Gerenciamento do Portal - Gerenciamento de Mensagens
O gerenciamento de Mensagens do Portal é uma funcionalidade do SAGRES Portal que permite que a instituição programe o envio de mensagens para seus usuários, sejam estes estudantes ou funcionários. Através dela torna-se possível, por exemplo, manter o usuário sempre bem informado sobre os acontecimentos e eventos da instituição. Este menu está disponível através do Gerenciamento do Portal > Menu > Administração > Gerenciamento de Mensagens.
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As mensagens são enviadas automaticamente pelos sistemas da instituição quando uma situação pré-determinada ocorre, e são classificadas por tipo, de modo que o usuário possa decidir quais tipos de mensagens ele deseja receber e onde ele quer recebê-las, seja via e-mail, celular-mail ou bip-mail.
Os sistemas que fazem parte da solução SAGRES já trazem esta funcionalidade embutida em seu código, de modo que todas as mensagens e tipos de mensagens necessárias são automaticamente cadastradas no momento da instalação dos módulos.
Nota
Além de programar as mensagens, o SAGRES Portal oferece ainda a possibilidade de envio de mensagem no momento em que a mensagem é cadastrada. Tal função está disponível através do menu Enviar Mensagem.
Ao acessar o menu de Gerenciamento de Mensagens, o sistema abre a interface para consulta e cadastro de mensagens, como ilustra a imagem abaixo.
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No canto superior esquerdo, é exibida a quantidade total de mensagens cadastradas. Á direita o campo Mostrar permite ao Usuário definir a quantidade de mensagens que deseja exibir na interface (Todas, 10, 20, 30 40 ou 50).
A lista de Mensagens consta das informações:
- Tipo de Mensagem – Tipo da mensagem cadastrada;
- Código – Código de identificação da mensagem. É através da informação deste código, que os sistemas solicitam ao Portal o envio da mensagem a um determinado usuário;
- Descrição – Título descritivo da mensagem;
- Editar – Opção que redirecionará o usuário à pagina de edição da mensagem;
- Status – Exibe ícone relacionado ao status das mensagens (ativada/desativada). É possível inverter o status atual das mensagens através dessa interface selecionando o ícone
. Será exibida uma mensagem de confirmação como a imagem a seguir.
É possível navegar entre as páginas de mensagens através dos botões de navegação na parte inferior da página.
Cadastrar ou Editar Mensagem
Ao acionar o botão ou Editar, será aberta a interface com detalhes da mensagem:
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É necessário preencher todos os campos da mensagem:
- Código – Código de identificação da mensagem. É através da informação deste código, que os sistemas solicitam ao Portal o envio da mensagem a um determinado usuário.
- Descrição – Nome da mensagem – objetivo a que a mensagem se destina
- Destinatários – Usuários para quem a mensagem será enviada
- Tipo da Mensagem – Lista para seleção do tipo de mensagem que se deseja cadastrar (Portal do Aluno, Portal do Professo, Portal do Secretário, Módulo Campanha, etc);
- Formas de contatar os destinatários:
- E-mail – Selecionar(marcar) o botão Enviar Email para enviar mensagem por e-mail;
- SMS – Selecione(marcar) o botão Enviar SMS para enviar mensagem por SMS;
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Após a finalização de todas as configurações, acione o botão Salvar para efetivar o cadastro da mensagem.
O Código da mensagem não pode ter espaços.
FORMATAÇÃO DO E-MAIL
Ao acionar o botão do menu Enviar Email, será exibida a área para formatação do e-mail.
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Para formatar a mensagem de email enviada, é necessário preencher os campos:
- Papel de Parede– Selecione o papel de parede do e-mail . O papel de parede deve ter sido cadastrado pela base de dados;
- Assunto do e-mail – informe o assunto do e-mail;
- Texto do E-mail – Escreva o texto do e-mail usando as mesmas ferramentas de editores de textos como o Word;
- Argumentos – Trata-se de um elemento que funciona como base para informações que serão incluídas automaticamente pelo sistema de acordo com os parâmetros escolhidos. O argumento “Nome do usuário”, por exemplo, no momento do envio será substituído automaticamente pelo nome de usuário do destinatário da mensagem, evitando, assim, a necessidade de envio individual de mensagens. Para incluir um argumento na mensagem, selecione no texto do e-mail o local onde ele deverá ser aplicado e em seguida clique sobre o argumento desejado. Ele será, então, inserido no texto.
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Argumento padrões do sistema
- Nome da instituição que será enviada por e-mail
- Nome do usuário
- Primeiro nome do usuário
- URL para o Portal Sagres da instituição
Argumentos da Mensagem
Acione o botão localizado no canto superior direito da interface de Gerenciamento de Mensagens para incluir um argumento particular à Mensagem. Surgirá uma janela para cadastro de argumento.
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Informe os dados do argumento da Mensagem:
- Código – Código de identificação do argumento. Deve ser um alfanumérico sem espaço;
- Descrição do argumento – Título descritivo do objetivo da mensagem;
- Sequencia SQL – Consulta SQL para retornar dados de usuários destinatários;
- Descrição do formato – lista de formatos da informação retornada na consulta SQL
Acione o botão para cadastrar o argumento.
Nota
Possíveis mensagens de erro no cadastro de argumentos:
- O código da mensagem não pode ter espaços
- Informe o Script SQL para cadastro do Argumento
- Este argumento já se encontra cadastrado para esta mensagem
Excluir Argumentos da Mensagem
Clique no X no final do botão do argumento. Será aberta janela para confirmação da exclusão. Acione o botão Remover para finalizar a operação.
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FORMATAÇÃO DO SMS
Ao clicar no menu Enviar SMS, a interface será expandida com área para formatação da mensagem. Será exibido um campo para digitação da mensagem com limite de 160 caracteres, como mostra a imagem abaixo.
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Nota
Para utilizar o serviço de envio de SMS a Instituição deve contratar uma empresa que provê o serviço de envio de SMS onde o Portal SAGRES será integrado. O Usuário deve verificar com a TecnoTrends, qual serviço é integrado ao Portal Sagres atualmente.
Selecionar o formato Padrão da Mensagem
Ao formatar o E-mail e/ou SMS, informe a forma de envio padrão de mensagem, clicando no botão ou
no final da respectiva interface de formatação, canto inferior direito.