Manual Sagres

Taurus- Auditoria

Uma das funções de uma  auditoria no sistema é monitorar quando e como o dado foi inserido, com o objetivo de prevenir e detectar problemas no cumprimento das regras de negócio.

O menu Auditoria do Sagres Taurus é responsável por exibir dados auditados pelos sistemas SAGRES, na tela está disponível, filtros para auxiliar no monitoramento e análise por parte do usuário.

O usuário ao clicar no menu,Auditoria será apresentada uma tabela com as informações: Aplicação, Tabela, Usuário,Data/Hora e Syntaxe(Ação).

Tabela Auditoria- Tela Principal- Clique para ampliar

A coluna da Aplicação refere-se ao sistema responsável pela tabela alterada, da mesma forma no caso da coluna Tabela os dados referem-se as tabelas do banco de dados em que ação foi executada. Já coluna Usuário apresenta qual foi o usuário que realizou a ação e na coluna Data/Hora em que momento a ação foi executada. E a Syntaxe mostra qual a ação( Insert- incluir, Update- editar,Delete -excluir) o usuário executou. 

 

Na figura abaixo é possível realizar a seguinte leitura:

O usuário trends no dia 05/06/2020 às 11:48 excluiu o currículo identificado pelo número 1000110475 da tabela crr_curriculo.

Tabela Auditoria- Tela Principal

Pesquisar

O sistema registra as informações na tabela divido nas respectivas colunas, portanto, há vários registros, e para identificar algum(s) em específico, a tela disponibiliza o recurso de filtro ou pesquisa.

Na caixa de Pesquisa o usuário pode digitar uma palavra-chave(a aplicação, tabela, usuário,data/hora ou ação) e o sistema realizará a busca dentro desses parâmetros.

Na figura abaixo, por exemplo, a busca foi realizada pela data/hora (05/06/2020) e o sistema retornou todos os registrados realizados com esse parâmetro.

Tabela resultado da Pesquisa -Clique para ampliar

Outro recurso para ajudar na pesquisa dos registros é “filtro” botão localizado nas colunas, através dele é possível limitar mais o escopo da busca. Ao clicar no ícone de um funil, uma caixa será exibida, alguns itens a serem preenchidos, e após a combinação deles o usuário deve clicar no botão OK. Veja em maiores detalhes na figura abaixo.

Clique na figura para ampliar

No rodapé da tela é possível encontrar o recurso de paginação, ele agrupa em páginas todos os registros realizados. Sendo assim é possível percorrer página a página para verificar os registros.

Paginação Auditoria - Clique para ampliar

Atualizar e Exportar

O botão Atualizar tem por objetivo realizar a operação de atualizar a tela para que a cada novo registro das operações auditadas pelo sistema possa ser exibidos ao usuário.

Outro recurso é o botão Exportar, com ele é possível gerar arquivos em outros formatos com as tabelas do sistema.

plugins premium WordPress
Rolar para cima