
(61) 2022-3130
(61) 2022-3131
(61) 2022-3132
(61) 2022-3138
 
 
 
TermoMóduloConceito
AcervoIESRefere‐se à totalidade de documentos que compõe a coleção da biblioteca.
Acesso ao Portal Capes de PeriódicosIESO Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso a textos selecionados em diversas publicações periódicas internacionais e nacionais e publicações de resumos, cobrindo todas as áreas do conhecimento. Possuem acesso ao portal Capes de periódicos, instituições participantes e instituições pagantes.
Afastado para exercício em outros órgãos/entidadesDocenteDeve ser considerado afastado o docente vinculado a IES que, por qualquer razão (ex. qualificação, exercício em outros órgãos/entidades) não exercer atividade docente (docência na graduação, pesquisa, extensão, pós-graduação, gestão, planejamento e avaliação), em todo o período de referência do Censo.
Afastado para qualificaçãoDocente
Deve ser considerado afastado o docente vinculado a IES que, por qualquer razão (ex. qualificação, exercício em outros órgãos/entidades) não exercer atividade docente (docência na graduação, pesquisa, extensão, pós-graduação, gestão, planejamento e avaliação), em todo o
período de referência do Censo.
Afastado por outros motivosDocenteDeve ser considerado afastado o docente vinculado a IES que, por qualquer razão (ex. qualificação, exercício em outros órgãos/entidades) não exercer atividade docente (docência na graduação, pesquisa, extensão, pós-graduação, gestão, planejamento e avaliação), em todo o período de referência do Censo.
AlimentaçãoAlunoApoio para alimentação dos alunos (descontos ou gratuidade da alimentação em restaurante universitário, vale-alimentação).
Altas habilidades/ superdotaçãoAlunoCaracteriza-se pelo potencial elevados nas diferentes áreas de seu interesse isoladas ou combinadas entre si, tais como: realização de operações lógicas, talento nas artes plásticas e na música, habilidades de liderança e comunicação, capacidade de auto-percepção e empatia, entre outras.
Aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas
Habilidades / superdotação
AlunoPessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, intelectual ou sensorial os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Aluno concluiu ensino médio em escola pública
 
AlunoAluno que concluiu o ensino médio ou equivalente em escola pública.
Apoio socialAlunoProgramas de assistência estudantil que tem como objetivo favorecer a permanência dos alunos com dificuldades econômicas na educação superior.
Atividade de formação complementarAlunoQualquer atividade não incluída no currículo do curso, que tenha a função de estimular a interação entre teoria e prática, como estágio não obrigatório, atividade de pesquisa, extensão e monitoria, entre outras.
Atuação do docenteDocenteRefere‐se  às atividades exercidas pelo docente dentro da IES.
Autismo infantilAluno
Transtorno onde há déficit em três domínios: déficit na sociabilidade, empatia e capacidade de compreensão ou percepção dos sentimentos do outro; déficit na linguagem comunicativa e imaginação e déficit no comportamento e flexibilidade cognitiva. A manifestação dos sintomas aparece antes dos três anos de idade e pode estar associada à deficiência intelectual. Caracterizando-se por um comprometimento das relações interpessoais e diversas
alterações de comunicação, de linguagem e de comportamento, inclusive estereotipias motoras.
BachareladoCursoCurso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
Base de dadosIES
Coleção ou compilação de informações armazenadas num suporte magnético, acessível pela internet. As bases de
dados podem conter apenas referenciais, resumos e textos completos.
Biblioteca centralIESCentro do sistema de bibliotecas da IES que administra seus catálogos e onde se encontram as principais coleções.
Biblioteca setorialIESBiblioteca especializada nas áreas de conhecimento de cada unidade.
Bolsa de pesquisaDocenteAuxílio não reembolsável de estímulo à atividade de pesquisa, tais como bolsa de produtividade e de apoio técnico. Pode ser fornecida por fundações de apoio à pesquisa, agências de fomento, órgãos governamentais, entre outros.
Bolsa permanênciaAluno
A Bolsa Permanência é um benefício, no valor de até R$ 300,00 mensais, concedido a estudantes com bolsa integral do ProUni, matriculados em cursos presenciais com no
mínimo 6 (seis) semestres de duração e cuja carga horária média seja superior ou igual a 6 (seis) horas diárias de aula.
Bolsa trabalhoAlunoRemuneração recebida pelo aluno, referente a trabalhos prestados na IES.
CampusIESLocal onde se oferece uma gama ampla de atividades administrativas e educacionais da instituição, incluindo espaços para oferta de cursos, bibliotecas, laboratórios e áreas de prática para estudantes e professores, e também reitorias, pró-reitorias, coordenação de cursos, secretaria, funcionamento de colegiados acadêmicos e apoio administrativo.
Campus fora de sedeIESLocal secundário de funcionamento da instituição, fora do Município onde se localiza a sede da instituição e se oferecem cursos e realizam atividades administrativas. É restrito às universidades e depende de credenciamento específico, em regra não gozando de prerrogativas de autonomia.
Campus sedeIES
Local principal de funcionamento da instituição, incluindo os órgãos administrativos e acadêmicos centrais, a oferta dos cursos e as demais atividades educacionais. Para fins regulatórios, o Município em que se situa a sede da
instituição delimita o exercício de prerrogativas de autonomia, no caso de universidades e centros universitários.
Capacitação de usuáriosIESProgramas que oferecem cursos de capacitação destinados a preparar o usuário para o uso de novas tecnologias disponíveis na biblioteca. Inclui as modalidades presencial e/ou tutorial.
Carga horáriaCursoÉ o número de horas de atividade científico‐acadêmica, expresso em legislação ou normatização, que devem ser cumpridas por uma instituição de ensino superior, a fim de preencher um dos requisitos para a validação de um diploma que, como título nacional de valor legal idêntico, deve possuir uma referência nacional comum.
Carga horária mínimaCursoNúmero de horas de atividade científico‐acadêmica, expresso em legislação ou normatização, necessárias para preencher um dos requisitos para a validação de um diploma de curso superior.
Catálogo on line de serviço públicoIESCatálogo de acesso público às informações da biblioteca, a partir da internet.
CegueiraAlunoDefinida pela acuidade inferior a 0,005 no melhor olho, com a melhor correção óptica; ausência total de visão; ou perda da percepção luminosa.
CegueiraDocenteDefinida pela acuidade inferior a 0,005 no melhor olho, com a melhor correção óptica; ausência total de visão; ou perda da percepção luminosa.
Centro Federal de Educação TecnológicaIES
Os CEFET são instituições de ensino superior
pluricurriculares, mantidas pelo Governo Federal, especializados na oferta de educação tecnológica nos diferentes níveis e modalidades de ensino, caracterizando-
se pela atuação prioritária na área tecnológica. Para efeitos regulatórios, equipara-se a centro universitário. Dotado de autonomia para a criação de cursos e vagas na sede, está obrigado a manter um terço de mestres ou doutores e um quinto do corpo docente em tempo integral.
Centro UniversitárioIESDotado de autonomia para a criação de cursos e vagas na sede, está obrigado a manter um terço de mestres ou doutores e um quinto do corpo docente em tempo integral.
Código do curso ao qual o docente está vinculadoDocenteRefere‐se ao curso sequencial de formação específica e/ou de graduação (presencial e a distância ‐ EAD) no qual odocente exerce atividades de ensino.
Comutação bibliográficaIES
Modalidade de cessão de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis, encontram–se periódicos, teses, anais de congressos, relatórios técnicos e partes de
documentos.
Condições de ensino‐aprendizagem, por meio de tecnologia assistiva ou ajuda técnica a pessoas com deficiência.CursoRecursos e materiais didáticos adaptados para atender pessoas com deficiência.
Convênio PEC‐GAlunoConvênio de cooperação entre os países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo educacional/cultural visando à formação de recursos humanos. As inscrições para o programa são feitas nas representações diplomáticas brasileiras, no país de origem do candidato.
CursandoAluno
Aluno matriculado em uma disciplina ou atividade de um curso (ex. projeto final, monografia ou estágio curricular) e que, na data de referência do censo, não teve condições de concluir os requisitos acadêmicos para titulação no curso até
o final do ano de realização do censo.
Curso ativo sem demandaCursoCurso sem aluno vinculado em 2010, mas está ativo
Curso extintoCurso
Curso sem aluno vinculado em 2010 porque estava extinto.
Atenção: apenas usar esta opção quando o código de curso não estiver vinculado a nenhum programa
Curso novoCursoCurso sem aluno vinculado em 2010 porque funcionará a partir do ano de 2011
Curso representado por outro código de cursoCursoCurso sem aluno vinculado em 2010 porque foi representado por outro código de curso. Atenção: usar esta opção quando o código de curso estiver vinculado a algum programa
Curso SuperiorCursoCursos ministrados por instituições de educação superior (IES), públicas ou privadas, de variados níveis e graus de abrangência, destinados a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Data de ingresso no cursoAlunoData na qual o aluno fez a primeira matrícula no curso.
Deficiência auditivaAluno
Perda bilateral, parcial ou total, de 41 dB até 70 dB, aferida
por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1000 Hz, e 3000
Hz. O estudante que utiliza o Aparelho de Amplificação Sonora Individual – AASI (prótese auditiva) pode, ou não, processar informações lingüísticas pela audição e, consequentemente, tornar-se capaz de desenvolver a linguagem oral.
Deficiência auditivaDocente
Perda bilateral, parcial ou total, de 41 dB até 70 dB, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1000 Hz, e 3000
Hz. O estudante que utiliza o Aparelho de Amplificação Sonora Individual – AASI (prótese auditiva) pode, ou não,
processar informações lingüísticas pela audição e, consequentemente, tornar-se capaz de desenvolver a linguagem oral.
Deficiência físicaAlunoDefinida pela alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplasia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência do membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzem dificuldades para o desempenho das funções.
Deficiência físicaDocenteDefinida pela alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplasia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência do membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzem dificuldades para o desempenho das funções.
Deficiência intelectualAlunoDefinida por alterações significativas, tanto no desenvolvimento intelectual como na conduta adaptativa, na forma expressa em habilidades práticas, sociais e conceituais.
Deficiência intelectualDocenteDefinida por alterações significativas, tanto no desenvolvimento intelectual como na conduta adaptativa, na forma expressa em habilidades práticas, sociais e conceituais.
Deficiência múltiplaAlunoDefinida pela associação, de dois ou mais tipos de deficiência (intelectual /visual /auditiva /física).
Deficiência múltiplaDocenteDefinida pela associação, de dois ou mais tipos de deficiência (intelectual /visual /auditiva /física).
Desvinculado do cursoAlunoAluno que, na data de referência do censo, não possui vínculo com o curso por motivos de evasão, abandono, desligamento ou transferência para outra IES.
Docente com deficiênciaDocentePessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, intelectual ou sensorial os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Docente Ensino de Pós‐Graduação PresencialDocenteDocente que ministra aulas em cursos de pós‐graduação “stricto sensu presencial” (modalidade de ensino, que exige do aluno a freqüência às atividades didáticas e a presença obrigatória nas avaliações).
Docente substitutoDocenteDocente contratado temporariamente para substituir professor afastado por um período mínimo de 16 dias no ano.
EADCursoModalidade educacional na qual a mediação nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Empréstimo domiciliarIESCessão de itens do acervo da biblioteca para serem utilizados fora da instituição pelo usuário.
Empréstimo entre bibliotecasIESModalidade de cessão de itens do acervo efetuada entre bibliotecas, baseada em acordos mútuos. Considerar os empréstimos emitidos e recebidos.
Enem ‐ Exame Nacional do Ensino MédioAlunoExame realizado pelo Inep, através de provas compostas por questões objetivas e redação, abrangendo o conteúdo das disciplinas cursadas no ensino médio.
Ensino de graduação a distânciaDocenteDocente que ministra aulas em cursos de graduação a distância (modalidade de ensino que possibilita a auto aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados).
Ensino de Pós‐Graduação à distânciaDocenteDocente que ministra aulas em cursos de pós-graduação stricto sensu a distância (modalidade de ensino que possibilita a auto aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados).
Ensino na graduação presencialDocenteDocente que ministra aulas em cursos de graduação presencial (modalidade de ensino que exige do aluno a freqüência às atividades didáticas e presença obrigatória nas avaliações).
Ensino sequencial de formação específicaDocenteDocente que ministra aulas em curso sequencial de formação específica, que é o curso de nível superior com destinação coletiva, organizado por campo de saber, destinado à atualização de qualificações técnicas, profissionais ou acadêmicas.
Equipamento eletromecânicoIESDispositivos para deslocamento vertical como elevadores.
EspecialIESInstituição educacional oficial criada por lei estadual ou municipal e existente na data da promulgação da Constituição Federal, que não seja total ou preponderantemente mantida com recursos públicos, portanto não gratuita.
Estágio não obrigatório
(extracurricular)
AlunoAtividade que o aluno realiza visando ao aperfeiçoamento profissional. O estágio não obrigatório ou extracurricular proporciona ao aluno uma base mais concreta às matérias vistas em sala de aula como um item adicional à sua preparação para o mercado de trabalho.
Esteve em exercícioDocente
Deve ser considerado em exercício o docente que exercer qualquer atividade de magistério superior (ensino, extensão, pesquisa e as inerentes ao exercício de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência na
própria instituição) no ano de referência do Censo por um período mínimo de 16 dias durante todo o ano de referência.
Deverão ser considerados representantes do corpo docente
os integrantes das carreiras de magistério superior, os professores visitantes e os professores substitutos (Decreto
94.664/1987).
ÉtnicoAlunoPrograma destinado a alunos que ingressam na educação superior através de programa de reserva de vagas a estudantes pertencentes a determinadas etnias.
ExtensãoDocenteDocente que participa de atividades de extensão, a qual pressupõe uma ação junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos pela Instituição. Refere-se ao contato imediato da comunidade interna de uma determinada instituição de ensino superior com a sua comunidade externa, em geral a sociedade à qual ela está subordinada.
ExtensãoAlunoPrograma de formação da educação superior voltado a estreitar a relação entre universidade e sociedade, aberto a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, que confere certificado aos estudantes concluintes. Compreende programas, projetos e cursos voltados a disseminar ao público externo o conhecimento desenvolvido e sistematizado nos âmbitos do ensino e da pesquisa e, reciprocamente, compreender as demandas da comunidade relacionadas às competências acadêmicas da instituição de educação superior.
FaculdadeIESIES com propostas curriculares em mais de uma área do conhecimento, organizadas para atuar com regimento comum e comando unificado. Categoria que inclui institutos e organizações equiparadas, nos termos do Decreto n° 5.773, de 2006.
FalecidoAlunoAluno falecido durante o ano de realização de censo, até a data de referência.
FIESAlunoPrograma de financiamento federal destinado a estudantes brasileiros da educação superior que necessitam de apoio para arcar com os custos de sua formação
Financiamento estudantilAluno
Financiamento que o governo (federal, estadual, municipal) ou alguma outra empresa (pública ou privada) oferece a
estudantes de graduação do ensino superior que não têm condições de arcar com os custos de sua formação e estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas. Inclui os financiamentos reembolsáveis (FIES) e crédito educativo estadual e municipal e os não reembolsáveis (ProUNI).
Forma de ingresso/seleçãoAlunoTipo de processo ao qual o aluno se submeteu para ingressar no curso.
FormadoAlunoAluno que concluiu a totalidade dos créditos acadêmicos exigidos para titulação no curso durante o ano de realização de censo, até a data de referência. Não é obrigatório que o aluno tenha realizado a colação de grau e/ou participado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).
Gestão, Planejamento e AvaliaçãoDocenteDocente que participa de atividades administrativas na IES (reitoria, coordenação de curso, chefia de departamento, comissão de avaliação institucional, etc.)
GraduaçãoCursoCursos superiores que conferem diplomas, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo, conferindo os graus de Bacharelado, Licenciatura ou Tecnologia.
Grau acadêmicoCursoGrau conferido por uma instituição de educação superior como reconhecimento oficial por conclusão dos requisitos exigidos pelo curso.
HoristaDocenteDocente contratado pela instituição  exclusivamente para ministrar aulas, independentemente da carga horária contratada, ou que não se enquadrem nos outros regimes de trabalho acima definidos.
Inscritos no processo seletivoCursoNúmero de participantes no(s) processo(s) seletivo(s) do(s) curso (s).
Instalações para aulas práticasCursoEspaços ou núcleos de atividades especializadas, utilizados pelos alunos do curso em aulas e/ou estágios de práticas profissionais. Incluem os laboratórios, clínicas, escritórios modelo, fazendas experimentais e outros.
Instituto Federal de Educação, Ciência e TecnologiaIESInstituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Para efeitos regulatórios, equipara-se a universidade tecnológica.
IntegralCurso
Considera‐se que um curso é integral quando suas aulas são ofertadas inteira ou parcialmente em mais de um turno
(manhã e tarde, manhã e noite, ou tarde e noite) exigindo a disponibilidade do aluno por mais de 6 horas diárias durante a maior parte da semana.
LicenciaturaCursoCurso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado.
MantenedoraIESPessoa jurídica que provê os recursos necessários ao funcionamento da instituição de ensino e a representa legalmente.
Material didáticoAlunoApoio para aquisição a material didático.
MatrículaAlunoVínculo do aluno com uma disciplina ou atividade (ex. projeto final, monografia ou estágio curricular) de um curso ofertado pela IES.
Matrícula trancadaAlunoVínculo formal de estudante a curso superior, sem correspondência com atividades acadêmicas.
MatutinoCursoCurso em que a maior parte da carga horária é oferecida até às 12h todos os dias da semana.
MonitoriaAlunoAtividade que visa proporcionar ao aluno uma iniciação à docência, em um trabalho conjunto entre professor monitor para Auxiliar o aprendizado em sala de aula. Devem ser considerados os alunos voluntários e os bolsistas.
MoradiaAlunoApoio a estudantes com dificuldade de manter moradia com recursos próprios (ex. moradia estudantil; casa de estudante).
NoturnoCursoCurso em que a maior parte da carga horária é oferecida após as 18h todos os dias da semana.
Núcleo de educação a distância (EAD)IES
Unidade responsável pela estruturação da oferta de EAD na instituição, compreendendo as atividades educacionais e administrativas, incluídas a criação, gestão e oferta de cursos com suporte tecnológico, bem como a administração, produção de materiais didáticos e recursos próprios da EAD.
Aplica-se, ao Núcleo de EAD, para fins regulatórios, no que couber, a disciplina correspondente ao campus sede.
Organização acadêmicaIESClassificação da IES segundo o seu grau de abrangência e de autonomia.
Outras formas de ingressoAlunoEnglobam processos distintos, não seletivos, que asseguram o ingresso de alunos no ensino superior, tais como matrícula cortesia, admissão de diplomados, reingresso e transferências.
Outras receitas ‐ outrasIESReceitas referentes a operações de crédito internas e externas, recursos diversos, saldos de exercícios anteriores e outras.
Outras receitas ‐ renúncia de receitaIESReferente a não arrecadação de receita em função da concessão de isenções tributárias, anistias ou subsídios.
Outros tipos de seleçãoAlunoEnglobam processos seletivos distintos do vestibular e Enem, adotados pelas IES. Podem compreender provas, análise de currículo e histórico escolar, entrevistas, entre outros.
PesquisaDocenteDocente que participa (coordena, colabora, orienta alunos) de atividades de pesquisa científica (investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pela ciência).
PesquisaAlunoAtividade para alunos de graduação que visa proporcionar a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa (investigação planejada, desenvolvida e redigida conforme normas metodológicas consagradas pela ciência), sob a orientação de pesquisadores qualificados. Devem ser considerados os alunos voluntários e os bolsistas.
Pólo de apoio presencial de EADIESUnidade operacional para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados na modalidade de educação a distância.
Prazo Mínimo de integralizaçãoCursoTempo mínimo de duração do curso, prazo previsto para que o estudante receba a formação pretendida; o tempo total deve ser descrito em anos.
PresencialCursoModalidade de oferta que pressupõe presença física do estudante às atividades didáticas e avaliações.
Programa de financiamento da IESAlunoPrograma de financiamento administrado pela IES.
Programa de financiamento de outras entidadesAlunoPrograma de financiamento administrado por outras entidades externas à IES, como empresas, organizações, etc.
Programa de financiamento do governo estadualAlunoPrograma de financiamento administrado pelo governo estadual.
Programa de financiamento do governo municipalAlunoPrograma de financiamento administrado pelo governo municipal.
Programa de financiamento educacionalAlunoO programa de financiamento educacional é um tipo de financiamento concedido ao estudante para custeio das de seus estudos, o qual, após a conclusão do curso, reembolsa o que lhe foi concedido.
Programa de reserva de vagas/ações afirmativasAluno
Qualquer programa ou ação que tenha por objetivo garantir o acesso de determinados públicos ao ensino superior.
Exemplos: cota de vagas reservadas para alunos egressos de escolas públicas, afrodescendentes, indígenas, entre outros; atribuição de pontos extras nos processos seletivos para alunos egressos de escolas públicas, afrodescendentes, indígenas, entre outros.
ProUniAlunoPrograma destinado a concessão de bolsas de estudo integrais (ProUni integral) ou parciais  (50% ‐ ProUni parcial) para alunos matriculados na educação superior, em instituições privadas de ensino superior.
Receitas – Outras ReceitasIESDemais receitas recebidas pela Instituição não contempladas nos outros itens de receitas.
Receitas – Receitas própriasIESOs dados declarados referem-se às receitas próprias.
Receitas próprias ‐ AlunosIESReferentes à mensalidade, taxas e serviços cobrados dos alunos de forma contínua ou não.
Receitas próprias ‐ BolsasIESReferentes ao repasse de verbas não reembolsáveis da União, Estados e DF ou dos Municípios, a título de incentivo aos alunos.
Receitas próprias ‐ contratos / convêniosIESReferente ao repasse de verbas de contratos ou convênios firmados com outras instituições públicas e/ou privadas, com organismos nacionais ou internacionais.
Receitas próprias ‐ financiamento público estudantilIES
Referente ao repasse de verbas reembolsáveis da União,
Estados e DF ou dos Municípios, a título de financiamento aos alunos.
Receitas próprias ‐ mantenedoraIESReferente ao repasse de verbas da mantenedora.
Receitas -TransferênciasIESOs dados declarados referem-se às transferências.
Recursos de acessibilidade à comunicaçãoCursoConstituem alguns recursos de acessibilidade à comunicação: pranchas de comunicação, equipamentos de comunicação aumentativa e alternativa.
Recursos de informática acessívelCursoConstituem alguns recursos de informática acessível: ledores de tela, sintetizadores de voz, ponteiras de cabeça, teclados alternativos, acionadores, softwares para acessibilidade.
Rede wirelessIESRede que possibilita conexão à internet, sem a necessidade do uso de cabos e fios, com acesso disponível aos alunos.
Seqüencial de formação específicaCursoCurso superior destinado à obtenção ou à atualização de qualificações técnicas, profissionais, acadêmicas ou de desenvolvimento intelectual. São organizados por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência e são abertos a candidatos portadores de diplomas de conclusão do nível médio que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino.
Síndrome de AspergerAlunoSíndrome que está relacionada com o autismo, diferenciando-se deste por apresentar alterações formais da linguagem e na interação social. Prejuízo qualitativo na interação social, nos relacionamentos com seus pares, na reciprocidade social ou emocional.
Síndrome de RettAluno
Transtorno de ordem neurológica e de caráter progressivo, com início nos primeiros anos de vida. Manifesta-se pela
ausência de atividade funcional com as mãos, isolamento, regressão da fala e das habilidades motoras adquiridas, comprometimento das relações sociais, do desenvolvimento mental e microcefalia progressiva.
Situação do docente na
IES
DocenteIndica se o docente esta em exercício ou afastado das atividades na instituição no ano de realização do censo.
SurdezAlunoPerda auditiva acima de 71 dB, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz e 3000 Hz.
SurdezDocentePerda auditiva acima de 71 dB, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1000 Hz, 2000 Hz e 3000 Hz.
SurdocegueiraAlunoDefinida como deficiência única, caracterizada pela deficiência auditiva e visual concomitantemente.
SurdocegueiraDocenteDefinida como deficiência única, caracterizada pela deficiência auditiva e visual concomitantemente.
Tecnológico/ TecnologiaCursoCursos superiores de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que conferem ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo.
Tempo Integral com DEDocenteDocente contratado com dedicação exclusiva com 40 horas semanais de trabalho na mesma instituição, reservado o tempo de pelo menos 20 horas semanais a estudos, pesquisa, trabalhos de extensão, gestão, planejamento, avaliação e orientação de estudantes.
Tempo Integral sem DEDocenteDocente contratado sem dedicação exclusiva com 40 horas semanais de trabalho na mesma instituição, reservado o tempo de pelo menos 20 horas semanais a estudos, pesquisa, trabalhos de extensão, gestão, planejamento, avaliação e orientação de estudantes.
Tempo ParcialDocenteDocente contratado atuando com 12 ou mais horas semanais de trabalho na mesma instituição,  reservado pelo menos 25% do tempo para estudos, planejamento, avaliação e orientação de estudantes.
Tipo de vínculo de docente visitante – bolsistaDocenteContratação por meio de Bolsas CAPES – CNPQ ou outro instituto de fomento a Pós-graduação.
Tipo de vínculo de docente visitante – em folhaDocenteContratação com base na Lei nº 8.745/1993.
Transferência –
Investimentos (Despesas de Capital)
IESInvestimentos realizados na Instituição.
Transferência – Outras
Despesas
IESOutras despesas não relacionadas nos outros itens de transferência.
Transferência – Outras
Despesas de Custeio
IESDespesas para a manutenção e custeio da instituição (não inclui despesas com pessoal).
Transferência – Pesquisa
e Desenvolvimento
IESDespesas com pesquisa e desenvolvimento.
Transferência – Pessoal –
Benefícios e Encargos sociais
IESDespesas com Benefícios e encargos sociais de todo o pessoal da Instituição.
Transferência – Pessoal –
Remuneração de pessoal técnico-administrativo / pedagógico
IESDespesas com remuneração do pessoal técnico-administrativo da Instituição.
Transferência – Pessoal –
Remuneração de
Professores ativos
IESDespesas com remuneração do pessoal docente.
TransporteAlunoApoio para o transporte de alunos (ex. concessão de vale transporte, transporte gratuito, bolsa transporte).
Transtorno Desintegrativo da InfânciaAluno
Transtorno que se caracteriza pela perda de funções e capacidades anteriormente adquiridas pela criança.
Apresentam características sociais, comunicativas e comportamentais também observadas no Autismo. Em geral, essa regressão tem início entre os dois e 10 anos de idade e acarreta alterações qualitativas na capacidade de relação social, jogos ou habilidades motoras, linguagem, comunicação verbal e não verbal, comportamentos estereotipados, instabilidade emocional.
TurnoAlunoPeríodo do dia em que o aluno cursa a maior parte das aulas.
UniversidadeIESIES caracterizada pela oferta regular de atividades de ensino, pesquisa e extensão. As atividades de ensino devem contemplar programas de mestrado ou doutorado. Caracteriza‐se pela produção intelectual Institucionalizada, mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional e por apresentarem um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado e um terço do corpo docente em regime de tempo integral. Dotada de autonomia na sede.
Universidade Aberta do Brasil ‐ UABIESO Sistema Universidade Aberta do Brasil promove a articulação das IES que ofertam cursos a distância, possibilitando levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.
Vagas oferecidasCursoNúmero de vagas oferecidas, em cada turno de funcionamento, nos processos seletivos, constantes dos editais expedidos pela instituição.
VespertinoCursoCurso em que a maior parte da carga horária é oferecida entre 12h e 18h todos os dias da semana.
VestibularAlunoProcesso seletivo utilizado para ingresso no ensino superior brasileiro. Compreendem provas que cobrem as disciplinas cursadas no ensino médio, aplicadas em processo único ou seriado (programas de avaliação seriada).
Visão subnormal ou Baixa visãoAlunoDefinida pela acuidade visual entre 0,3 e 0,5 no melhor olho, com a melhor correção óptica; casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores. Presença de resíduos visuais que permitem a leitura de textos impressos ampliados ou com o uso de recursos ópticos.
Visão subnormal ou Baixa visãoDocenteDefinida pela acuidade visual entre 0,3 e 0,5 no melhor olho, com a melhor correção óptica; casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60º; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores. Presença de resíduos visuais que permitem a leitura de textos impressos ampliados ou com o uso de recursos ópticos.
VisitanteDocenteDocente que visa ao aprimoramento do sistema de ensino, pesquisa e extensão e tem por objetivo: apoiar a execução dos programas de pós-graduação stricto sensu; contribuir para o aprimoramento de programas de ensino pesquisa e extensão; contribuir para a execução de programas de capacitação docente; e viabilizar o intercambio científico.
 
plugins premium WordPress
Rolar para cima