Manual Sagres

Sagres Ouvidoria

Versão 3.00.001.000

Sagres Ouvidoria

Versão 3.2.000.000

shutterstock_576173755
damian-zaleski-3d-icon-support_4x

Apresentação

O SAGRES Ouvidoria é o módulo da solução SAGRES que visa atender às necessidades de registro, análise e acompanhamento de manifestações registradas pelo público e que serão tratadas pelo(s) setor(es) de Ouvidoria da Instituição.

As Ouvidorias institucionais funcionam como uma central de relacionamento virtual com o cliente da Instituição, sendo estas as responsáveis pelo recebimento e atendimento das manifestações registradas pelo público. Essas centrais são divididas em duas categorias: Ouvidoria Central e Ouvidoria Local, e possuem funções específicas no processamento das manifestações.

As Ouvidorias Centrais são as receptoras imediatas das manifestações, e os ouvidores destas são responsáveis pela atribuição e, quando for o caso, direcionamento das manifestações para a Ouvidoria Local correspondente. Já as Ouvidorias Locais são as responsáveis pelo acompanhamento, atendimento e encerramento das manifestações recebidas.

Fluxo de Tramitação de Manifestação

Todas as manifestações registradas na plataforma devem ser analisadas e respondidas, sendo atribuição do usuário com perfil de Gestor da Ouvidoria Central efetuar o gerenciamento preliminar das manifestações abertas ou reabertas, para garantir que o fluxo de atendimento destas aconteça da maneira devida.

O Manifestante poderá consultar o andamento do processo a qualquer momento através do Número de Protocolo emitido pelo sistema no ato do cadastro da manifestação. Em casos de insatisfação, contestações poderão ser realizadas durante o processo.

Fluxo de Tramitação de Manifestação

As manifestações registradas pelo público podem ser agrupadas em 5 diferentes categorias:

Tipos de Manifestação
  • Denúncia – Registros de irregularidades praticadas por membros e/ou funcionários da Instituição;
  • Reclamação – Registros de insatisfações em relação aos serviços ou estruturas oferecidos pela Instituição;
  • Solicitação – Requerimento relacionado às necessidades de insumos, equipamentos, materiais ou estruturas voltadas ao pleno funcionamento da unidade, ou satisfação dos usuários dos serviços;
  • Sugestão – Permite que o público em geral proponha soluções ou melhorias acerca dos serviços ou estruturas;
  • Elogio – Registro de satisfação do público em geral a respeito dos serviços prestados pela Instituição;
Cada Tipo de Manifestação terá um grupo de Assuntos relacionados que serão utilizados pelos manifestantes do momento do cadastro. O tempo para resposta, bem como outras definições específicas como possibilidade de anonimato do manifestante e obrigatoriedade de anexo de documentos, serão estabelecidos individualmente, ou seja, para cada tipo de manifestação. Essas definições podem ser realizadas através do menu Tipos de Manifestação.

Integração com o SAGRES Colégio

Uma das características do SAGRES Ouvidoria é permitir a integração com a base de dados do Registro que compõe os sistemas SAGRES. Desta forma, o administrador poderá utilizar o cadastro de pessoas já existentes nos registros para torná-las usuários manifestantes no sistema. 

Será possível que cidadãos sem cadastro prévio no SAGRES Registro acessem também o sistema. Nestas situações, o cidadão deverá fornecer seus dados pessoais ou, se desejar, manter a sua denúncia anônima.

​Acessando ​o Sistema ​

Para acesso ao sistema o usuário deverá na página principal, apresentada deverá informar o seu usuário e senha de acesso, conforme imagem abaixo.
Interface de Acesso ao Sistema

Após informar seus dados e clicar em ENTRAR, a autenticação sendo bem sucedida, o usuário será redirecionado para a área de trabalho padrão do sistema, exibindo todas as funções que o usuário possui direito de acesso.

Perfis de Usuários no Sagres Ouvidoria

plugins premium WordPress
Rolar para cima