Manual Sagres

Configuração, Importação e Validação dos Dados

Nesse momento o ciclo de do Censo está divido em Etapas no Sistema Censo do SAGRES, cada etapa corresponde a um conjunto de ações, que a Instituição deve realizar para que as  associações entre as informações cadastradas no SAGRES Acadêmico e as informações solicitadas pelo INEP sejam as mesmas.
 
  Atenção
 É importante que todas as informações sejam preenchidas cuidadosamente, principalmente os dados obrigatórios. 
  
Na 1ª Etapa temos a Configuração: 
  • INEP – Abre o processo na internet – http://censosuperior.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior – (1o. Período do Censo).
  • Instituição Define o ano de referência do Censo/Períodos Letivos no Módulo Censo do SAGRES Acadêmico. O usuário deverá informar quais são os períodos letivos que deverão ser considerados para o Ano do Censo que será trabalhado.
  • Instituição – Faz parametrização de semestres/anos no Módulo Censo do SAGRES Acadêmico, definindo quais os semestres correspondentes aos períodos letivos cadastrados no SAGRES Acadêmico. Essa parametrização é essencial para a exportação de alunos.
  • Instituição – Faz parametrização de periodicidade no Módulo Censo do SAGRES Acadêmico, definindo qual as periodicidades utilizadas pelo INEP correspondentes às cadastradas no SAGRES Acadêmico. Essa parametrização é importante para a rotina de exportação de cursos.
Na 2ª Etapa consiste em Importação dos Arquivos oriundos do INEP: 
  • Instituição – Realiza a importação do arquivo de alunos, a importação do arquivo de docentes e a importação do arquivo de cursos, relativos ao ano Censo do ano anterior. Os arquivos estão disponíveis através da internet, no site do INEP (http://censosuperior.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior). É gerado um relatório apresentando os alunos/docentes que estão no arquivo do INEP e não foram encontrados no Sagres Acadêmico. Este arquivo também será utilizado no final de todo o processamento do Censo para verificar a inconsistência dos dados gerados este ano, com relação aos do ano passado, pois todos os alunos do arquivo importado do INEP este ano, devem fazer parte de algum arquivo exportado neste censo para o INEP.
  • Instituição – Faz a parametrização dos cursos, no Módulo Censo do SAGRES Acadêmico, definindo os cursos que participarão do Censo, e demais informações que permitirão a geração do arquivo de cursos para o INEP. Esta etapa é dividida em quatro passos: identificação dos cursos do Censo, registro de dados adicionais, parametrização das vagas, e o relatório de validação.
  • Instituição – Faz a parametrização dos dados no Módulo Censo do Sagres Acadêmico: código da IES no INEP, docentes que serão exportados (docentes que exerceram alguma atividade na instituição no ano de referência), nacionalidades, estados, cidades, formas de ingressos e egressos, alunos que entraram na Instituição por reservas de vagas (regime de cotas no SAGRES Acadêmico), alunos que possuíam financiamentos reembolsáveis e não reembolsáveis no período do Censo, alunos que receberam algum tipo de ajuda ou apoio social no período do Censo, quais atividades curriculares do SAGRES Acadêmico correspondem a atividades complementares do INEP, quais atividades extracurriculares do SAGRES Acadêmico correspondem a atividades complementares do INEP, titulações e regimes de trabalho.
  • Instituição – Faz a validação dos dados utilizando o Módulo Censo. Esta rotina disponibiliza um relatório de acompanhamento das inconsistências. Nesta validação, além de verificar a validade de diversos campos selecionados pelo usuário, o sistema permite verificar a situação das avaliações curriculares dos alunos, e os alunos sem ocorrências encontradas.
  • Instituição –  As inconsistências apontadas nos relatórios do passo anterior, são corrigidas utilizando-se o Sagres Acadêmico. Depois das correções, o usuário já estará apto a gerar os arquivos para o INEP.

Após a preparação dos Dados e conferência é possível realizar a próxima parte do ciclo a Exportação dos Dados para o INEP.

plugins premium WordPress
Rolar para cima